Regras dos Fóruns

Introdução

Um fórum serve como uma comunidade para a troca de idéias e experiências, onde os participantes têm por objetivo debater assuntos relacionados com um tema principal. Os fóruns de discussões basicamente possuem duas divisões organizacionais, a primeira faz a divisão por assunto e a segunda uma divisão em tópicos.

Como os fóruns armazenam as mensagens, os participantes que acessam um tópico pela primeira vez podem acompanhar mais facilmente a discussão, evitando redundâncias, e torna mais eficientes as retomadas ao tema, tornando uma discussão com pausas, como se fosse ininterrupta.

O moderador é a pessoa responsável por editar, mover, deletar e adequar o que for necessário quanto aos tópicos, tendo a função de corrigir tudo o que fugir às regras do Fórum.

Nosso objetivo é oferecer um ambiente confortável e transparente para a troca de informações e experiências. Por esse motivo, as regras abaixo foram criadas deforma a evitar desentendimentos, problemas, discussões inúteis e ataques pessoais.

Termos de Uso

1. Ao participar dos fóruns você automaticamente aceitou todas as regras para o uso do mesmo.

2. Todo o conteúdo do fórum é de propriedade do participante que postou a mensagem. Se você deseja reproduzir algo que está no fórum, entre em contato com o participante que publicou essa informação.

3. As leis de copyright se aplicam a todos. Se usar algum artigo, notícia ou estudo é importante que cite o autor.

4. Não nos responsabilizamos pela garantia ou qualidade das informações contidas nos links disponibilizados pelos participantes. Quaisquer problemas relacionados com as páginas linkadas devem ser encaminhados para o site em questão.

Regras

1. Os moderadores dos fóruns poderão remover, editar, mover ou encerrar qualquer tópico ou mensagem que infrinja as regras aqui dispostas.

2. Críticas e reclamações sobre o comportamento de outros participantes devem ser encaminhadas para os moderadores, com os fatos que as fundamentem.

3. Não é permitido postar qualquer mensagem abusiva, obscena, invulgar, insultuosa, de ódio, ameaçadora, sexualmente tendenciosa ou qualquer outro material que possa violar lei ou código de ética aplicável.

4. Não é permitido atacar, ofender, provocar ou ameaçar nenhum participante ou usar palavras de baixo calão nas mensagens. Não são permitidas assinaturas de mensagens com teor agressivo, ilegal, ofensivo, provocativo ou considerado impróprio. O mesmo se aplica às mensagens privadas.

5. Não serão permitidas mensagens difamatórias ou que, de qualquer forma, sejam atentatórias aos direitos à imagem, honra e privacidade de qualquer pessoa, participante ou não dos fóruns.

6. São proibidas mensagens e tópicos relacionados à violação de direitos autorais (cracks, seriais, downloads de programas, jogos, etc),pornografia, códigos destrutivos e/ou maliciosos, além de informações sigilosas e/ou pessoais.

7. Não é permitido colar o conteúdo, no todo ou em parte, de mensagens de qualquer área restrita, ou mensagem privada para destinatário determinado, em uma área aberta, exceto se permitido pelo autor.

8. Mensagens duplicadas terão as cópias excluídas.

9. Mensagens postadas em áreas erradas poderão ser movidas para a área correta, sem prévia comunicação ao autor, que poderá ser advertido a usaras áreas correspondentes ao assunto que queira debater.

10. O título do tópico deve conter obrigatoriamente o núcleo do assunto que se queira debater. O título do tópico poderá ser editado, caso a regra seja descumprida, para melhor compreensão dos demais membros do fórum.

11. Evitar desvios de assunto (off-topic). Mensagens que desviaremo assunto do tópico poderão ser apagadas ou movidas para compor novo tópico.

12. O participante deve evitar se comportar como moderador do fórum, devendo limitar suas respostas às dúvidas postadas. Caso encontre alguma mensagem fora das regras, envie-a para um dos moderadores.

13. Ao postar informações provenientes de qualquer outro site, é obrigatória a indicação da fonte, com o respectivo link.

14. Mensagens não-solicitadas de propagandas de empresas, e-mails de correntes ou de pedidos de ajuda serão excluídas. O participante será advertido a não enviar mais mensagens do gênero.

15. Não é permitido informar o e-mail pessoal com o objetivo de receber ou oferecer qualquer auxílio que poderia ser feito pelo fórum. O fórum foi criado para intermediar a comunicação entre os participantes.

Etiqueta

1. Não envie aquilo que você não gostaria de receber.

2. Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.

3. Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Privilegie os argumentos contra a falta deles.

4. Se você estiver do outro lado, ou seja, respondendo as dúvidas dos participantes, seja humilde e só responda às dúvidas se realmente estiver a fim de ajudar. Procure responder acrescentando algo útil, que possa enriquecer o conhecimento coletivo.

5. Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAIÚSCULAS. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido.

6. Sempre informe o assunto da mensagem de forma clara e específica, contendo o núcleo do que você pretende debater. Se o assunto não estiver claro, os demais participantes poderão apagar o e-mail sem ao menos ver do que se trata.

7. Em fóruns, procure expressar-se claramente. Explique o problema com o máximo de informação que puder.

8. Tente manter-se no contexto da discussão. Os fóruns são separados por tópicos, procure postar no tópico que mais convier à sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem por favor!" ou frases similares.

9. Não passe adiante correntes e boatos. Não acredite em tudo que receber por e-mail, pois podem conter histórias fantasiosas, que muitas vezes envolvem pessoas ou instituições sérias.

10. Lembre-se que dialogar com alguém através do computador não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade, como, por exemplo, o respeito para com o próximo. Mesmo que por intermédio de uma máquina, você está conversando com uma pessoa, assim como você. Não diga a essa pessoa o que você não gostaria de ouvir.

11. Evite enviar mensagens curtas em várias linhas, pois causa bastante irritação em algumas pessoas. Escreva uma frase completa.

12. Quando você estiver perguntando, provavelmente é porque precisa de ajuda em algo, então aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.

13. Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas.Procure ser o mais claro possível pra não gerar nenhuma confusão.

14. Antes de fazer uma pergunta pense na possibilidade de que sua dúvida já tenha sido solucionada por alguém. Procure nos fóruns sobre o assunto, caso não encontre,poste sua mensagem. Mas não espere que a resposta seja imediata, as pessoas estão dispostas a ajudar, mas elas têm responsabilidades e tarefas a cumprir no dia a dia, ficando o acesso aos fóruns, em segundo plano. Seja paciente.

Comunicados Importantes

1. Todas as mensagens postadas têm o IP do participante armazenado por questões de segurança.

2. Esta instituição não se responsabiliza pelo conteúdo das mensagens postadas e atitudes dos participantes.

3. Qualquer situação não prevista nas regras, mas que gerar confusão, conflito, brigas e/ou discussões desnecessárias, bem como de mais situações que prejudiquem o fórum e seus participantes, será rigorosamente observada pelos moderadores. Caso o moderador julgar que, para o bem de todos, a mensagem deve ser excluída, ele tem total liberdade para fazê-lo. Posteriormente, se necessário, as regras serão editadas.

4. Após duas advertências dos moderadores, devidamente justificadas,a reincidência no descumprimento de qualquer regra poderá gerar a suspensão ou exclusão do participante nos fóruns. O participante que for suspenso e já tiver histórico de suspensão, será excluído dos fóruns.

5. Os participantes poderão responder por seus atos. Qualquer atitude será de total responsabilidade dos participantes, perante a lei e códigos de ética aplicáveis.
Last modified: Thursday, 7 June 2018, 5:34 PM