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 Manual de Especificação de Dados - SGMU 

Arquivos TXT

 Qual procedimento para envio de dados da universalização

As concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC devem fornecer mensalmente à Anatel as informações relativas à universalização do serviço. Este manual apresenta as especificações que devem ser adotadas pelas concessionárias para a composição e formatação dos arquivos destinados ao Sistema de Gestão das Metas de Universalização – SGMU.

Uma vez que as informações requeridas estejam corretamente dispostas em arquivos, conforme especificações a seguir, os mesmos devem ser enviados para a Anatel, através do módulo de Upload do SGMU. O prazo para envio dos dados é até o dia 10 do mês seguinte à apuração.



 Quais as características gerais dos arquivos

A prestação mensal de informações da universalização é feita através do envio de arquivos com as seguintes características gerais:

  • Formato de arquivo texto (extensão “.txt”);
  • Campos de registros separados pelo sinal de ponto e virgula (;)
  • Utilização do conjunto de caracteres ISO-8859-1, em letras maiúsculas, sem acentuação;
  • Registros das linhas dos arquivos com aplicação do “terminador de linha (EOL)”:<CR><LF>(0Dh,0Ah)


 Quais arquivos de dados devem ser enviados

A prestação mensal de informações é feita através do envio para o SGMU de seis (06) arquivos de dados, identificados conforme descrição a seguir:

a) LOC_SSETOR_ANO-MÊS.txt

Informações relacionadas aos aspectos de infra-estrutura do STFC em cada uma das localidades.

b) TUP_TRAF_SSETOR_ANO-MÊS.txt

Informações características de cada um dos Telefones de Uso Público – TUP da localidade.

c) SOL_SSETOR_ANO-MÊS.txt

Informações específicas sobre cada solicitação de instalação de acessos na localidade.

Considerar que:

SETOR = número identificador do setor da concessionária com 3 dígitos
ANO = ano do período informado com 2 dígitos
MÊS = mês do período informado com 2 dígitos

Exemplo: arquivo de dados da Telemar – RJ (setor 1), referente ao mês de junho de 2005. LOC_S001_05-06.txt

Observação.: A Embratel está dispensada do envio do arquivo de Solicitações.



 Quais as informações que deve conter o cabeçalho dos arquivos
Ordem Descrição do Campo Observações
1 Número da linha do arquivo Como se trata do registro do cabeçalho, este campo deve sempre assumir o valor “0” (zero)
2 Tipo do arquivo LOC, TUP_TRAF, SOL
3 Mês de referência da informação

Dois dígitos (99): de 01 a 12

Atenção: este campo refere-se ao mês de referência dos dados e não ao mês da gravação do arquivo

4 Ano da informação

Quatro dígitos (9999)

Atenção: este campo refere-se ao ano de referência da informação e não ao ano da gravação do arquivo

5 Código identificador do setor de outorga Três dígitos (999): Número do setor de outorga da concessionária
6 CNPJ da concessionária 99.999.999/9999-99
7 Nome da concessionária Nome por extenso e sigla
8 Número do Fistel Número do Fistel associado à outorga
9 Data da gravação do arquivo Utilizar a seguinte mascara - DD/MM/AAAA


 Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Telefone de Uso Público (TUP_TRAF)
Ordem Descrição do Campo Observações
1 Número da linha do arquivo 1...N
2 Número do telefone público (TUP)

99999999

Atenção: Utilizar apenas a quantidade de caracteres necessária para fornecer a informação (isto é, não é necessário utilizar “zeros à esquerda”)

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)

3 Código Nacional - CN (Código DDD) 99
4 Código CNL (identificador de localidade) 99999
5 Data de ativação do TUP dd/mm/aaaa – ex: 15/01/2006
6 Logradouro Quantidade máxima de caracteres: 150
7 Número Quantidade máxima de caracteres: 10
8 Bairro Quantidade máxima de caracteres: 150
9 Complemento Quantidade máxima de caracteres: 150
10 CEP 8 caracteres
11 Latitude GGDMMSSCC

GG = Grau (0 até 89);

D = Representa os Paralelos: N - Norte e S - Sul;

MM = Minuto (0 até 59);

SS = Segundo (0 até 59);

CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);

Obs: Utilizar o padrão WGS84.

12 Longitude GGDMMSSCC

GG = Grau (0 até 79);

D = Representa o Meridiano: W - Oeste e L - Leste ;

MM = Minuto (0 até 59);

SS = Segundo (0 até 59);

CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);

Obs: Utilizar o padrão WGS84.

13 LDN ? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
14 LDI ? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
15 24 Horas ? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
16 Adaptado para deficientes que utilizam cadeira de rodas ? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
17 Adaptado para deficientes auditivos e da fala ? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
18 Permite a identificação visual pelo usuário da capacidade de originar e receber chamadas locais, LDN e LDI ? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
20 Existem informações relativas a códigos de serviços públicos de emergência, bem como dos CSP’s válidos na respectiva Área Local ? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
21 Identificação do tipo de instituição atendida pelo TUP.

1 – Estabelecimento de ensino regular;

2 – Instituição de saúde;

3 – Estabelecimento de segurança pública;

4 – Bibliotecas Públicas;

5 – Museus Públicos;

6 – Órgãos do Poder Judiciário;

7 – Órgãos do Ministério Público;

8 – Órgãos de Defesa do Consumidor;

9 – Outros

Obs1: Identifique o campo pelo número.

22 Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações locais (discagem direta)

99999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).

23 Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDN (discagem direta)

99999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).

24 Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDI (discagem direta)

99999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).

25 Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações locais (discagem a cobrar)

99999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).

26 Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDN (discagem a cobrar)

99999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).

27 Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDI (discagem a cobrar)

99999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).

28 Número de chamadas destinadas aos Serviços de Emergência

9 99999999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).



 Exemplo de Arquivo de Telefone de Uso Público (TUP_TRAF)
0;TUP_TRAF;01;2007;001;33.000.118/0001-79;TELEMAR NORTE LESTE SA;50001358901;09/02/2007

1;36100122;16;11529;22/12/1999;AV JERONIMO ;00640;CENTRO ;RODOVIARIA ;14010040;21S102469 ;47W484910 ;1;1;1;0;0;1;1;31;4162;6765;17;157;249;0;4

2;36100125;16;11529;08/06/1995;AV JERONIMO ;00640;CENTRO ;RODOVIARIA ;14010040;21S102469 ;47W484910 ;1;1;1;0;0;1;1;31;4123;7241;38;136;281;0;7


 Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Localidade (LOC)
Ordem Descrição do Campo Observações
1 Número da linha do arquivo 1...N
2 Código CNL (identificador de localidade) 99999
3 Tipo de Localidade

1 – Aldeia Indígena;

2 – Arquipélago;

3 – Sede do Município;

4 – Projeto de Assentamento;

5 – Região Remota;

6 – Zona de Fronteira;

7 – Outros.

Obs: Identifique o campo pelo número.

4 Código Nacional (Código DDD) 99
5 Latitude

GGDMMSSCC

GG = Grau (0 até 89);

D = Representa os Paralelos: N - Norte e S - Sul;

MM = Minuto (0 até 59);

SS = Segundo (0 até 59);

CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);

Obs: Utilizar o padrão WGS84.

6 Longitude

GGDMMSSCC

GG = Grau (0 até 79);

D = Representa o Meridiano: W - Oeste e L - Leste ;

MM = Minuto (0 até 59);

SS = Segundo (0 até 59);

CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);

Obs: Utilizar o padrão WGS84.

7 Data de atendimento da localidade

mm/aaaa

Obs1: Para as localidades atendidas antes da privatização, informar 12/1997.

Obs2: Para as localidades atendidas após a privatização e antes de 31/12/2005, informar 12/2001 e/ou 12/2003, dependendo da disponibilidade da informação.

Obs3: Para as localidades atendidas após 31/12/2005, informar o mês a ano do atendimento.

8 População atendida

99999999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)

9 Existe disponibilidade para atendimento com acessos individuais?

0 – não há disponibilidade de atendimento com acessos individuais - FATB;

1 – sim, existe disponibilidade de atendimento com acessos individuais - ATB;

(representando: falso e verdadeiro, respectivamente).

10 Quantidade de acessos fixos instalados

99999999

Obs1: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)

Obs2: inclusive os AICEs.

11 Quantidade de acessos fixos em serviço

99999999

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)

Obs1: inclusive os AICEs.

12 Quantidade de acessos fixos individuais em serviço

99999999

Obs1: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)

Obs2: Este campo deve ser preenchido com o valor exato de acessos individuais em serviço da localidade.

Obs3: inclusive os AICEs.

13 Quantidade de acessos individuais classe especial (AICE) em serviço.

99999999

Obs1: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)

Obs2: Este campo deve ser preenchido com o valor exato de AICEs em serviço da localidade.

14 Localidade possui central ? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
15 Disponibilidade de acesso a telefones de uso público em distâncias inferiores a 300 metros? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
16 Disponibilidade de acesso ao STFC via centro de intermediação para deficientes auditivos e da fala-142? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
17 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas à Secretaria dos Direitos Humanos–100? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
18 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas aos Serviços de Emergência no âmbito do Mercosul–128? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
19 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher-180? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
20 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas ao Disque Denúncia–181? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
21 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas à Polícia Militar-190? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
22 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas à Polícia Rodoviária Federal –191? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
23 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas ao Serviço Público de Remoção de Doentes (Ambulância) –192? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
24 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas ao Corpo de Bombeiros–193? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
25 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas à Polícia Federal-194? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
26 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas a Polícia Civil-197? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
27 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas a Polícia Rodoviária Estadual –198? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
28 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas a Defesa Civil-199? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
29 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas ao Serviço de informação de Código de Acesso de Assinante-102? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).
30 Disponibilidade de utilização gratuita para chamadas destinadas aos Serviços ofertados pelas prestadoras de telecomunicações de interesse coletivo-103? 0 ou 1 (representando: falso e verdadeiro, respectivamente).


 Exemplo de Arquivo de Localidade (LOC)
0;LOC;01;2007;001;33.000.118/0001-79;TELEMAR NORTE LESTE SA;50001358901;09/02/2007

1;21006;1;22;05S183700;43W483700;12/2001;3104;1;0;0;0;0;0;1;1;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;1;1

2;21007;1;24;05S183700;43W483700;12/2001;735;1;0;0;0;0;0;1;1;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;1;1


 Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Solicitação de Acesso (SOL)
Ordem Descrição do Campo Observações
1 Número da linha do arquivo 1...N
2 Código CNL (identificador de localidade) 99999
3 Classificação do titular do terminal

Utilizar um caractere do domínio abaixo:

01 – Órgãos de Defesa do Consumidor;

02 – Órgãos do Ministério Público;

03 – Instituição de saúde;

04 – Pessoa com deficiência;

05 – Estabelecimento de ensino regular;

06 – Estabelecimento de segurança pública;

07 – Museus Públicos;

08 – Bibliotecas Públicas;

09 – Órgãos do Poder Judiciário;

10- Residencial (inclusive AICE), não residencial ou tronco;

Obs: Identifique o campo pelo número.

4 Número do protocolo informado ao usuário para a identificação da solicitação, ou seja, número do protocolo informado ao usuário para a identificação da solicitação.

Até 32 caracteres alfanuméricos.

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc).

5 Data de abertura da solicitação dd/mm/aaaa
6 Data de fechamento da solicitação

dd/mm/aaaa

Obs: Se a solicitação não houver sido atendida, ou seja, se o valor do campo 8 for igual a 2, este campo deve ficar vazio.

7 Motivo do não atendimento da solicitação (se aplicável)

01 - FATB – Depende de projeto e orçamento;

02 - FATB – Necessita pagamento de rateio;

03 - FATB – Cliente não pagou orçamento;

04 - Pendência devido a embargo de obra;

05 - Inconsistência de dados de logradouro;

06 - Casa fechada;

07 - Aguardar aviso do cliente;

08 - Cliente não localizado;

09 - Acesso proibido;

10 - Imóvel em construção/reforma;

11 - Não há facilidade de rede interna;

12 - Tubulação fora do padrão;

13 - Cliente com CPF/CNPJ irregular/inconsistente;

14 - Falta documentação do cliente;

15 - Aguardando análise cadastral;

16 - Corrigir endereço/categorização/conta;

17 - Cancelar a pedido do cliente;

18 - Responsável ausente;

19 - Pendência da Prestadora.

20 - Solicitação em duplicidade;

21 - FATB - Isento de orçamento (resolução 373 – 500 metros da ATB ou com sinal de WLL);

22 – Impossibilidade técnica de plano alternativo.

23 - Ainda dentro do prazo, porém não foi fechada no mês de referência. (para os casos em que a solicitação foi feita no final do mês e ainda não foi atendia até a data de geração deste arquivo)

Obs1: Identifique o campo pelo número.

Obs2: Informação obrigatória no caso de preenchimento do campo 8 com a opção 1, 2 ou 4; ou se o campo 6 ficar vazio.

Pode vir vazio.

8 Situação da Solicitação

1 – Canceladas pela Prestadora;

2 – Solicitações em aberto;

3 – Atendida;

4 – Atendida fora do prazo;

Obs: Identifique o campo pelo número.

9 Nome do titular do terminal Permite até 150 caracteres alfanuméricos
10 CPF ou CNPJ do titular do terminal

Permite até 14 caracteres alfanuméricos

Obs: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)

11 Código Nacional – CN (Código DDD) do telefone de contato do solicitante , se houver 99
12 Telefone de contato do solicitante, se houver

99999999

Atenção: Utilizar apenas a quantidade de caracteres necessária para fornecer a informação (isto é, não é necessário utilizar “zeros à esquerda”). Pode vir vazio

13 Logradouro (da instalação do terminal) Quantidade máxima de caracteres: 150
14 Número (da instalação do terminal) Quantidade máxima de caracteres: 10
15 Bairro (da instalação do terminal) Quantidade máxima de caracteres: 150
16 CEP (da instalação do terminal)

99999999

Obs1: Caso não exista CEP para o local, informar o CEP do município.

Obs2: não insira separador entre os números (traço, ponto, vírgula, etc)

17 Complemento (da instalação do terminal) Quantidade máxima de caracteres: 150
18 Terminal solicitado

1 - Acesso Individual;

2 - Terminal de Uso Público - TUP;

3 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes que utilizam cadeira de rodas;

4 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes auditivos e da fala;

5 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes visuais;

6 - Acesso Individual Classe Especial - AICE;

7 - Acesso individual FATB

Obs: Identifique o campo pelo número.

19 Data da suspensão da solicitação por pendência do usuário (se aplicável)

dd/mm/aaaa

Este campo pode vir vazio

20 Data de reabertura da solicitação por pendência do usuário (se aplicável)

dd/mm/aaaa

Este campo pode vir vazio

21 ANUF (Código DDD) do terminal instalado

999

Este campo pode vir vazio

22 Número do terminal instalado

99999999

Atenção: Utilizar apenas a quantidade de caracteres necessária para fornecer a informação (isto é, não é necessário utilizar “zeros à esquerda”)

Este campo pode vir vazio



 Exemplo de Arquivo de Solicitação (SOL)
0;SOL;06;2004;001;33.000.118/0001-79;TELEMAR NORTE LESTE SA;50001358901;09/07/2003

1;21206;1;00000243765336;2007-01-20 00:00:00.000;2007-01-31 00:00:00.000;5;2;MARIA DE OLIVEIRA COUTINHO; ;21;024 33720038;RUA JASMIM;00000;PANTANAL;21000000;0;1;;;21;99999999

2;21206;1;00002436947857;2006-12-28 00:00:00.000;2007-01-02 00:00:00.000;5;3;HERALDO DE SOUZA ARNALDO; ;21;024 33715913;RUA TANCREDO NEVES;00016;PARQUE MANGUEIRA;21000000;0;1;;;21;99999999


 Rotinas de Validação efetuadas pelo Carregador não disponíveis no Validador de dados

As rotinas de validação que são realizadas pelo nosso Carregador e que não foram implementadas no Validador são as seguintes:

 Validações do Arquivo de Localidade (LOC)

Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo existe em nossa base de dados. No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
msg de erro: " CodigoCNL não existe em nossa base de dados"

Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"

Rotina que verifica se o Código CNL informado já foi cadastrado no banco de dados por outra prestadora. msg de erro: "CodigoCNL Duplicado.O CodigoCNL [XXXXX] já foi cadastrado no banco e corresponde ao setor [XXX]"

Rotina que verifica se o Código CNL foi informado com duplicidade no mesmo arquivo. Essa rotina de validação é nova e estará disponível no validador para as próximas validações.
msg de erro: "O CodigoCNL [XXXXX] já foi informado neste arquivo"



 Validações do Arquivo de Telefone de Uso Público (TUP)

Os arquivos de TUP somente são validados após a carga no banco de dados dos arquivos de localidade correspondente.

Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo de TUP existe em nossa base de dados, na tabela que contém os dados do arquivo de localidade armazenados.
msg de erro: " Não foi informada a localidade correspondente a este tup no arquivo de localidade."

No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.

Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"



 Validações do Arquivo de Solicitação de Acesso (SOL)

Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo existe em nossa base de dados. No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
msg de erro: " CodigoCNL não existe em nossa base de dados"

Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"

Arquivos XML

 Qual procedimento para envio de dados da universalização

As concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC devem fornecer mensalmente à Anatel as informações relativas à universalização do serviço. Este manual apresenta as especificações que devem ser adotadas pelas concessionárias para a composição e formatação dos arquivos destinados ao Sistema de Gestão das Metas de Universalização – SGMU.

Uma vez que as informações requeridas estejam corretamente dispostas em arquivos, conforme especificações a seguir, os mesmos devem ser enviados para a Anatel, através do módulo de Upload do SGMU. O prazo para envio dos dados é até o dia 10 do mês seguinte à apuração.



 Quais as características gerais dos arquivos

A prestação mensal de informações da universalização é feita através do envio de arquivos com as seguintes características gerais:

  • Formato de arquivo XML (extensão “.xml”);
  • Campos de registros separados por tags/atributos
  • Utilização do conjunto de caracteres UTF-8


 Quais arquivos de dados devem ser enviados

A prestação mensal de informações é feita através do envio para o SGMU de quatro (04) arquivos de dados, identificados conforme descrição a seguir:

a) LOC_SSETOR_ANO-MÊS.xml

Informações relacionadas aos aspectos de infra-estrutura do STFC em cada uma das localidades.

b) TUPTRAF_SSETOR_ANO-MÊS.xml

Informações características de cada um dos Telefones de Uso Público – TUP da localidade.

c) SOL_SSETOR_ANO-MÊS.xml

Informações específicas sobre cada solicitação de instalação de acessos na localidade.

d) TUPSTATUS_SSETOR_ANO-MÊS.xml

Informações específicas sobre os status de cada um dos Telefones de Uso Público - TUP.

Considerar que:

SETOR = número identificador do setor da concessionária com 3 dígitos
ANO = ano do período informado com 4 dígitos
MÊS = mês do período informado com 2 dígitos

Exemplo: arquivo de dados da Telemar – RJ (setor 1), referente ao mês de janeiro de 2013. LOC_S01_2013-01.xml

Observação.: A Embratel está dispensada do envio do arquivo de Solicitações.



 Estrutura dos arquivos

Versão do XML

Todos os arquivos devem vir preenchidos com a seguinte linha de código especificando a versão do XML e o padrão de codificação. Segue exemplo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

Elemento raiz

No elemento raiz do arquivo é indicado o nome do arquivo. Segue exemplo:

<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xsi:noNamespaceSchemaLocation="XSD_<Nome do Arquivo>.xsd">
Cabeçalho
</root>

Sendo que <Nome do Arquivo> deverá ser substituído por:

  • LOC ou
  • TRUPTRAF ou
  • SOL

dependendo do tipo de arquivo informado.

Cabeçalho

O cabeçalho não é preenchido para os arquivos do SGMU sendo somente indicado no documento XML. Segue exemplo:

<cabecalho>
Conteúdo
</cabecalho>

Conteúdo

Os campos dos itens são específicos para cada tipo de arquivo, mas a estrutura é igual para todos. Segue exemplo:

<itens campo1=” ” campo2=” ” campo3=” ” .... campoN=” ”/>
<itens campo1=” ” campo2=” ” campo3=” ” .... campoN=” ”/>
<itens campo1=” ” campo2=” ” campo3=” ” .... campoN=” ”/>
.
.
.
<itens campo1=” ” campo2=” ” campo3=” ” .... campoN=” ”/>



 Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Localidade (LOC)
Ordem Descrição do Campo Domínio/Máscara Tipo do Campo Obrigatoriedade Observações
1. Código CNL 999999 Numérico (6) Sim Código de atendimento (identificador de localidade ou local). Enquanto não houver localidade com CNL maior que 99.999, poderá ser informado com 5 dígitos.
2. Tipo de Atendimento 1 – Aldeia Indígena;
2 – Arquipélago;
3 – Sede do Município;
4 – Projeto de Assentamento;
8 – Localidade Urbana não Sede de Município;
9 – Localidade Rural;
10 – Local (Escolas Rurais, Postos da PRF, etc.).
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim -
3. Tipo de Recurso 0 – PMU;
1 – PGMU.
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim -
4. Código Nacional (Código DDD) 99 Numérico (2) Sim -
5. Latitude GGDMMSSCC

GG = Grau (0 até 89);
D = Representa os Paralelos: N - Norte e S - Sul;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
Alfanumérico (9) Sim Utilizar o padrão WGS84. As coordenadas do TUP devem estar dentro dos limites do município.
6. Longitude GGDMMSSCC

GG = Grau (0 até 79);
D = Representa o Meridiano: W - Oeste e L - Leste ;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
Alfanumérico (9) Sim Utilizar o padrão WGS84. As coordenadas do TUP devem estar dentro dos limites do município.
7. Data de atendimento coletivo mm/aaaa Alfanumérico (7) Não 1 – Para as localidades atendidas antes da privatização, informar 12/1997.
2 – Para as localidades atendidas após a privatização e antes de 31/12/2005, informar 12/2001 e/ou 12/2003, dependendo da disponibilidade da informação.
3 – Para as localidades atendidas após 31/12/2005, informar o mês a ano do atendimento.
8. Data de atendimento individual mm/aaaa Alfanumérico (7) Não 1 – Para as localidades atendidas antes da privatização, informar 12/1997.
2 – Para as localidades atendidas após a privatização e antes de 31/12/2005, informar 12/2001 e/ou 12/2003, dependendo da disponibilidade da informação.
3 – Para as localidades atendidas após 31/12/2005, informar o mês a ano do atendimento
9. População atendida 99999999 Numérico (8) Sim -
10. Existe disponibilidade para atendimento com acessos individuais? 0 – não há disponibilidade de atendimento com acessos individuais - FATB;
1 – sim, existe disponibilidade de atendimento com acessos individuais - ATB;
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
11. Quantidade de acessos fixos em serviço 99999999 Numérico (8) Sim Informar inclusive os AICEs.
12. Quantidade de acessos fixos em serviço - FATB 99999999 Numérico (8) Não Informar inclusive os AICEs.
13. Quantidade de acessos fixos individuais em serviço 99999999 Numérico (8) Sim Informar inclusive os AICEs.
14. Quantidade de acessos fixos individuais residenciais em serviço 99999999 Numérico (8) Sim Informar inclusive os AICEs.
15. Quantidade de acessos individuais classe especial (AICE) em serviço. 99999999 Numérico (8) Sim Este campo deve ser preenchido com o valor exato de AICEs em serviço da localidade.
16. Localidade possui central? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
17. Disponibilidade de acesso a telefones de uso público em distâncias inferiores a 300 metros? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
18. Disponibilidade de acesso ao STFC via centro de intermediação para deficientes auditivos e da fala - 142? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
19. Disponibilidade de utilização gratuita para os serviços de emergência disponíveis na localidade? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro


 Exemplo de Arquivo de Localidade (LOC)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xsi:noNamespaceSchemaLocation="XSD_LOC.xsd">
    <cabecalho>
        <itens CodigoCNL="123456" TipoDeAtendimento="3" TipoDeRecurso="1" CodigoNacionalDDD="67" Latitude="19S403800" Longitude="51W112700" DataDeAtendimentoColetiva="" DataDeAtendimentoIndividual="12/2001" PopulacaoAtendida="33606" DisponibilidadeAcessoIndividual="1" QuantidadeAcessosFixosEmServico="6191" QuantidadeAcessosFixosEmServicoFATB="" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisEmServico="5914" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisResidencialEmServico="4174" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisClasseEspecial="0" LocalidadePossuiCentral="1" DisponibilidadeAcessoFonePublicoInferior300m="1" DisponibilidadeAcessoSTFC142="1" DisponibilidadeUtilizacaoGratuita="1" />
        <itens CodigoCNL="12345" TipoDeAtendimento="5" TipoDeRecurso="1" CodigoNacionalDDD="67" Latitude="19S331100" Longitude="51W251800" DataDeAtendimentoColetiva="" DataDeAtendimentoIndividual="12/1997" PopulacaoAtendida="90" DisponibilidadeAcessoIndividual="0" QuantidadeAcessosFixosEmServico="1" QuantidadeAcessosFixosEmServicoFATB="" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisEmServico="0" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisResidencialEmServico="0" QuantidadeAcessosFixosIndividuaisClasseEspecial="0" LocalidadePossuiCentral="0" DisponibilidadeAcessoFonePublicoInferior300m="1" DisponibilidadeAcessoSTFC142="1" DisponibilidadeUtilizacaoGratuita="1" />
    </cabecalho>
</root>


 Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Telefone de Uso Público (TUPTRAF)
Ordem Descrição do Campo Domínio/Máscara Tipo do Campo Obrigatoriedade Observações
1. Número do telefone público (TUP) 99999999 Numérico (8) Sim -
2. Código Nacional - CN (Código DDD) 99 Numérico (2) Sim -
3. Código CNL 999999 Numérico (6) Sim Código de atendimento (identificador de localidade ou local). Enquanto não houver localidade com CNL maior que 99.999, poderá ser informado com 5 dígitos.
4. Data de ativação do TUP dd/mm/aaaa Alfanumérico (10) Sim -
5. Logradouro Quantidade máxima de caracteres: 150 Alfanumérico (150) Não -
6. Número Quantidade máxima de caracteres: 10 Numérico (10) Não -
7. Bairro Quantidade máxima de caracteres: 150 Alfanumérico (150) Não -
8. Complemento Quantidade máxima de caracteres: 150 Alfanumérico (150) Não -
9. CEP 99999999 Numérico (8) Não -
10. Latitude GGDMMSSCC

GG = Grau (0 até 89);
D = Representa os Paralelos: N - Norte e S - Sul;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
Alfanumérico (9) Sim Utilizar o padrão WGS84. As coordenadas do TUP devem estar dentro dos limites do município.
11. Longitude GGDMMSSCC

GG = Grau (0 até 79);
D = Representa o Meridiano: W - Oeste e L - Leste ;
MM = Minuto (0 até 59);
SS = Segundo (0 até 59);
CC = Centésimo de Segundo (0 até 99);
Alfanumérico (9) Sim Utilizar o padrão WGS84. As coordenadas do TUP devem estar dentro dos limites do município.
12. LDN? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
13. LDI? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
14. 24 Horas? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
15. Adaptado para deficientes que utilizam cadeira de rodas? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
16. Adaptado para deficientes auditivos e da fala? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
17. Adaptado para deficientes visuais? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
18. Existem informações relativas a códigos de serviços públicos de emergência, bem como dos CSP’s válidos na respectiva Área Local ? 0 ou 1 Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Opção 0: Falso
Opção 1:Verdadeiro
19. Tipo de localização do TUP 1 – Local – escola rural;
2 – Local – posto de saúde pública em área rural;
3 – Local – aeródromo público;
4 – Local – comunidade remanescente de quilombola;
5 – Local – População fixada em Unidades de Conservação;
6 – Local – assentamento de trabalhador rural;
7 – Local – aldeia indígena;
8 – Local – Organizações militares;
9 – Local – Posto da Polícia Rodoviária Federal;
10 – Localidade (art. 10º - densidade);
11 – Localidade (art. 10º § 3º );
12 – Localidade (art. 11 – 300 metros);
13 – Localidade (art. 13 – instituições);
14 – Localidade (art. 14 – adaptados);
15 – Localidade (art. 15 – loc > 100 habitantes);
16 – PMU.
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim Informar de um até cinco tipos de localização. A informação deverá ser separada por ponto e vírgula.
20. Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações locais (discagem direta) 99999 Numérico (5) Sim -
21. Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDN (discagem direta) 99999 Numérico (5) Sim -
22. Total de créditos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDI (discagem direta) 99999 Numérico (5) Sim -
23. Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações locais (discagem a cobrar) 99999 Numérico (5) Sim -
24. Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDN (discagem a cobrar) 99999 Numérico (5) Sim -
25. Total de minutos originados pelo Telefone de Uso Público em ligações LDI (discagem a cobrar) 99999 Numérico (5) Sim -
26. Número de chamadas destinadas aos Serviços de Emergência 999999999 Numérico (9) Sim -


 Exemplo de Arquivo de Telefone de Uso Público (TUPTRAF)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xsi:noNamespaceSchemaLocation="XSD_TUPTRAF.xsd">
    <cabecalho DataGravacao="01/03/2012">
        <itens NumeroTelefoneTUP="12345678" CodigoNacionalDDD="67" CodigoCNL="123456" DataDeAtivacaoTUP="11/08/2005" Logradouro="AV MARCELO MIRANDA SOARES" Numero="" Bairro="VILA SANTO ANTONIO" Complemento="" CEP="79500000" Longitude="51W110607" Latitude="19S413607" LDN="1" LDI="1" _24HORAS="0" AdaptadoParaDeficientesAuditivos="0" AdaptadoParaDeficientesCadeiraDeRodas="0" AdaptadoParaDeficientesVisuais="1" ExitenciaInformacoesRelativasCodServicosPublicos="1" TipoDeLocalizacaoTUP="9" TotalCreditosLigacoesLocaisDiscagemDireta="0" TotalCreditosLigacoesLDNDiscagemDireta="12" TotalCreditosLigacoesLDIDiscagemDireta="0" TotalMinutosLocaisDiscagemCobrar="0" TotalMinutosLDNDiscagemCobrar="0" TotalMinutosLDIDiscagemCobrar="0" NumeroChamadasServicoDeEmergencia="0" />
        <itens NumeroTelefoneTUP="22345678" CodigoNacionalDDD="67" CodigoCNL="123456" DataDeAtivacaoTUP="11/08/2005" Logradouro="AV MARCELO MIRANDA SOARES" Numero="515" Bairro="VILA SANTO ANTONIO" Complemento="" CEP="79500000" Longitude="51W110607" Latitude="19S413607" LDN="1" LDI="1" _24HORAS="0" AdaptadoParaDeficientesAuditivos="0" AdaptadoParaDeficientesCadeiraDeRodas="0" AdaptadoParaDeficientesVisuais="1" ExitenciaInformacoesRelativasCodServicosPublicos="1" TipoDeLocalizacaoTUP="9" TotalCreditosLigacoesLocaisDiscagemDireta="0" TotalCreditosLigacoesLDNDiscagemDireta="12" TotalCreditosLigacoesLDIDiscagemDireta="0" TotalMinutosLocaisDiscagemCobrar="0" TotalMinutosLDNDiscagemCobrar="0" TotalMinutosLDIDiscagemCobrar="0" NumeroChamadasServicoDeEmergencia="0" />
    </cabecalho>
</root>


 Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de Solicitação de Acesso (SOL)
.
Ordem Descrição do Campo Domínio/Máscara Tipo do Campo Obrigatoriedade Observações
1. Código CNL 999999 Numérico (6) Sim Código de atendimento (identificador de localidade ou local da instalação do terminal individual ou coletivo). Enquanto não houver localidade com CNL maior que 99.999, poderá ser informado com 5 dígitos.
2Classificação do titular do terminal 1 – Órgãos de Defesa do Consumidor;
2 – Órgãos do Ministério Público;
3 – Instituição de saúde;
4 – Pessoa com deficiência;
5 – Estabelecimento de ensino regular;
6 – Estabelecimento de segurança pública;
7 – Museus Públicos;
8 – Bibliotecas Públicas;
9 – Órgãos do Poder Judiciário;
10 – Residencial (inclusive AICE), não residencial ou tronco;
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim -
3. Número do protocolo Quantidade máxima de caracteres: 32 Alfanumérico (32) Sim 1 – Informado ao usuário para a identificação da solicitação.
2 – Não inserir separador entre os números e as letras (traço, ponto, vírgula, etc).
4. Data de abertura da solicitação dd/mm/aaaa Alfanumérico (10) Sim -
5. Data de fechamento da solicitação dd/mm/aaaa Alfanumérico (10) Não Informação obrigatória no caso do preenchimento do campo 7 (Situação da Solicitação) com a opção 3 (Atendida) ou 4 (Atendida fora do prazo).
6. Motivo do não atendimento da solicitação 1 - FATB – Depende de projeto e orçamento;
2 - FATB – Necessita pagamento de rateio;
3 - FATB – Cliente não pagou orçamento;
4 - Pendência devido a embargo de obra;
5 - Inconsistência de dados de logradouro;
6 - Casa fechada;
7 - Aguardar aviso do cliente;
8 - Cliente não localizado;
9 - Acesso proibido;
10 - Imóvel em construção/reforma;
11 - Não há facilidade de rede interna;
12 - Tubulação fora do padrão;
13 - Cliente com CPF/CNPJ irregular/inconsistente;
14 - Falta documentação do cliente;
15 - Aguardando análise cadastral;
16 - Corrigir endereço/categorização/conta;
17 - Cancelar a pedido do cliente;
18 - Responsável ausente;
19 - Pendência da Prestadora;
20 - Solicitação em duplicidade;
21 - FATB - Isento de orçamento (resolução 373 – 500 metros da ATB ou com sinal de WLL);
22 – Impossibilidade técnica de plano alternativo.
23 - Ainda dentro do prazo, porém não foi fechada no mês de referência. (para os casos em que a solicitação foi feita no final do mês e ainda não foi atendia até a data de geração deste arquivo)
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Não Informação obrigatória no caso de preenchimento do campo 7 (Situação da Solicitação) com a opção 1 (Canceladas pela Prestadora), 2 (Solicitações em aberto) ou 4 (Atendida fora do prazo); ou se o campo 5 (Data de fechamento da solicitação) ficar vazio.
7. Situação da Solicitação 1 – Canceladas pela Prestadora;
2 – Solicitações em aberto;
3 – Atendida;
4 – Atendida fora do prazo;
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim -
8. Nome do titular do terminal Quantidade máxima de caracteres: 150 Alfanumérico (150) Sim -
9. CPF ou CNPJ do titular do terminal Quantidade máxima de caracteres: 14 Numérico (14) Sim -
10. Código Nacional CN (Código DDD) do telefone de contato do solicitante Numérico (3) Não -
11. Telefone de contato do solicitante 99999999 Numérico (8) Não -
12. Logradouro Quantidade máxima de caracteres: 150 Alfanumérico (150) Sim -
13. Número Quantidade máxima de caracteres: 10 Numérico (10) Sim -
14. Bairro Quantidade máxima de caracteres: 150 Alfanumérico (150) Sim -
15. CEP da instalação do terminal 99999999 Numérico (8) Sim Caso não exista CEP para o local, informar o CEP do município.
16. Complemento da instalação do terminal Quantidade máxima de caracteres: 150 Alfanumérico (150) Sim -
17. Terminal solicitado 1 - Acesso Individual;
2 - Terminal de Uso Público - TUP;
3 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes que utilizam cadeira de rodas;
4 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes auditivos e da fala;
5 - Terminal de Uso Público adaptado para deficientes visuais;
6 - Acesso Individual Classe Especial - AICE;
7 - Acesso individual FATB
Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim -
18. Data da suspensão da solicitação dd/mm/aaaa Alfanumérico (10) Não Poderá ser informado N datas para o campo. A informação deverá ser separada por vírgula.
19. Data de reabertura da solicitação dd/mm/aaaa Alfanumérico (10) Não Poderá ser informado N datas para o campo. A informação deverá ser separada por vírgula.
20. ANUF (Código DDD) do terminal instalado 999 Numérico (3) Não -
21. Número do terminal instalado 99999999 Numérico (8) Não -


 Exemplo de Arquivo de Solicitação (SOL)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xsi:noNamespaceSchemaLocation="XSD_SOL.xsd">
    <cabecalho>
        <itens CodigoCNL="66005" ClassificacaoTitularDoTerminal="10" NumeroProtocolo="2687236" DataDeAberturaSolicitacao="06/02/2012" DataDeFechamentoSolicitacao="13/02/2012" MotivoNaoAtendimentoSolicitacao="1" SituacaoDaSolicitacao="3" NomeTitularTerminal="MARILENE MARTINS PONTES" CPFouCNPJ="99999999999" CodigoNacionalDDD="067" TelefoneContatoSolicitante="" Logradouro="R SEBASTIAO NUNES" Numero="33" Bairro="JARDIM KARINA" CEP="79500000" Complemento="" TerminalSolicitante="1" DataSuspensaoSolicitacao="06/02/2012" DataReaberturaSolicitacao="09/02/2012" ANUFCodigoDDD="067" NumeroTerminalInstalado="12345678"/>
        <itens CodigoCNL="66005" ClassificacaoTitularDoTerminal="10" NumeroProtocolo="2683680" DataDeAberturaSolicitacao="01/02/2012" DataDeFechamentoSolicitacao="14/02/2012" MotivoNaoAtendimentoSolicitacao="1" SituacaoDaSolicitacao="4" NomeTitularTerminal="SYMBROM DAL RI LTDA - ME" CPFouCNPJ="99999999999999" CodigoNacionalDDD="000" TelefoneContatoSolicitante="81412153" Logradouro="R THEODULO MENDES MALHEIROS" Numero="1940" Bairro="VILA SANTO ANTONIO" CEP="79500000" Complemento="C FRENTE" TerminalSolicitante="1" DataSuspensaoSolicitacao="07/02/2012" DataReaberturaSolicitacao="13/02/2012" ANUFCodigoDDD="067" NumeroTerminalInstalado="22345678"/>
    </cabecalho>
</root>


 Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de status dos TUPs (TUPSTATUS)
Ordem Descrição do Campo Domínio/Máscara Tipo do Campo Obrigatoriedade Observações
1. Número do telefone público (TUP) 99999999 Numérico (8) Sim -
2. Código Nacional - CN (Código DDD) 99 Numérico (2) Sim -
3. Data e hora da última comunicação dd/mm/aaaa hh:mm Alfanumérico (16) Não Pode vir em branco para casos em que o status é 1
4. Status de funcionamento Respectivo status do SSR Informar o número correspondente ao campo Domínio/Máscara indicado ao lado. Sim 1- Cadastrado
0 - Ativo
7 - Leitora Obstruída
5 - Falha Monofone
2 - Falha Porta
3 - Sem Comunicação
6 - Pendente
4 - Desativado
8 - Falha de Tarifação
9 - Falha de Relógio
13 - Falha de Carga de Tabela de Tarifação
14 - Aguarda iniciação de Download
15 - Falha de Leitora


 Exemplo de Arquivo de Status (TUPSTATUS)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8" ?>
<root xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSCHEMA" xsi:noNamespaceSchemaLocation="TUPSTATUS.xsd">
    <cabecalho>
        <itens CodigoNacionalDDD="67" DataHoraUltimaComunicacao="31/01/2013 10:04" NumeroTelefoneTup="35580000" StatusFuncionamento="0" />
        <itens CodigoNacionalDDD="67" DataHoraUltimaComunicacao="31/01/2013 10:02" NumeroTelefoneTup="35580003" StatusFuncionamento="0" />
    </cabecalho>
</root>


 Quais as informações que deve conter o corpo do Arquivo de status de Wi-Fi (WIFI)
Ordem Descrição do Campo Domínio/Máscara Tipo do Campo Obrigatoriedade Observações
1. Endereco: Logradouro em que se localiza o ponto de acesso sem fio Quantidade máxima de caracteres: 200 Alfanumérico(200) Sim -
2. Municipio: Município do qual faz parte o endereço Quantidade máxima de caracteres: 100 Alfanumérico(100) Sim -
3. UF: Unidade da Federação em que o município se encontra Quantidade máxima de caracteres: 2 Caractere(2) Sim -
4. CEP: CEP da localização do ponto de acesso sem fio 99999999 Inteiro(8) Sim -
5. Latitude: Latitude do ponto de acesso sem fio, no padrão Google Maps, com precisão de 6 casas decimais -XX.XXXXXX ou +XX.XXXXXX Decimal(10) Sim Ex: -55.555555
6. Longitude: Longitude do ponto de acesso sem fio, no padrão Google Maps, com precisão de 6 casas decimais -XX.XXXXXX ou +XX.XXXXXX Decimal(10) Sim Ex: -55.555555
7. DataAtualizacao: Data da última atualização do ponto de acesso sem fio YYYY-MM-DD HH:MM:SS Alfanumérico(19) Sim -
8. Categoria: Categoria do ponto de acesso sem fio 01 - Academia
02 - Aeroporto
03 - Café
04 - Centro de Convenções
05 - Comunidade
06 - Confeitaria/Doceria/Padaria
07 - Escola
08 - Hospital
09 - Hotel
10 - Laboratório
11 - Lanchonete
12 - Livraria
13 - Governo
14 - Posto de Combustível/Loja de Conveniência
15 - Centro Comercial
16 - Restaurante
17 - Rodoviária
18 - Shopping Center
19 - Supermercado
20 - Universidade/Instituição de Ensino
21 - Biblioteca/Museus
22 - Bar
23 - Clínica
24 - Clube
25 - Lan House
26 - Local Público
27 - ONG
28 - Telecentro
29 - Loja
30 - Estádio
Numérico(2) Sim - O campo deverá ter obrigatoriamente 2 digitos Ex: 01, 02...
9. TipoAcesso: Identifica se o acesso é gratuito ou pago
Valores válidos (1, 2 e 3): 1 - Público Pago, 2 - Público Gratuito, 3 - Público Gratuito/Pago
- Inteiro(1) Sim -
10. VelocidadeMinima: Velocidade mínima para o ponto de acesso sem fio em Mbps - Alfanumérico(30) Não -
11. VelocidadeMaxima: Velocidade máxima para o ponto de acesso sem fio em Mbps - Alfanumérico(30) Não -
12. Restricoes: Restrições de uso ao ponto de acesso sem fio, como os casos em que o mesmo encontra-se disponível somente a clientes de determinado serviço - Alfanumérico(2000) Não -
13. UrlDicasUso: Site onde o visitante pode encontrar dicas sobre a utilização do ponto de acesso sem fio, tais como instruções para acesso, etc. - Alfanumérico(200) Não -


 Exemplo de Arquivo de Wi-Fi (WIFI)
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
  <root xmlns:ns1="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" ns1:noNamespaceLocation="WIFI.xsd">
    <cabecalho>
      <itens Endereco="Rua 4" Municipio="Rio de Janeiro" UF="RJ" CEP="22451340" Latitude="-22.989138" Longitude="-43.248277" DataAtualizacao="2012-05-16 00:00:00.000" Categoria="05" TipoAcesso="2" VelocidadeMinima="1 Mbps" VelocidadeMaxima="5 Mbps" Restricoes="XXX" UrlDicasUso="http://sistemas.anatel.gov.br/sgmu/fiqueligado/wifi.asp" />
    </cabecalho>
  </root>

Obs.:Nome do Arquivo: WIFI_EXXXXXXXXXXX_2013-02.xml


 Rotinas de Validação efetuadas pelo Carregador não disponíveis no Validador de dados

As rotinas de validação que são realizadas pelo nosso Carregador e que não foram implementadas no Validador são as seguintes:

 Validações do Arquivo de Localidade (LOC)

Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo existe em nossa base de dados. No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
msg de erro: " CodigoCNL não existe em nossa base de dados"

Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"

Rotina que verifica se o Código CNL informado já foi cadastrado no banco de dados por outra prestadora. msg de erro: "CodigoCNL Duplicado.O CodigoCNL [XXXXX] já foi cadastrado no banco e corresponde ao setor [XXX]"

Rotina que verifica se o Código CNL foi informado com duplicidade no mesmo arquivo. Essa rotina de validação é nova e estará disponível no validador para as próximas validações.
msg de erro: "O CodigoCNL [XXXXX] já foi informado neste arquivo"



 Validações do Arquivo de Telefone de Uso Público (TUPTRAF)

Os arquivos de TUP somente são validados após a carga no banco de dados dos arquivos de localidade correspondente.

Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo de TUP existe em nossa base de dados, na tabela que contém os dados do arquivo de localidade armazenados.
msg de erro: " Não foi informada a localidade correspondente a este tup no arquivo de localidade."

No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.

Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"



 Validações do Arquivo de Solicitação de Acesso (SOL)

Rotina que verifica se o Código CNL informado no arquivo existe em nossa base de dados. No validador a verificação do Código CNL é realizada no arquivo Codcnl.txt que é disponibilizado junto com o instalador. O arquivo Codcnl.txt deve ser atualizado mensalmente com informações disponíveis para download no Sistema AreaArea a fim de evitar erros de Código CNL inexistente ocorram na validação efetuada pelo Carregador.
msg de erro: " CodigoCNL não existe em nossa base de dados"

Rotina que verifica em nossa base de dados se o Código CNL informado no arquivo pertence ao mesmo setor de outorga também informado no arquivo. Recuperamos na nossa base o Código do setor de acordo com o Código CNL informado no arquivo, e verificamos se o Código do setor recuperado é igual ou não ao Código do setor informado no cabeçalho do arquivo.
msg de erro: " CodigoCNL corresponde ao setor [XXX] - uf [XX]"



 Regras de Validação
 Validação do Código CNL

O CNL informado deverá pertencer ao setor indicado no nome do arquivo, caso não pertença, o sistema deverá disparar o erro no console de problemas do aplicativo e o restante das informações para aquele item não serão validadas.

A verificação da validade do código CNL é feita no sistema AREAAREA.



 Validação do Código Nacional

O código nacional deverá pertencer ao código CNL informado para aquele item do arquivo.



 Validação do Setor

O número do setor informado no nome do arquivo deverá está cadastrado na relação de prestadoras no sistema SITARWEB.



 Validação de Perfil

O usuário deverá ter perfil de prestadora e está vinculado ao CNPJ do setor indicado no nome do arquivo.



 Latitude e Longitude pertencentes ao município do CNL informado

A latitude e longitude deverão pertencer ao município do código CNL informado para aquele item do arquivo.

 Usuário:  Lotação: Externo