Arquivos TXT
Qual procedimento para envio de dados da universalização
As concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC devem fornecer mensalmente à Anatel as informações relativas à universalização do serviço. Este manual apresenta as especificações que devem ser adotadas pelas concessionárias para a composição e formatação dos arquivos destinados ao Sistema de Gestão das Metas de Universalização – SGMU.
Uma vez que as informações requeridas estejam corretamente dispostas em arquivos, conforme especificações a seguir, os mesmos devem ser enviados para a Anatel, através do módulo de Upload do SGMU. O prazo para envio dos dados é até o dia 10 do mês seguinte à apuração.
Quais as características gerais dos arquivos
A prestação mensal de informações da universalização é feita através do envio de arquivos com as seguintes características gerais:
- Formato de arquivo texto (extensão “.txt”);
- Campos de registros separados pelo sinal de ponto e virgula (;)
- Utilização do conjunto de caracteres ISO-8859-1, em letras maiúsculas, sem acentuação;
- Registros das linhas dos arquivos com aplicação do “terminador de linha (EOL)”:<CR><LF>(0Dh,0Ah)
Quais arquivos de dados devem ser enviados
A prestação mensal de informações é feita através do envio para o SGMU de seis (06) arquivos de dados, identificados conforme descrição a seguir:
a) LOC_SSETOR_ANO-MÊS.txt
Informações relacionadas aos aspectos de infra-estrutura do STFC em cada uma das localidades.
b) TUP_TRAF_SSETOR_ANO-MÊS.txt
Informações características de cada um dos Telefones de Uso Público – TUP da localidade.
c) SOL_SSETOR_ANO-MÊS.txt
Informações específicas sobre cada solicitação de instalação de acessos na localidade.
Considerar que:
SETOR = número identificador do setor da concessionária com 3 dígitos
ANO = ano do período informado com 2 dígitos
MÊS = mês do período informado com 2 dígitos
Exemplo: arquivo de dados da Telemar – RJ (setor 1), referente ao mês de junho de 2005. LOC_S001_05-06.txt
Observação.: A Embratel está dispensada do envio do arquivo de Solicitações.
Quais as informações que deve conter o cabeçalho dos arquivos
Ordem |
Descrição do Campo |
Observações |
1 |
Número da linha do arquivo |
Como se trata do registro do cabeçalho, este campo deve sempre assumir o valor “0” (zero) |
2 |
Tipo do arquivo |
LOC, TUP_TRAF, SOL |
3 |
Mês de referência da informação |
Dois dígitos (99): de 01 a 12
Atenção: este campo refere-se ao mês de referência dos dados e não ao mês da gravação do arquivo
|
4 |
Ano da informação |
Quatro dígitos (9999)
Atenção: este campo refere-se ao ano de referência da informação e não ao ano da gravação do arquivo
|
5 |
Código identificador do setor de outorga |
Três dígitos (999): Número do setor de outorga da concessionária |
6 |
CNPJ da concessionária |
99.999.999/9999-99 |
7 |
Nome da concessionária |
Nome por extenso e sigla |
8 |
Número do Fistel |
Número do Fistel associado à outorga |
9 |
Data da gravação do arquivo |
Utilizar a seguinte mascara - DD/MM/AAAA |
Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Telefone de Uso Público (TUP_TRAF)
Ordem |
Descrição do Campo |
Observações |
1 |
Número da linha do arquivo |
1...N |
2 |
Número do telefone público (TUP) |
99999999
Atenção: Utilizar apenas a quantidade de caracteres necessária para fornecer a informação (isto é, não é necessário utilizar “zeros à esquerda”)
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)
|
3 |
Código Nacional - CN (Código DDD) |
99 |
4 |
Código CNL (identificador de localidade) |
99999 |
5 |
Data de ativação do TUP |
dd/mm/aaaa – ex: 15/01/2006 |
6 |
Logradouro |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
7 |
Número |
Quantidade máxima de caracteres: 10 |
8 |
Bairro |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
9 |
Complemento |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
10 |
CEP |
8 caracteres |
11 |
Latitude |
GGDMMSSCC
GG = Grau (0 até 89);
D = Representa os Paralelos: N - Norte e S - Sul;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
Obs: Utilizar o padrão WGS84.
|
12 |
Longitude |
GGDMMSSCC
GG = Grau (0 até 79);
D = Representa o Meridiano: W - Oeste e L - Leste ;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
Obs: Utilizar o padrão WGS84.
|
13 |
LDN ? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
14 |
LDI ? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
15 |
24 Horas ? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
16 |
Adaptado para deficientes que utilizam cadeira de rodas ? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
17 |
Adaptado para deficientes auditivos e da fala ? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
18 |
Permite a identificação visual pelo usuário da capacidade de originar e receber chamadas locais, LDN e LDI ? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
20 |
Existem informações relativas a códigos de serviços públicos de emergência, bem como dos CSP’s válidos na respectiva Área Local ? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
21 |
Identificação do tipo de instituição atendida pelo TUP. |
1 – Estabelecimento de ensino regular;
2 – Instituição de saúde;
3 – Estabelecimento de segurança pública;
4 – Bibliotecas Públicas;
5 – Museus Públicos;
6 – Órgãos do Poder Judiciário;
7 – Órgãos do Ministério Público;
8 – Órgãos de Defesa do Consumidor;
9 – Outros
Obs1: Identifique o campo pelo número.
|
22 |
Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações locais (discagem direta) |
99999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).
|
23 |
Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDN (discagem direta) |
99999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).
|
24 |
Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDI (discagem direta) |
99999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).
|
25 |
Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações locais (discagem a cobrar) |
99999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).
|
26 |
Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDN (discagem a cobrar) |
99999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).
|
27 |
Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDI (discagem a cobrar) |
99999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).
|
28 |
Número de chamadas destinadas aos Serviços de Emergência |
9 99999999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).
|
Exemplo de Arquivo de Telefone de Uso Público (TUP_TRAF)
0;TUP_TRAF;01;2007;001;33.000.118/0001-79;TELEMAR NORTE LESTE SA;50001358901;09/02/2007
1;36100122;16;11529;22/12/1999;AV JERONIMO ;00640;CENTRO ;RODOVIARIA ;14010040;21S102469 ;47W484910 ;1;1;1;0;0;1;1;31;4162;6765;17;157;249;0;4
2;36100125;16;11529;08/06/1995;AV JERONIMO ;00640;CENTRO ;RODOVIARIA ;14010040;21S102469 ;47W484910 ;1;1;1;0;0;1;1;31;4123;7241;38;136;281;0;7
Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Localidade (LOC)
Ordem |
Descrição do Campo |
Observações |
1 |
Número da linha do arquivo |
1...N |
2 |
Código CNL (identificador de localidade) |
99999 |
3 |
Tipo de Localidade |
1 – Aldeia Indígena;
2 – Arquipélago;
3 – Sede do Município;
4 – Projeto de Assentamento;
5 – Região Remota;
6 – Zona de Fronteira;
7 – Outros.
Obs: Identifique o campo pelo número.
|
4 |
Código Nacional (Código DDD) |
99 |
5 |
Latitude |
GGDMMSSCC
GG = Grau (0 até 89);
D = Representa os Paralelos: N - Norte e S - Sul;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
Obs: Utilizar o padrão WGS84.
|
6 |
Longitude |
GGDMMSSCC
GG = Grau (0 até 79);
D = Representa o Meridiano: W - Oeste e L - Leste ;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
Obs: Utilizar o padrão WGS84. |
7 |
Data de atendimento da localidade |
mm/aaaa
Obs1: Para as localidades atendidas antes da privatização, informar 12/1997.
Obs2: Para as localidades atendidas após a privatização e antes de 31/12/2005, informar 12/2001 e/ou 12/2003, dependendo da disponibilidade da informação.
Obs3: Para as localidades atendidas após 31/12/2005, informar o mês a ano do atendimento.
|
8 |
População atendida |
99999999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)
|
9 |
Existe disponibilidade para atendimento com acessos individuais? |
0 – não há disponibilidade de atendimento com acessos individuais - FATB;
1 – sim, existe disponibilidade de atendimento com acessos individuais - ATB;
(representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
|
10 |
Quantidade de acessos fixos instalados |
99999999
Obs1: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)
Obs2: inclusive os AICEs.
|
11 |
Quantidade de acessos fixos em serviço |
99999999
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)
Obs1: inclusive os AICEs.
|
12 |
Quantidade de acessos fixos individuais em serviço |
99999999
Obs1: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)
Obs2: Este campo deve ser preenchido com o valor exato de acessos individuais em serviço da localidade.
Obs3: inclusive os AICEs.
|
13 |
Quantidade de acessos individuais classe especial (AICE) em serviço. |
99999999
Obs1: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)
Obs2: Este campo deve ser preenchido com o valor exato de AICEs em serviço da localidade.
|
14 |
Localidade possui central ? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
15 |
Disponibilidade de acesso a telefones de uso público em distâncias inferiores a 300 metros? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
16 |
Disponibilidade de acesso ao STFC via centro de intermediação para deficientes auditivos e da fala-142? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
17 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas à Secretaria dos Direitos Humanos–100? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
18 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas aos Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul–128? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
19 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher-180? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
20 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas ao Disque Denúncia–181? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
21 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas à Polícia Militar-190? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
22 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas à Polícia Rodoviária Federal –191? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
23 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas ao Serviço Público de Remoção de Doentes (Ambulância) –192? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
24 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas ao Corpo de Bombeiros–193? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
25 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas à Polícia Federal-194? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
26 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas a Polícia Civil-197? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
27 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas a Polícia Rodoviária Estadual –198? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
28 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas a Defesa Civil-199? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
29 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas ao Serviço de informação de Código de Acesso de Assinante-102? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
30 |
Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas aos Serviços ofertados pelas prestadoras de telecomunicações de interesse coletivo-103? |
0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente). |
Exemplo de Arquivo de Localidade (LOC)
0;LOC;01;2007;001;33.000.118/0001-79;TELEMAR NORTE LESTE SA;50001358901;09/02/2007
1;21006;1;22;05S183700;43W483700;12/2001;3104;1;0;0;0;0;0;1;1;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;1;1
2;21007;1;24;05S183700;43W483700;12/2001;735;1;0;0;0;0;0;1;1;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;1;1
Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Solicitação de Acesso (SOL)
Ordem |
Descrição do Campo |
Observações |
1 |
Número da linha do arquivo |
1...N |
2 |
Código CNL (identificador de localidade) |
99999 |
3 |
Classificação do titular do terminal |
Utilizar um caractere do domínio abaixo:
01 – Órgãos de Defesa do Consumidor;
02 – Órgãos do Ministério Público;
03 – Instituição de saúde;
04 – Pessoa com deficiência;
05 – Estabelecimento de ensino regular;
06 – Estabelecimento de segurança pública;
07 – Museus Públicos;
08 – Bibliotecas Públicas;
09 – Órgãos do Poder Judiciário;
10- Residencial (inclusive AICE), não residencial ou tronco;
Obs: Identifique o campo pelo número.
|
4 |
Número do protocolo informado ao usuário para a identificação da solicitação, ou seja, número do protocolo informado ao usuário para a identificação da solicitação. |
Até 32 caracteres alfanuméricos.
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).
|
5 |
Data de abertura da solicitação |
dd/mm/aaaa |
6 |
Data de fechamento da solicitação |
dd/mm/aaaa
Obs: Se a solicitação não houver sido atendida, ou seja, se o valor do campo 8 for igual a 2, este campo deve ficar vazio.
|
7 |
Motivo do não atendimento da solicitação (se aplicável) |
01 - FATB – Depende de projeto e orçamento;
02 - FATB – Necessita pagamento de rateio;
03 - FATB – Cliente não pagou orçamento;
04 - Pendência devido a embargo de obra;
05 - Inconsistência de dados de logradouro;
06 - Casa fechada;
07 - Aguardar aviso do cliente;
08 - Cliente não localizado;
09 - Acesso proibido;
10 - Imóvel em construção/reforma;
11 - Não há facilidade de rede interna;
12 - Tubulação fora do padrão;
13 - Cliente com CPF/CNPJ irregular/inconsistente;
14 - Falta documentação do cliente;
15 - Aguardando análise cadastral;
16 - Corrigir endereço/categorização/conta;
17 - Cancelar a pedido do cliente;
18 - Responsável ausente;
19 - Pendência da Prestadora.
20 - Solicitação em duplicidade;
21 - FATB - Isento de orçamento (resolução 373 – 500 metros da ATB ou com sinal de WLL);
22 – Impossibilidade técnica de plano alternativo.
23 - Ainda dentro do prazo, porém não foi fechada no mês de referência. (para os casos em que a solicitação foi feita no final do mês e ainda não foi atendia até a data de geração deste arquivo)
Obs1: Identifique o campo pelo número.
Obs2: Informação obrigatória no caso de preenchimento do campo 8 com a opção 1, 2 ou 4; ou se o campo 6 ficar vazio.
Pode vir vazio.
|
8 |
Situação da Solicitação |
1 – Canceladas pela Prestadora;
2 – Solicitações em aberto;
3 – Atendida;
4 – Atendida fora do prazo;
Obs: Identifique o campo pelo número.
|
9 |
Nome do titular do terminal |
Permite até 150 caracteres alfanuméricos |
10 |
CPF ou CNPJ do titular do terminal |
Permite até 14 caracteres alfanuméricos
Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)
|
11 |
Código Nacional – CN (Código DDD) do telefone de contato do solicitante , se houver |
99 |
12 |
Telefone de contato do solicitante, se houver |
99999999
Atenção: Utilizar apenas a quantidade de caracteres necessária para fornecer a informação (isto é, não é necessário utilizar “zeros à esquerda”). Pode vir vazio
|
13 |
Logradouro (da instalação do terminal) |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
14 |
Número (da instalação do terminal) |
Quantidade máxima de caracteres: 10 |
15 |
Bairro (da instalação do terminal) |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
16 |
CEP (da instalação do terminal) |
99999999
Obs1: Caso não exista CEP para o local, informar o CEP do município.
Obs2: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)
|
17 |
Complemento (da instalação do terminal) |
Quantidade máxima de caracteres: 150
|
18 |
Terminal solicitado |
1 - Acesso Individual;
2 - Terminal de Uso Público - TUP;
3 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes que utilizam cadeira de rodas;
4 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes auditivos e da fala;
5 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes visuais;
6 - Acesso Individual Classe Especial - AICE;
7 - Acesso individual FATB
Obs: Identifique o campo pelo número.
|
19 |
Data da suspensão da solicitação por pendência do usuário (se aplicável) |
dd/mm/aaaa
Este campo pode vir vazio
|
20 |
Data de reabertura da solicitação por pendência do usuário (se aplicável) |
dd/mm/aaaa
Este campo pode vir vazio
|
21 |
ANUF (Código DDD) do terminal instalado |
999
Este campo pode vir vazio
|
22 |
Número do terminal instalado |
99999999
Atenção: Utilizar apenas a quantidade de caracteres necessária para fornecer a informação (isto é, não é necessário utilizar “zeros à esquerda”)
Este campo pode vir vazio
|
Exemplo de Arquivo de Solicitação (SOL)
0;SOL;06;2004;001;33.000.118/0001-79;TELEMAR NORTE LESTE SA;50001358901;09/07/2003
1;21206;1;00000243765336;2007-01-20 00:00:00.000;2007-01-31 00:00:00.000;5;2;MARIA DE OLIVEIRA COUTINHO; ;21;024 33720038;RUA JASMIM;00000;PANTANAL;21000000;0;1;;;21;99999999
2;21206;1;00002436947857;2006-12-28 00:00:00.000;2007-01-02 00:00:00.000;5;3;HERALDO DE SOUZA ARNALDO; ;21;024 33715913;RUA TANCREDO NEVES;00016;PARQUE MANGUEIRA;21000000;0;1;;;21;99999999
Rotinas de Validação efetuadas pelo Carregador não disponíveis no Validador de dados
As rotinas de validação que são realizadas pelo nosso Carregador e que não foram implementadas no Validador são as seguintes:
 Validações do Arquivo de Localidade (LOC)
Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo existe em nossa base de dados. No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
msg de erro: " CodigoCNL não existe em nossa base de dados"
Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"
Rotina que verifica se o Código CNL informado já foi cadastrado no banco de dados por outra prestadora.
msg de erro: "CodigoCNL Duplicado.O CodigoCNL [XXXXX] já foi cadastrado no banco e corresponde ao setor [XXX]"
Rotina que verifica se o Código CNL foi informado com duplicidade no mesmo arquivo. Essa rotina de validação é nova e estará disponível no validador para as próximas validações.
msg de erro: "O CodigoCNL [XXXXX] já foi informado neste arquivo"
 Validações do Arquivo de Telefone de Uso Público (TUP)
Os arquivos de TUP somente são validados após a carga no banco de dados dos arquivos de localidade correspondente.
Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo de TUP existe em nossa base de dados, na tabela que contém os dados do arquivo de localidade armazenados.
msg de erro: " Não foi informada a localidade correspondente a este tup no arquivo de localidade."
No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"
 Validações do Arquivo de Solicitação de Acesso (SOL)
Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo existe em nossa base de dados. No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
msg de erro: " CodigoCNL não existe em nossa base de dados"
Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"
Arquivos XML
Qual procedimento para envio de dados da universalização
As concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC devem fornecer mensalmente à Anatel as informações relativas à universalização do serviço. Este manual apresenta as especificações que devem ser adotadas pelas concessionárias para a composição e formatação dos arquivos destinados ao Sistema de Gestão das Metas de Universalização – SGMU.
Uma vez que as informações requeridas estejam corretamente dispostas em arquivos, conforme especificações a seguir, os mesmos devem ser enviados para a Anatel, através do módulo de Upload do SGMU. O prazo para envio dos dados é até o dia 10 do mês seguinte à apuração.
Quais as características gerais dos arquivos
A prestação mensal de informações da universalização é feita através do envio de arquivos com as seguintes características gerais:
- Formato de arquivo XML (extensão “.xml”);
- Campos de registros separados por tags/atributos
- Utilização do conjunto de caracteres UTF-8
Quais arquivos de dados devem ser enviados
A prestação mensal de informações é feita através do envio para o SGMU de quatro (04) arquivos de dados, identificados conforme descrição a seguir:
a) LOC_SSETOR_ANO-MÊS.xml
Informações relacionadas aos aspectos de infra-estrutura do STFC em cada uma das localidades.
b) TUPTRAF_SSETOR_ANO-MÊS.xml
Informações características de cada um dos Telefones de Uso Público – TUP da localidade.
c) SOL_SSETOR_ANO-MÊS.xml
Informações específicas sobre cada solicitação de instalação de acessos na localidade.
d) TUPSTATUS_SSETOR_ANO-MÊS.xml
Informações específicas sobre os status de cada um dos Telefones de Uso Público - TUP.
Considerar que:
SETOR = número identificador do setor da concessionária com 3 dígitos
ANO = ano do período informado com 4 dígitos
MÊS = mês do período informado com 2 dígitos
Exemplo: arquivo de dados da Telemar – RJ (setor 1), referente ao mês de janeiro de 2013. LOC_S01_2013-01.xml
Observação.: A Embratel está dispensada do envio do arquivo de Solicitações.
Estrutura dos arquivos
Versão do XML
Todos os arquivos devem vir preenchidos com a seguinte linha de código especificando a versão do XML e o padrão de codificação. Segue exemplo:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
Elemento raiz
No elemento raiz do arquivo é indicado o nome do arquivo. Segue exemplo:
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xsi:noNamespaceSchemaLocation="XSD_<Nome do Arquivo>.xsd">
Cabeçalho
</root>
Sendo que <Nome do Arquivo> deverá ser substituído por:
dependendo do tipo de arquivo informado.
Cabeçalho
O cabeçalho não é preenchido para os arquivos do SGMU sendo somente indicado no documento XML. Segue exemplo:
<cabecalho>
Conteúdo
</cabecalho>
Conteúdo
Os campos dos itens são específicos para cada tipo de arquivo, mas a estrutura é igual para todos. Segue exemplo:
<itens campo1=” ” campo2=” ” campo3=” ” .... campoN=” ”/>
<itens campo1=” ” campo2=” ” campo3=” ” .... campoN=” ”/>
<itens campo1=” ” campo2=” ” campo3=” ” .... campoN=” ”/>
.
.
.
<itens campo1=” ” campo2=” ” campo3=” ” .... campoN=” ”/>
Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Localidade (LOC)
Ordem |
Descrição do Campo |
Domínio/Máscara |
Tipo do Campo |
Obrigatoriedade |
Observações |
1. |
Código CNL |
999999 |
Numérico (6) |
Sim |
Código de atendimento (identificador de localidade ou local). Enquanto não houver localidade com CNL maior que 99.999, poderá ser informado com 5 dígitos. |
2. |
Tipo de Atendimento |
1 – Aldeia Indígena;
2 – Arquipélago;
3 – Sede do Município;
4 – Projeto de Assentamento;
8 – Localidade Urbana não Sede de Município;
9 – Localidade Rural;
10 – Local (Escolas Rurais, Postos da PRF, etc.).
|
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
- |
3. |
Tipo de Recurso |
0 – PMU;
1 – PGMU.
|
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
- |
4. |
Código Nacional (Código DDD) |
99 |
Numérico (2) |
Sim |
- |
5. |
Latitude |
GGDMMSSCC
GG = Grau (0 até 89);
D = Representa os Paralelos: N - Norte e S - Sul;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
|
Alfanumérico (9) |
Sim |
Utilizar o padrão WGS84. As coordenadas do TUP devem estar dentro dos limites do município. |
6. |
Longitude |
GGDMMSSCC
GG = Grau (0 até 79);
D = Representa o Meridiano: W - Oeste e L - Leste ;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
|
Alfanumérico (9) |
Sim |
Utilizar o padrão WGS84. As coordenadas do TUP devem estar dentro dos limites do município. |
7. |
Data de atendimento coletivo |
mm/aaaa |
Alfanumérico (7) |
Não |
1 – Para as localidades atendidas antes da privatização, informar 12/1997.
2 – Para as localidades atendidas após a privatização e antes de 31/12/2005, informar 12/2001 e/ou 12/2003, dependendo da disponibilidade da informação.
3 – Para as localidades atendidas após 31/12/2005, informar o mês a ano do atendimento.
|
8. |
Data de atendimento individual |
mm/aaaa |
Alfanumérico (7) |
Não |
1 – Para as localidades atendidas antes da privatização, informar 12/1997.
2 – Para as localidades atendidas após a privatização e antes de 31/12/2005, informar 12/2001 e/ou 12/2003, dependendo da disponibilidade da informação.
3 – Para as localidades atendidas após 31/12/2005, informar o mês a ano do atendimento
|
9. |
População atendida |
99999999 |
Numérico (8) |
Sim |
- |
10. |
Existe disponibilidade para atendimento com acessos individuais? |
0 – não há disponibilidade de atendimento com acessos individuais - FATB;
1 – sim, existe disponibilidade de atendimento com acessos individuais - ATB;
|
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
11. |
Quantidade de acessos fixos em serviço |
99999999 |
Numérico (8) |
Sim |
Informar inclusive os AICEs. |
12. |
Quantidade de acessos fixos em serviço - FATB |
99999999 |
Numérico (8) |
Não |
Informar inclusive os AICEs. |
13. |
Quantidade de acessos fixos individuais em serviço |
99999999 |
Numérico (8) |
Sim |
Informar inclusive os AICEs. |
14. |
Quantidade de acessos fixos individuais residenciais em serviço |
99999999 |
Numérico (8) |
Sim |
Informar inclusive os AICEs. |
15. |
Quantidade de acessos individuais classe especial (AICE) em serviço. |
99999999 |
Numérico (8) |
Sim |
Este campo deve ser preenchido com o valor exato de AICEs em serviço da localidade. |
16. |
Localidade possui central? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
17. |
Disponibilidade de acesso a telefones de uso público em distâncias inferiores a 300 metros? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
18. |
Disponibilidade de acesso ao STFC via centro de intermediação para deficientes auditivos e da fala - 142? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
19. |
Disponibilidade de utilização gratuita para os serviços de emergência disponíveis na localidade? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
Exemplo de Arquivo de Localidade (LOC)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xsi:noNamespaceSchemaLocation="XSD_LOC.xsd">
<cabecalho>
<itens CodigoCNL="123456" TipoDeAtendimento="3" TipoDeRecurso="1" CodigoNacionalDDD="67" Latitude="19S403800" Longitude="51W112700" DataDeAtendimentoColetiva="" DataDeAtendimentoIndividual="12/2001" PopulacaoAtendida="33606" DisponibilidadeAcessoIndividual="1" QuantidadeAcessosFixosEmServico="6191" QuantidadeAcessosFixosEmServicoFATB="" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisEmServico="5914" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisResidencialEmServico="4174" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisClasseEspecial="0" LocalidadePossuiCentral="1" DisponibilidadeAcessoFonePublicoInferior300m="1" DisponibilidadeAcessoSTFC142="1" DisponibilidadeUtilizacaoGratuita="1" />
<itens CodigoCNL="12345" TipoDeAtendimento="5" TipoDeRecurso="1" CodigoNacionalDDD="67" Latitude="19S331100" Longitude="51W251800" DataDeAtendimentoColetiva="" DataDeAtendimentoIndividual="12/1997" PopulacaoAtendida="90" DisponibilidadeAcessoIndividual="0" QuantidadeAcessosFixosEmServico="1" QuantidadeAcessosFixosEmServicoFATB="" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisEmServico="0" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisResidencialEmServico="0" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisClasseEspecial="0" LocalidadePossuiCentral="0" DisponibilidadeAcessoFonePublicoInferior300m="1" DisponibilidadeAcessoSTFC142="1" DisponibilidadeUtilizacaoGratuita="1" />
</cabecalho>
</root>
Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Telefone de Uso Público (TUPTRAF)
Ordem |
Descrição do Campo |
Domínio/Máscara |
Tipo do Campo |
Obrigatoriedade |
Observações |
1. |
Número do telefone público (TUP) |
99999999 |
Numérico (8) |
Sim |
- |
2. |
Código Nacional - CN (Código DDD) |
99 |
Numérico (2) |
Sim |
- |
3. |
Código CNL |
999999 |
Numérico (6) |
Sim |
Código de atendimento (identificador de localidade ou local). Enquanto não houver localidade com CNL maior que 99.999, poderá ser informado com 5 dígitos. |
4. |
Data de ativação do TUP |
dd/mm/aaaa |
Alfanumérico (10) |
Sim |
- |
5. |
Logradouro |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
Alfanumérico (150) |
Não |
- |
6. |
Número |
Quantidade máxima de caracteres: 10 |
Numérico (10) |
Não |
- |
7. |
Bairro |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
Alfanumérico (150) |
Não |
- |
8. |
Complemento |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
Alfanumérico (150) |
Não |
- |
9. |
CEP |
99999999 |
Numérico (8) |
Não |
- |
10. |
Latitude |
GGDMMSSCC
GG = Grau (0 até 89);
D = Representa os Paralelos: N - Norte e S - Sul;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
|
Alfanumérico (9) |
Sim |
Utilizar o padrão WGS84. As coordenadas do TUP devem estar dentro dos limites do município. |
11. |
Longitude |
GGDMMSSCC
GG = Grau (0 até 79);
D = Representa o Meridiano: W - Oeste e L - Leste ;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
|
Alfanumérico (9) |
Sim |
Utilizar o padrão WGS84. As coordenadas do TUP devem estar dentro dos limites do município. |
12. |
LDN? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
13. |
LDI? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
14. |
24 Horas? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
15. |
Adaptado para deficientes que utilizam cadeira de rodas? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
16. |
Adaptado para deficientes auditivos e da fala? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
17. |
Adaptado para deficientes visuais? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
18. |
Existem informações relativas a códigos de serviços públicos de emergência, bem como dos CSP’s válidos na respectiva Área Local ? |
0 ou 1 |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
|
19. |
Tipo de localização do TUP |
1 – Local – escola rural;
2 – Local – posto de saúde pública em área rural;
3 – Local – aeródromo público;
4 – Local – comunidade remanescente de quilombola;
5 – Local – População fixada em Unidades de Conservação;
6 – Local – assentamento de trabalhador rural;
7 – Local – aldeia indígena;
8 – Local – Organizações militares;
9 – Local – Posto da Polícia Rodoviária Federal;
10 – Localidade (art. 10º - densidade);
11 – Localidade (art. 10º § 3º );
12 – Localidade (art. 11 – 300 metros);
13 – Localidade (art. 13 – instituições);
14 – Localidade (art. 14 – adaptados);
15 – Localidade (art. 15 – loc > 100 habitantes);
16 – PMU.
|
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
Informar de um até cinco tipos de localização. A informação deverá ser separada por ponto e vírgula. |
20. |
Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações locais (discagem direta) |
99999 |
Numérico (5) |
Sim |
- |
21. |
Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDN (discagem direta) |
99999 |
Numérico (5) |
Sim |
- |
22. |
Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDI (discagem direta) |
99999 |
Numérico (5) |
Sim |
- |
23. |
Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações locais (discagem a cobrar) |
99999 |
Numérico (5) |
Sim |
- |
24. |
Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDN (discagem a cobrar) |
99999 |
Numérico (5) |
Sim |
- |
25. |
Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDI (discagem a cobrar) |
99999 |
Numérico (5) |
Sim |
- |
26. |
Número de chamadas destinadas aos Serviços de Emergência |
999999999 |
Numérico (9) |
Sim |
- |
Exemplo de Arquivo de Telefone de Uso Público (TUPTRAF)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xsi:noNamespaceSchemaLocation="XSD_TUPTRAF.xsd">
<cabecalho DataGravacao="01/03/2012">
<itens NumeroTelefoneTUP="12345678" CodigoNacionalDDD="67" CodigoCNL="123456" DataDeAtivacaoTUP="11/08/2005" Logradouro="AV MARCELO MIRANDA SOARES" Numero="" Bairro="VILA SANTO ANTONIO" Complemento="" CEP="79500000" Longitude="51W110607" Latitude="19S413607" LDN="1" LDI="1" _24HORAS="0" AdaptadoParaDeficientesAuditivos="0" AdaptadoParaDeficientesCadeiraDeRodas="0" AdaptadoParaDeficientesVisuais="1" ExitenciaInformacoesRelativasCodServicosPublicos="1" TipoDeLocalizacaoTUP="9" TotalCreditosLigacoesLocaisDiscagemDireta="0" TotalCreditosLigacoesLDNDiscagemDireta="12" TotalCreditosLigacoesLDIDiscagemDireta="0" TotalMinutosLocaisDiscagemCobrar="0" TotalMinutosLDNDiscagemCobrar="0" TotalMinutosLDIDiscagemCobrar="0" NumeroChamadasServicoDeEmergencia="0" />
<itens NumeroTelefoneTUP="22345678" CodigoNacionalDDD="67" CodigoCNL="123456" DataDeAtivacaoTUP="11/08/2005" Logradouro="AV MARCELO MIRANDA SOARES" Numero="515" Bairro="VILA SANTO ANTONIO" Complemento="" CEP="79500000" Longitude="51W110607" Latitude="19S413607" LDN="1" LDI="1" _24HORAS="0" AdaptadoParaDeficientesAuditivos="0" AdaptadoParaDeficientesCadeiraDeRodas="0" AdaptadoParaDeficientesVisuais="1" ExitenciaInformacoesRelativasCodServicosPublicos="1" TipoDeLocalizacaoTUP="9" TotalCreditosLigacoesLocaisDiscagemDireta="0" TotalCreditosLigacoesLDNDiscagemDireta="12" TotalCreditosLigacoesLDIDiscagemDireta="0" TotalMinutosLocaisDiscagemCobrar="0" TotalMinutosLDNDiscagemCobrar="0" TotalMinutosLDIDiscagemCobrar="0" NumeroChamadasServicoDeEmergencia="0" />
</cabecalho>
</root>
Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Solicitação de Acesso (SOL)
Ordem |
Descrição do Campo |
Domínio/Máscara |
Tipo do Campo |
Obrigatoriedade |
Observações |
1. |
Código CNL |
999999 |
Numérico (6) |
Sim |
Código de atendimento (identificador de localidade ou local da instalação do terminal individual ou coletivo). Enquanto não houver localidade com CNL maior que 99.999, poderá ser informado com 5 dígitos. |
2 | .
Classificação do titular do terminal |
1 – Órgãos de Defesa do Consumidor;
2 – Órgãos do Ministério Público;
3 – Instituição de saúde;
4 – Pessoa com deficiência;
5 – Estabelecimento de ensino regular;
6 – Estabelecimento de segurança pública;
7 – Museus Públicos;
8 – Bibliotecas Públicas;
9 – Órgãos do Poder Judiciário;
10 – Residencial (inclusive AICE), não residencial ou tronco;
|
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
- |
3. |
Número do protocolo |
Quantidade máxima de caracteres: 32 |
Alfanumérico (32) |
Sim |
1 – Informado ao usuário para a identificação da solicitação.
2 – Não inserir separador entre os números e as letras (traço, ponto, vírgula, etc).
|
4. |
Data de abertura da solicitação |
dd/mm/aaaa |
Alfanumérico (10) |
Sim |
- |
5. |
Data de fechamento da solicitação |
dd/mm/aaaa |
Alfanumérico (10) |
Não |
Informação obrigatória no caso do preenchimento do campo 7 (Situação da Solicitação) com a opção 3 (Atendida) ou 4 (Atendida fora do prazo). |
6. |
Motivo do não atendimento da solicitação |
1 - FATB – Depende de projeto e orçamento;
2 - FATB – Necessita pagamento de rateio;
3 - FATB – Cliente não pagou orçamento;
4 - Pendência devido a embargo de obra;
5 - Inconsistência de dados de logradouro;
6 - Casa fechada;
7 - Aguardar aviso do cliente;
8 - Cliente não localizado;
9 - Acesso proibido;
10 - Imóvel em construção/reforma;
11 - Não há facilidade de rede interna;
12 - Tubulação fora do padrão;
13 - Cliente com CPF/CNPJ irregular/inconsistente;
14 - Falta documentação do cliente;
15 - Aguardando análise cadastral;
16 - Corrigir endereço/categorização/conta;
17 - Cancelar a pedido do cliente;
18 - Responsável ausente;
19 - Pendência da Prestadora;
20 - Solicitação em duplicidade;
21 - FATB - Isento de orçamento (resolução 373 – 500 metros da ATB ou com sinal de WLL);
22 – Impossibilidade técnica de plano alternativo.
23 - Ainda dentro do prazo, porém não foi fechada no mês de referência. (para os casos em que a solicitação foi feita no final do mês e ainda não foi atendia até a data de geração deste arquivo)
|
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Não |
Informação obrigatória no caso de preenchimento do campo 7 (Situação da Solicitação) com a opção 1 (Canceladas pela Prestadora), 2 (Solicitações em aberto) ou 4 (Atendida fora do prazo); ou se o campo 5 (Data de fechamento da solicitação) ficar vazio. |
7. |
Situação da Solicitação |
1 – Canceladas pela Prestadora;
2 – Solicitações em aberto;
3 – Atendida;
4 – Atendida fora do prazo;
|
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
- |
8. |
Nome do titular do terminal |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
Alfanumérico (150) |
Sim |
- |
9. |
CPF ou CNPJ do titular do terminal |
Quantidade máxima de caracteres: 14 |
Numérico (14) |
Sim |
- |
10. |
Código Nacional |
CN (Código DDD) do telefone de contato do solicitante |
Numérico (3) |
Não |
- |
11. |
Telefone de contato do solicitante |
99999999 |
Numérico (8) |
Não |
- |
12. |
Logradouro |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
Alfanumérico (150) |
Sim |
- |
13. |
Número |
Quantidade máxima de caracteres: 10 |
Numérico (10) |
Sim |
- |
14. |
Bairro |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
Alfanumérico (150) |
Sim |
- |
15. |
CEP da instalação do terminal |
99999999 |
Numérico (8) |
Sim |
Caso não exista CEP para o local, informar o CEP do município. |
16. |
Complemento da instalação do terminal |
Quantidade máxima de caracteres: 150 |
Alfanumérico (150) |
Sim |
- |
17. |
Terminal solicitado |
1 - Acesso Individual;
2 - Terminal de Uso Público - TUP;
3 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes que utilizam cadeira de rodas;
4 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes auditivos e da fala;
5 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes visuais;
6 - Acesso Individual Classe Especial - AICE;
7 - Acesso individual FATB
|
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
- |
18. |
Data da suspensão da solicitação |
dd/mm/aaaa |
Alfanumérico (10) |
Não |
Poderá ser informado N datas para o campo. A informação deverá ser separada por vírgula. |
19. |
Data de reabertura da solicitação |
dd/mm/aaaa |
Alfanumérico (10) |
Não |
Poderá ser informado N datas para o campo. A informação deverá ser separada por vírgula. |
20. |
ANUF (Código DDD) do terminal instalado |
999 |
Numérico (3) |
Não |
- |
21. |
Número do terminal instalado |
99999999 |
Numérico (8) |
Não |
- |
Exemplo de Arquivo de Solicitação (SOL)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xsi:noNamespaceSchemaLocation="XSD_SOL.xsd">
<cabecalho>
<itens CodigoCNL="66005" ClassificacaoTitularDoTerminal="10" NumeroProtocolo="2687236" DataDeAberturaSolicitacao="06/02/2012" DataDeFechamentoSolicitacao="13/02/2012" MotivoNaoAtendimentoSolicitacao="1" SituacaoDaSolicitacao="3" NomeTitularTerminal="MARILENE MARTINS PONTES" CPFouCNPJ="99999999999" CodigoNacionalDDD="067" TelefoneContatoSolicitante="" Logradouro="R SEBASTIAO NUNES" Numero="33" Bairro="JARDIM KARINA" CEP="79500000" Complemento="" TerminalSolicitante="1" DataSuspensaoSolicitacao="06/02/2012" DataReaberturaSolicitacao="09/02/2012" ANUFCodigoDDD="067" NumeroTerminalInstalado="12345678"/>
<itens CodigoCNL="66005" ClassificacaoTitularDoTerminal="10" NumeroProtocolo="2683680" DataDeAberturaSolicitacao="01/02/2012" DataDeFechamentoSolicitacao="14/02/2012" MotivoNaoAtendimentoSolicitacao="1" SituacaoDaSolicitacao="4" NomeTitularTerminal="SYMBROM DAL RI LTDA - ME" CPFouCNPJ="99999999999999" CodigoNacionalDDD="000" TelefoneContatoSolicitante="81412153" Logradouro="R THEODULO MENDES MALHEIROS" Numero="1940" Bairro="VILA SANTO ANTONIO" CEP="79500000" Complemento="C FRENTE" TerminalSolicitante="1" DataSuspensaoSolicitacao="07/02/2012" DataReaberturaSolicitacao="13/02/2012" ANUFCodigoDDD="067" NumeroTerminalInstalado="22345678"/>
</cabecalho>
</root>
Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de status dos TUPs (TUPSTATUS)
Ordem |
Descrição do Campo |
Domínio/Máscara |
Tipo do Campo |
Obrigatoriedade |
Observações |
1. |
Número do telefone público (TUP) |
99999999 |
Numérico (8) |
Sim |
- |
2. |
Código Nacional - CN (Código DDD) |
99 |
Numérico (2) |
Sim |
- |
3. |
Data e hora da última comunicação |
dd/mm/aaaa hh:mm |
Alfanumérico (16) |
Não |
Pode vir em branco para casos em que o status é 1 |
4. |
Status de funcionamento |
Respectivo status do SSR |
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. |
Sim |
1- Cadastrado
0 - Ativo
7 - Leitora Obstruída
5 - Falha Monofone
2 - Falha Porta
3 - Sem Comunicação
6 - Pendente
4 - Desativado
8 - Falha de Tarifação
9 - Falha de Relógio
13 - Falha de Carga de Tabela de Tarifação
14 - Aguarda iniciação de Download
15 - Falha de Leitora
|
Exemplo de Arquivo de Status (TUPSTATUS)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSCHEMA" xsi:noNamespaceSchemaLocation="TUPSTATUS.xsd">
<cabecalho>
<itens CodigoNacionalDDD="67" DataHoraUltimaComunicacao="31/01/2013 10:04" NumeroTelefoneTup="35580000" StatusFuncionamento="0" />
<itens CodigoNacionalDDD="67" DataHoraUltimaComunicacao="31/01/2013 10:02" NumeroTelefoneTup="35580003" StatusFuncionamento="0" />
</cabecalho>
</root>
Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de
status de Wi-Fi (WIFI)
Ordem |
Descrição do Campo |
Domínio/Máscara |
Tipo do Campo |
Obrigatoriedade |
Observações |
1. |
Endereco: Logradouro em que se localiza o ponto de acesso sem fio |
Quantidade máxima de caracteres: 200 |
Alfanumérico(200) |
Sim |
- |
2. |
Municipio: Município do qual faz parte o endereço |
Quantidade máxima de caracteres: 100 |
Alfanumérico(100) |
Sim |
- |
3. |
UF: Unidade da Federação em que o município se encontra |
Quantidade máxima de caracteres: 2 |
Caractere(2) |
Sim |
- |
4. |
CEP: CEP da localização do ponto de acesso sem fio |
99999999 |
Inteiro(8) |
Sim |
- |
5. |
Latitude: Latitude do ponto de acesso sem fio, no padrão Google Maps, com precisão de 6 casas decimais |
-XX.XXXXXX ou +XX.XXXXXX |
Decimal(10) |
Sim |
Ex: -55.555555 |
6. |
Longitude: Longitude do ponto de acesso sem fio, no padrão Google Maps, com precisão de 6 casas decimais |
-XX.XXXXXX ou +XX.XXXXXX |
Decimal(10) |
Sim |
Ex: -55.555555 |
7. |
DataAtualizacao: Data da última atualização do ponto de acesso sem fio |
YYYY-MM-DD HH:MM:SS |
Alfanumérico(19) |
Sim |
- |
8. |
Categoria: Categoria do ponto de acesso sem fio |
01 - Academia
02 - Aeroporto
03 - Café
04 - Centro de Convenções
05 - Comunidade
06 - Confeitaria/Doceria/Padaria
07 - Escola
08 - Hospital
09 - Hotel
10 - Laboratório
11 - Lanchonete
12 - Livraria
13 - Governo
14 - Posto de Combustível/Loja de Conveniência
15 - Centro Comercial
16 - Restaurante
17 - Rodoviária
18 - Shopping Center
19 - Supermercado
20 - Universidade/Instituição de Ensino
21 - Biblioteca/Museus
22 - Bar
23 - Clínica
24 - Clube
25 - Lan House
26 - Local Público
27 - ONG
28 - Telecentro
29 - Loja
30 - Estádio
|
Numérico(2) |
Sim |
- O campo deverá ter obrigatoriamente 2 digitos Ex: 01, 02... |
9. |
TipoAcesso: Identifica se o acesso é gratuito ou pago Valores válidos (1, 2 e 3): 1 - Público Pago, 2 - Público Gratuito, 3 - Público Gratuito/Pago |
- |
Inteiro(1) |
Sim |
- |
10. |
VelocidadeMinima: Velocidade mínima para o ponto de acesso sem fio em Mbps |
- |
Alfanumérico(30) |
Não |
- |
11. |
VelocidadeMaxima: Velocidade máxima para o ponto de acesso sem fio em Mbps |
- |
Alfanumérico(30) |
Não |
- |
12. |
Restricoes: Restrições de uso ao ponto de acesso sem fio, como os casos em que o mesmo encontra-se disponível somente a clientes de determinado serviço |
- |
Alfanumérico(2000) |
Não |
- |
13. |
UrlDicasUso: Site onde o visitante pode encontrar dicas sobre a utilização do ponto de acesso sem fio, tais como instruções para acesso, etc. |
- |
Alfanumérico(200) |
Não |
- |
Exemplo de Arquivo de Wi-Fi (WIFI)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<root xmlns:ns1="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" ns1:noNamespaceLocation="WIFI.xsd">
<cabecalho>
<itens Endereco="Rua 4" Municipio="Rio de Janeiro" UF="RJ" CEP="22451340" Latitude="-22.989138" Longitude="-43.248277" DataAtualizacao="2012-05-16 00:00:00.000" Categoria="05" TipoAcesso="2" VelocidadeMinima="1 Mbps" VelocidadeMaxima="5 Mbps" Restricoes="XXX" UrlDicasUso="http://sistemas.anatel.gov.br/sgmu/fiqueligado/wifi.asp" />
</cabecalho>
</root>
Obs.:Nome do Arquivo: WIFI_EXXXXXXXXXXX_2013-02.xml
Rotinas de Validação efetuadas pelo Carregador não disponíveis no Validador de dados
As rotinas de validação que são realizadas pelo nosso Carregador e que não foram implementadas no Validador são as seguintes:
 Validações do Arquivo de Localidade (LOC)
Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo existe em nossa base de dados. No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
msg de erro: " CodigoCNL não existe em nossa base de dados"
Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"
Rotina que verifica se o Código CNL informado já foi cadastrado no banco de dados por outra prestadora.
msg de erro: "CodigoCNL Duplicado.O CodigoCNL [XXXXX] já foi cadastrado no banco e corresponde ao setor [XXX]"
Rotina que verifica se o Código CNL foi informado com duplicidade no mesmo arquivo. Essa rotina de validação é nova e estará disponível no validador para as próximas validações.
msg de erro: "O CodigoCNL [XXXXX] já foi informado neste arquivo"
 Validações do Arquivo de Telefone de Uso Público (TUPTRAF)
Os arquivos de TUP somente são validados após a carga no banco de dados dos arquivos de localidade correspondente.
Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo de TUP existe em nossa base de dados, na tabela que contém os dados do arquivo de localidade armazenados.
msg de erro: " Não foi informada a localidade correspondente a este tup no arquivo de localidade."
No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"
 Validações do Arquivo de Solicitação de Acesso (SOL)
Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo existe em nossa base de dados. No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
msg de erro: " CodigoCNL não existe em nossa base de dados"
Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"
Regras de Validação
 Validação do Código CNL
O CNL informado deverá pertencer ao setor indicado no nome do arquivo, caso não pertença, o sistema deverá disparar o erro no console
de problemas do aplicativo e o restante das informações para aquele item não serão validadas.
A verificação da validade do código CNL é feita no sistema AREAAREA.
 Validação do Código Nacional
O código nacional deverá pertencer ao código CNL informado para aquele item do arquivo.
 Validação do Setor
O número do setor informado no nome do arquivo deverá está cadastrado na relação de prestadoras no sistema SITARWEB.
 Validação de Perfil
O usuário deverá ter perfil de prestadora e está vinculado ao CNPJ do setor indicado no nome do arquivo.
 Latitude e Longitude pertencentes ao município do CNL informado
A latitude e longitude deverão pertencer ao município do código CNL informado para aquele item do arquivo.
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