5.11.1. A solução deverá possuir módulo central que permita aos gestores da ferramenta administrar e configurar os diversos módulos da solução global, assim como possibilitar, de forma otimizada, aos operadores avançados o tratamento em níveis superiores dos chamados entrantes. Tal interface deve, ainda, oferecer mecanismos para acompanhamento de produtividade de colaboradores, além da geração de inteligência a partir do universo de dados relacionados.
5.11.2. A solução deverá possibilitar acesso às diferentes áreas e funcionalidades como base no perfil do usuário. Destaque-se a existência de usuários vinculados a pessoas jurídicas e físicas, tanto em âmbito privado como público.
5.11.3. Em relação ao último ponto, também se espera da ferramenta a existência de canal de comunicação diferenciado entre a Agência e diferentes órgãos públicos de interesse, sendo tais entidades inseridas em contextos e fluxos que permitam exceções às regras negociais comuns e cadastro diferenciados em relação à implementação padrão.
5.11.4. A solução deverá possibilitar a adição de "gatilhos" - Mecanismos que disparariam alertas ou algo do tipo quando do atendimento de determinada condição, por exemplo, “n mil reclamações sobre determinado tema” ou “a violação de certo artigo da norma”, ou até mesmo “x solicitações respondidas com o mesmo texto”.
5.11.5. A solução deve conter interface de caráter gerencial voltada ao acompanhamento do desempenho de colaboradores hierarquicamente vinculados a partir da exibição de quantidades, dados e históricos de eventos sob a responsabilidade desses, permitindo, inclusive, ponderação de resultados em decorrência de notas de qualidade e pesos atribuídos para diferentes etapas de atendimentos. As informações de interesse devem poder ser parametrizáveis em funcionalidade específica, permitindo visualizações das informações pretendidas por meio de tabelas e gráficos; de forma individual, coletiva e comparativa.
5.11.6. A solução deve possuir mecanismo de escalonamento de tratativas. Nesse sentido, solicitações que atendam determinadas condições configuráveis - relacionadas a seu conteúdo, ao demandante, ao fluxo de tratamento recebido, a perda de prazos - devem ser automaticamente encaminhadas para aqueles usuários lotados hierarquicamente acima de seus responsáveis originais, em quantos níveis correspondam à estrutura da Agência. A previsão de tal escalonamento deve ser acompanhada da possibilidade de disparo de alarmes por meios como mensagens eletrônicas ou de texto via celular; configuráveis para cada cenário.
5.11.7. A solução deve dispor de mecanismos de amostragem, que listem solicitações aleatórias que se enquadrem em determinado padrão desejado, possibilitando, assim, a extração de estatísticas de interesse a partir de tal universo.
5.11.8. A solução deve ser capaz de identificar padrões textuais no histórico global de solicitações, a partir de buscas, manuais ou automatizadas, que localizem ocorrências ou repetições de texto. Ex. “Localização de respostas padrões utilizadas por prestadoras” ou “Reclamações reiteradas de mesma natureza do mesmo do mesmo usuário, ou contra a mesma operadora”.
5.11.9. Deve ser possível a realização de buscas textuais por padrões exatos, fonéticos ou semânticos (sinônimos) na língua portuguesa.
5.11.10. As funcionalidades de atendimento devem variar de acordo com o perfil do usuário, devendo ser facilmente configurável pelos gestores da ferramenta a administração de prerrogativas sistêmicas para diferentes grupos de usuários. Ex. perfil para reencaminhar solicitações, cancelar, reclassificar, etc.
5.11.11. A solução deve permitir e gerenciar o tratamento de sub-registros, ou seja, divisões de um protocolo principal, que poderão receber encaminhamentos e tratamentos diversos. A administração de vínculos e dependências entre registros "pais" e "filhos" caberá ao sistema, responsável, por exemplo, pela contagem de prazos, envio de alertas; distintos e unificados.
5.11.12. A solução deve dispor de dashboard voltado ao tratamento, configurável para as necessidades de cada operador. Tela parametrizável e personalizada, contendo alarmes, registros destacados, comentários, flags e pendências marcadas pelo usuário. Sua exibição será vinculada ao usuário, sendo a configuração salva mostrada quando do início da sessão do usuário.
5.11.13. A solução deve possibilitar vasta gama de possibilidades de buscas na base de dados transacional de registros. As telas finais de pesquisa, disponibilizadas aos usuários, deverão ser graficamente programáveis pelos administradores da ferramenta.
5.11.14. Todos os campos de identificação de um registro devem ser "pesquisáveis", obedecendo a operadores mínimos de filtragem, típicos de bancos de dados como, de forma não exaustiva, "contém todo ou parte", "igual", "diferente", "maior ou menor", além de pesquisas fonéticas ou semânticas no caso de registros do tipo texto livre. Adicionalmente, o sistema deve ser capaz de exibir os resultados da pesquisa efetuada em diferentes visões, a escolha do usuário. Dentre essas, destaca-se a exibição em tabelas do próprio sistema, em planilhas ou arquivos exportáveis, assim como gráficos básicos.
5.11.15. A solução deve possibilitar, de forma otimizada, a administração da ferramenta em alto nível, sem a necessidade de intervenção sobre código fonte. Considerando as características peculiares e a dinamicidade do setor de telecomunicações, a flexibilidade e escalabilidade da aplicação são requisitos fundamentais. Nesse sentido, as seguintes interfaces mínimas de gestão devem ser contempladas:
5.11.16. Manutenção: inclusão, exclusão, alteração, criação de novos tipos - de informações globais, relevantes ao atendimento, como, por exemplo, aquelas de interesse público - telefones de operadores, códigos de área, informações de endereço e telefone da sede da Agência e suas unidades descentralizadas - para utilização pela central de atendimento.
5.11.17. Alarmes: Sistema de envio automático de mensagens relativas aos fluxos negociais, quando do atendimento de determinada condição predeterminada ou programada. Ilustram tais cenários os seguintes cenários: mensagens de escalonamento quando da perda de prazo, alerta de abertura de registro sob responsabilidade do destinatário, atingimento de número determinado de reaberturas, resposta a um pedido de esclarecimento. Solicita-se que tal módulo permita a inclusão, alteração, exclusão, formatação das mensagens a ser encaminhadas, assim como dos componentes de suas listas de destinatários, individualmente ou em grupos, com possibilidades vinculadas ao perfil de cada usuário.
5.11.18. Controle de teor dos registros: inteligência que restrinja a inclusão de termos ofensivos ou desrespeitosos durante a utilização da ferramenta online.
5.11.19. Parâmetros globais: módulo que permita a gestão - inclusão, alteração, atualização, exclusão - em nível administrativo de variáveis ou objetos de repercussão global na ferramenta. Por exemplo, a quantidade de dias padrão para um atendimento, o prazo para que um registro seja concluído sistemicamente.
5.11.20. Cadastro prestadoras: interface de gestão das informações relacionadas, com a possibilidade de vinculação de tais entidades a responsáveis pelo tratamento de solicitações a elas encaminhadas.
5.11.21. A solução deve permitir avaliação de respostas - report com os dados referentes ao procedimento de checagem da veracidade e da qualidade das providências adotadas pelas operadoras em função das reclamações encaminhadas.
5.11.22. A solução deve prever a funcionalidade de ativo, com relatório para acompanhamento acerca do desempenho de tal célula da central, contendo quantitativos, usuários contatados, responsáveis pelas ligações, compilado das informações obtidas nos contatos, filas de atendimento.
5.11.23. A solução deve disponibilizar síntese das ações efetuadas pelos operadores, em nível individual ou de grupos, contendo quantidade de atendimentos em diferentes intervalos, protocolos vinculados, pontuações do atendimentos
5.11.24. A solução deve disponibilizar um resumo da operação, com detalhamento das características das solicitações recebidas, resumindo quantidades de cada tipo de chamado - para intervalos determináveis -, as informações mais requisitadas, motivos mais reclamados, principais causas de interrupção de atendimentos.
5.11.25. A solução deve possuir a funcionalidade de “Resposta Padrão”, módulo que permita a administração dessa informação, ou seja, os posicionamentos únicos que se adequam à parcela significativa das solicitações entrantes. Tal módulo deve possibilitar, de forma concentrada, a execução de ações como a atualização, correção, inclusão ou exclusão de posicionamentos, efetuáveis pelos gestores da ferramenta ou usuários aos quais sejam delegados essas prerrogativas.
5.11.26. Manutenção de procedimentos: módulo que permita a administração dessa informação, ou seja, a orientação ao operador da central ou do atendimento pessoal de como proceder quando deparados com determinada situação - por exemplo, a partir da constância de uma palavra-chave inserida ao longo do atendimento, o operador pode ser informado que o caso deve ser registrado como denúncia e não reclamação - nos mesmo moldes do item "Resposta Padrão".
5.11.27. Árvore de classificação: módulo que permita a administração prática dos diferentes níveis de classificação - individualmente, por nó, ou coletivamente, diagnóstico - das solicitações registradas pela Agência. Tal manutenção refere-se à atualização, habilitação, correção, inclusão e exclusão, das classificações em seus diferentes níveis, assim como das relações estabelecidas - vinculações - entre as diferentes hierarquias e dos fluxos e regras negociais atrelados a cada diagnóstico - encaminhamentos, prazos etc. Os procedimentos desejados devem poder ser efetuados individual ou coletivamente. Espera-se também que tal módulo permita a administração dos universos de solicitações sob determinado diagnóstico quando de alterações de nomenclatura, ou seja, que a ferramenta possibilite a migração entre classificações de grupos de solicitações sem perda de informações de histórico. ' Cerne de todo o processo de revisão da ferramenta, especificação para esse ponto vale ser revisada e revisada várias vezes.
5.11.28. Dados complementares: módulo que permita o gerenciamento de informações adicionais estruturadas vinculadas a determinadas classificações - por exemplo, em uma reclamação de cobrança por ligações para números desconhecidos, o sistema deve cobrar automaticamente, em campo próprio, os horários dessas ligações contestadas. O referido gerenciamento implica a possibilidade de criação, exclusão, atualização, definição de formato dos campos criados.
5.11.29. Fundamentação Legal: funcionalidade que permita a manutenção de repositório de peças regulamentares estruturadamente, a fim de que se possa vincular determinado relato ou classificação a item de normativo da ANATEL, manual ou automaticamente. Ademais, tal área deve possibilitar a geração de relatórios sob esse prisma, por exemplo, a extração de listagem dos principais artigos desrespeitados de certa resolução em determinado mês com seus respectivos quantitativos.
5.11.30. Cadastramento: área central para manutenção dos cadastros de usuários utilizados globalmente pela solução. A administração de perfis - compostos pela combinação das funcionalidades liberadas ou restritas, vinculação a empresas, áreas da Agência ou órgãos externos - deve ser acessível para os gestores da ferramenta e usuários a quem seja delegada a prerrogativa. Tal módulo deve ainda permitir a criação - e demais ações correlatas de administração - de perfis fixos, ou seja, que contenham conjunto definido de funcionalidade aplicadas, para posterior cessão aos usuários do sistema.
5.11.31. O cadastro de órgãos / setores da Anatel aptos a receberem reclamações deve ser editáveis e parametrizáveis, possibilitando habilitar ou inabilitar determinado órgão/setor independentemente da estrutura hierárquica da Anatel.
5.11.32. Para cada tipo de demanda existe um processo com vários trâmites já pré-definidos. O sistema deve criar automaticamente os trâmites a serem executados, já assinalando as áreas e pessoas responsáveis automaticamente.
5.11.33. A solução deve definir automaticamente a data máxima para conclusão de uma demanda, com base na árvore de classificação e fluxo de tratamento predefinido.
5.11.34. O sistema deve ter um cadastro de todos os Usuários, contatos, cargos e status, com as informações da área em que eles trabalham, da área geográfica que atendem e de quais são suas funções, especificando as tarefas que podem por eles ser realizadas e as áreas de conhecimento dos mesmos.
5.11.35. Os trâmites são passos de um processo para que uma demanda possa ser concluída. O sistema deve cadastrar trâmites com todas as informações pertinentes e relevantes a este, tais como: descrição das atividades executadas, tipo do trâmite, data e hora de ínicio e fim, status, responsável e outras. Todos os trâmites devem estar associados a pelo menos uma demanda. Deve ser possível também fazer alterações aos trâmites manualmente ou automaticamente através do mecanismo de workflow. Exemplo: “Um usuário deve poder, depois de entrar em contato com o cidadão, alterar o status de um trâmite de pendente para executado ou um trâmite pode ser automaticamente alterado para executado após o envio de um e-Mail, caso seja essa a ação esperada”.
5.11.36. O sistema deve possuir o conceito de equipe de uma demanda. Esta equipe é formada pelas pessoas envolvidas na resolução da demanda, as quais podem pertencer a qualquer órgão ou uma PRestadora. Todas as pessoas desta equipe devem ter visibilidade sobre os dados da demanda, para que possam cooperar para sua resolução.
5.11.37. A aplicação deverá permitir a criação de scripts dinâmicos, onde uma resposta a uma pergunta do script determina qual a próxima pergunta a ser feita. Estes scripts devem poder ser de atendimento, de campanhas, de resolução de problemas, de pesquisa de satisfação ou de qualquer outra natureza.
.38. Para certos tipos de demanda, tal como a avaliação da aprovação de um 5.11atendimento, por exemplo, é necessário que se faça uma coleta de específica de dados para dar suporte ao processo de avaliação. Para esses casos, o sistema deve prover a funcionalidade de levantamento de informações de forma organizada através da criação de questionários com perguntas, check-list de documentos e com campos que captem as respostas. Para cada resposta deve ser possível associar um peso/nota, de forma que ao final de todas as respostas dadas, a nota final possa ser utilizada como critério de avaliação.
5.11.39. O processo de tratamento de solicitações deverá ser flexível e parametrizável pela agência, variando conforme a classificação da solicitação.
5.12. MÓDULO ANALÍTICO / RELATÓRIOS
5.12.1. A ferramenta gerencial e analítica é o componente tecnológico responsável por coletar, organizar e analisar informações referentes ao universo de dados obtidos a partir dos canais de contato com a sociedade institucionalmente disponibilizados. Trata-se da ferramenta que vai operacionalizar relatórios, gráficos, análises de tendências, co-relacionamento de variáveis. Espera-se uma solução que atenda as necessidades rotineiras de relatórios assim como permita a criação de análises sofisticadas para mineração de informação e apoio à tomada de decisões.
5.12.2. A pesquisa de dados, que esse componente deve suportar, é um processo iterativo que consiste, basicamente, na seleção dos dados de entrada, na sua transformação, na execução de uma função de pesquisa, interpretação e apresentação dos resultados obtidos. Todas essas 4 etapas devem ser auxiliadas pela ferramenta de análise.
5.12.3. A seleção dos dados deve ser facilitada por interface gráfica para customização dos filtros necessários e extração das informações.
5.12.4. A etapa de transformação também deve ter o auxílio de uma Graphical User Interface, GUI, mas deve suportar também operações mais complexas de transformação por meio de linguagem de programação/script quando necessário. Deve-se minimizar a necessidade de criação de scripts para transformação de dados utilizando linguagem de programação.
5.12.5. A terceira etapa é a aplicação dos modelos matemáticos e de pesquisa em si (On-Line Analytical Processing, OLAP). Nessa fase, espera-se flexibilidade, performance e escalabilidade dos algoritmos disponíveis para a análise em termos de quantidade de informações processáveis.
5.12.6. Finalmente, a etapa de interpretação deve ser auxiliada por ferramentas que facilitem a visualização dos resultados de forma intuitiva. Espera-se uma solução que possibilite a geração de tabelas, relatórios formatados, gráficos (com diversas opções de representação), diagramas e visualizações dinâmicas, como animações e simulações.
5.12.7. A solução no ambiente do usuário deverá ser em língua portuguesa do Brasil. O ambiente do administrador deverá ser em língua portuguesa do Brasil ou língua inglesa.
5.12.8. A solução a ser ofertada deverá possuir a funcionalidade analítica, possibilitando utilizar e analisar os dados das solicitações registradas pelos cidadãos a fim de permitir avaliação da qualidade do serviço prestados pelas operadores de telecomunicações, reconhecer tendências, identificar gargalos, auxiliando na tomada de decisões pela Agência, tanto táticas quanto estratégicas.
5.12.9. A solução ofertada deverá possuir uma ferramenta de "Extraction, Transformation and Loading" - Extração Transformação e Carga ou ETL, ou funcionalidade similar, para copiar os dados da base operacional, transformá-los e carregá-los no modelo de dados da base analítica.
5.12.10. Os scripts de ETL utilizados pela ferramenta para importar os dados da base operacional para a base de dados analítica deverão ser construídos pela contratada durante o projeto de implantação ou fornecidos como parte do produto.
5.12.11. A solução deverá ser capaz de acessar simultaneamente, em tempo real, várias fontes de dados distintas e independentes e combinar, através de joins distribuídos ou forma similar, a informação destas fontes em um modelo de dados lógico, efetivamente criando uma federação destas bases. As análises propriamente ditas devem poder ser efetuadas sobre este modelo de dados lógico federado.
5.12.12. A aplicação analítica deverá possuir um conjunto de análises prontas sobre os principais métricas e indicadores da prestação de serviço e da gestão de demandas da Anatel. Estas análises devem ser constituídas por painéis analíticos e relatórios pré-construídos, com gráficos e tabelas.
5.12.13. A solução deverá possibilitar que os usuários criem novos relatórios e analisem qualquer informação existente no banco de dados analítico, permitindo a criação dos relatórios e análises por meio de funcionalidades do tipo "drag and drop" dos elementos que podem compor um relatório ou visão de negócio, formatados de acordo com as necessidades de cada usuário.
5.12.14. A solução deve possuir interface Web para geração, customização e visualização de relatórios, bastando para sua utilização o uso do browser em ambiente de "portal". Ademais, o acesso de qualquer usuário deve partir de interface padrão customizável a partir de preferências individuais selecionadas.
5.12.15. A solução deve disponibilizar opções de administração e controle de licenças e senhas, possibilitando configuração de prazos de validade destas, número máximo de tentativas de acesso sem sucesso, assim como bloqueio e controle de usuários.
5.12.16. A solução deve possibilitar controle centralizado de segurança para atribuição de privilégios a níveis e perfis de usuário, e fornecer funcionalidade para integração com outro sistema de controle de permissões.
5.12.17. A solução deve possuir estrutura de segurança aplicada a grupos de usuários e usuários distintos, para acesso aos dados e relatórios.
5.12.18. A solução deve possuir integração direta com LDAP, Active Directory e NTLM, com a finalidade de aproveitar as estruturas de segurança e conexão existentes na rede "Single Sign-On".
5.12.19. A solução deve possuir integração direta com Microsoft Analysis Services (MSOLAP) de forma nativa ou com o Pentaho BI Server, permitindo todas as funcionalidades previstas neste termo de referência. Poderá ser aceito solução alternativa desde que parte do produto fornecido (especificar)
5.12.20. A solução deve permitir análises que envolvam diferentes visualizações em uma mesma tela (gráficos e tabelas), onde as alterações em uma das visualizações reflitam automaticamente nas demais.
5.12.21. A solução deve apresentar gráficos simples e compostos, no mínimo, nos seguintes modelos barra, pizza, linha e área, em 2D e/ou 3 D, bem como mapas.
5.12.22. Implementar mecanismos que permitam a criação de dashboards a serem publicados em ambiente web, que permitam a utilização de objetos avançados (por exemplo, velocímetros e gráficos 2 D).
5.12.23. A solução deve permitir efetuar cálculos durante a análise, criando indicadores temporários que não estão presentes na estrutura OLAP (colunas calculadas).
5.12.24. A solução deverá permitir a inserção de novos cálculos ou parâmetros sem necessidade de reprocessamento dos dados da pesquisa inicial.
5.12.25. A solução deve possibilitar a configuração de alertas visuais de destaque sobre indicadores que se enquadram em regras de negócio pré-estabelecidas pelos usuários (por exemplo, a sinalização em cor diferenciada de resultado acima de limite parametrizado), bem como o envio de mensagens de alerta à lista de destinatários pré-definidos.
5.12.26. A solução deve possuir a funcionalidade de cálculo automático de tendências dos indicadores com base em comparação de resultados entre períodos correntes com os períodos anteriores.
5.12.27. A solução deve possuir função para geração de relatórios e análises que cruzem uma ou mais dimensões em linhas e colunas (crosstab).
5.12.28. A solução deve possuir Suporte a Common Gateway Interface (CGI), ISAPI ou alternativa análoga (Disponibilização de API's para customização de consultas ou extração de relatórios pré-desenhados pela sociedade no site da Agência com base na solução e nos dados por ela manipulados.)
5.12.29. A solução deve contemplar de forma nativa as arquiteturas ROLAP (Relational On Line Analytical Processing - Processamento Analítico On Line Relacional) e MOLAP (Multidimensional On Line Analytical Processing - Processamento On Line Analítico), possibilitando a criação de um único relatório acessando as fontes MOLAP e ROLAP ao mesmo tempo (Análise Comparativa).
5.12.30. A solução deve possuir função de Drill Through, acessando de forma transparente o Data Warehouse ou qualquer base de dados através de chamada a relatórios pré-desenvolvidos que contenham o detalhe das informações apresentadas nas análises gerenciais. Esta navegação deve ser dinâmica (sem a existência de hiperlinks entre relatórios)
5.12.31. A solução deve permitir a consolidação de múltiplas fontes de dados em uma mesma estrutura OLAP.
5.12.32. A solução deve permitir a criação de colunas condicionais (if-then-else) por meio gráfico e sem a necessidade de codificação ou customização.
5.12.33. A solução deve permitir aos usuários de TI, agendar a execução de relatórios baseados em tempo, datas disponíveis, calendários e outros parâmetros diversos.
5.12.34. A solução deve conter a possibilidade de importar funções e procedures criadas nos bancos de dados, para utilização em relatórios ou análises.
5.12.35. A solução deve possibilitar a criação de relatório único acessando várias fontes de dados distintas, como: Excel, Oracle, Sql-Server, DB2, Informix, bancos ODBC, web services SOA ou REST, flat-files e XML, XSD (validador) sem necessidade de customização ou desenvolvimento (programação).
5.12.36. Permitir alterações de formatação de um relatório sem a necessidade de uma nova consulta ao banco de dados.
5.12.37. A solução deve possuir ferramenta gráfica de modelagem, documentação de metadados e carga das estruturas nos metadados.
5.12.38. A solução deve possuir funcionalidade de agregação, ordenação, ranking e sumarização de indicadores existentes nas bases de dados Relacionais, Data Warehouse ou estruturas OLAP, sem a necessidade de customização ou desenvolvimento adicional.
5.12.39. A solução deve possuir funcionalidade de exportação dos relatórios desenvolvidos nos formatos (XML, PDF e Excel formatado).
5.12.40. A solução deve possibilitar, caso o usuário deseje, visualizar e editar o SQL gerado pela consulta antes de sua execução.
5.12.41. Capacidades de navegação em tabelas agregadas, possibilitando alterar automaticamente o SQL para buscar uma tabela agregada se presente.
5.12.42. Possibilitar a identificação automática de relacionamento entre tabelas (joins) em sua camada de metadados, quanto as primary e foreign key.
5.12.43. Possibilitar a verificação de integridade dos objetos criados na camada de metadados.
5.12.44. Suportar a utilização de tabelas de agregação em sua camada de metadados.
5.12.45. Permitir a utilização de múltiplos caminhos de navegação (drill).
5.12.46. A ferramenta deve atualizar automaticamente seus relatórios quando a camada de metadados sofrer alguma alteração.
.47. Permitir a pré-formatação de seus objetos dentro da camada de 5.12metadados.
5.12.48. Possuir interface gráfica.
5.12.49. A solução deve permitir que o desenvolvimento de conteúdo (relatórios, dashboards etc.) seja feito sobre a camada de metadados, evitando que os desenvolvedores tenham a necessidade de conhecer os modelos físicos dos bancos de dados.
5.12.50. Caso a solução de relatórios não seja nativa aos outros componentes do sistema, deve ser descrito os produtos utilizados para esse fim.
5.12.51. Deverão ser entregues um conjunto mínimo de relatórios de acompanhamento que incluam o cálculo do IDA -- Índice de Desempenho do Atendimento e dos Regulamentos Gerais de Qualidade (resoluções Anatel 574/2011-RGQ-SCM, 575/2011-RGC-SMP, 605/2012-RGQ-STFC), no que se aplicarem ao atendimento.
5.13. Requisitos de segurança de informação e privacidade da solução
5.13.1. O sistema deverá permitir a completa configuração dos registros de auditoria.
5.13.2. Deverá ser possível registrar, para cada alteração do sistema, quem alterou, o que alterou, qual era a informação anterior e qual foi a posterior, de onde partiu a alteração (endereço IP).
5.13.3. Deverá ser possível a plena configuração dos perfis de acesso ao sistema.
5.13.4. Deverá ser possível a delegação de autorização de administração de forma federalizada para determinados grupos de usuários por áreas da Anatel, outras operadoras ou outros órgãos. Por exemplo, usuários do sistema que sejam empregados de uma operadora de telecomunicações seriam administrados por um empregado da operadora com delegação exclusiva para essa finalidade.
5.135. Deve ser possível administrar perfis de acesso de forma a alterar as funcionalidades disponíveis a cada perfil.
5.14. Requisitos de desempenho e volumetria
5.14.1. Ao longo dos últimos anos, percebe-se uma curva crescente de registros. O quadro a seguir ilustra o exposto na Tabela 2:
Ano
|
Solicitações Registradas
|
Crescimento
|
2013
|
3.151.671
|
29,77%
|
2012
|
2.428.645
|
27,84%
|
2011
|
1.899.686
|
17,05%
|
2010
|
1.622.930
|
4,41%
|
2009
|
1.554.369
|
23,36%
|
2008
|
1.260.035
|
36,96%
|
2007
|
920.002
|
13,55%
|
2006
|
810.230
|
-
|
Tabela 2 - Solicitações registradas por ano na Anatel
5.14.2. Ademais o sistema FOCUS foi implementado em 2004, para o cenário e volume de demandas estimado à época. O quadro exemplificativo da Tabela 3 demonstra o crescimento vertiginoso do mercado de telecomunicações, restrito somente ao intervalo de vida útil do sistema – planta de serviços em milhões:
|
2004
|
2014
|
Crescimento
|
Acessos Móveis
|
65,5
|
277,4
|
324%
|
Banda Larga
|
1,2
|
23,4
|
1.850%
|
TV
|
3,9
|
19,2
|
392%
|
3G/4G
|
0
|
96,1
|
n/a
|
Tabela 3 - Crescimento das redes de telecomunicações no Brasil
5.14.3. Os números observados demonstram claramente o deslocamento entre a realidade inicial e atual do mercado de telecomunicações dentro do ciclo de vida do FOCUS. Tal resultado impacta diretamente no dimensionamento inicial previsto para o sistema, no que tangem quantidade de demandas recebidas, quantidade de usuários simultâneos, reforçando assim qualidades inerentes às telecomunicações, como sua dinamicidade, adesão popular e forte potencial de expansão.
5.14.4. Atualmente a central de Atendimento da Anatel dispõe de 800 operadores dos quais, 400 simultâneos no horário de maior movimento. Estima-se que, ao todo 5.000 usuários atuam respondendo as solicitações dos consumidores, quando se consideram os operadores de call center das operadora de telecomunicações com acesso ao sistema.
5.14.5. Atualmente, na base do FOCUS existem 7,7 milhões de consumidores cadastrados. Estima-se que em média 30% das solicitações são abertas por meio da interface via Web (Fale Conosco) enquanto que o restante é aberto por meio do telefone 1331 da Anatel. Espera-se que o novo sistema tenha condições de aumentar esse percentual de forma a reduzir os custos de operação do serviço de atendimento telefônico da Agência.
5.14.6. Neste contexto, no que se refere a tempos aceitáveis de resposta, a solução disponibilizada deverá ter um tempo de resposta de até 03 (três) segundos em 90% dos casos, excetuando-se as telas de geração de relatórios gerenciais.
5.15. Requisitos de disponibilidade de confiabilidade
5.15.1. O sistema deve permitir a criação de ambiente com garantia de disponibilidade de no mínimo 99,5% por meio de redundância adequada de sua infraestrutura física e lógica.
5.15.2. Deverá ser possível realizar o backup das informações do sistema sem a necessidade de interrupção dos serviços.
5.15.3. A customização e alteração de configurações do sistema deve ser capaz de preservar o histórico de forma a permitir a recuperação posterior.
5.16. Requisitos técnicos e arquiteturais
5.16.1. O sistema deve ser implementado de forma a oferecer ao usuário mecanismos capazes de:
5.16.1.1. facilitar o aprendizado dos conceitos e operações do sistema;
5.16.1.2. otimizar o tempo de execução das tarefas (conforme critérios estabelecidos para cada tarefa);
5.16.1.3. identificar claramente o que a funcionalidade executa. Os títulos das telas do sistema devem estar coerentes com o seu objetivo;
5.16.1.4. conduzir o usuário por uma sequência lógica de etapas inerentes aos processos de negócio, dispensando a necessidade de operação por um profissional especializado;
.5.161.5. permitir a exportação de relatórios para os formatos Excel e PDF;
5.16.1.6. exibir mensagens de confirmação e de exceção claras aos usuários do sistema;
5.16.1.7. possuir material de suporte ao usuário: manual, Ajuda (on-line), guias de implantação (com requisitos da instalação e configuração), e arquivo Leia-me.
5.16.2. O sistema deverá ser construído a partir de padrões abertos.
5.16.3. Deverá o fornecedor informar quais são as tecnologias utilizadas para o desenvolvimento e construção do serviço.
5.16.4. A ferramenta deverá exportar APIs, preferencialmente, mas não limitadas, em Web Services, que permitam a extensão das funcionalidades ou o seu reuso pelos sistemas da Anatel.
5.16.5. Deverá ser informado se a ferramenta pode ser licenciada com o respectivo código fonte.
5.17. Requisitos legais
5.17.1. A solução deverá ser aderente, no que couber, aos dispositivos legais referentes à segurança de informações – normas ISO da série 27000.
5.18. Requisitos de infraestrutura
5.18.1. O fornecedor deverá apresentar os requisitos de infraestrutura de necessários para execução do sistema nas condições descritas na presente RFI considerando que todos as estruturas físicas e lógicas devem ser integralmente redundantes.
5.18.2. Deve ainda ser informados requerimentos mínimos a serem impostos sobre componentes externos ao sistema (rede, backup, storage, e outros).
6. Modelos mínimos de resposta
6.1. Descrição da solução
Deve ser descrita a solução ofertada, seus componentes, módulos e especificações técnicas. Devendo ser abordados os seguintes aspectos:
- infraestrutura de hardware e software necessárias para o funcionamento;
- software básico (sistema operacional suportados e recomendados e demais componentes);
- tecnologias adotadas para o desenvolvimento e construção do sistema (linguagens, frameworks, utilizados, padrões abertos que a aplicação obedece, etc...)
- SGBDs;
- softwares de virtualização suportados;
- soluções de backup, balanceadores de carga, estruturas de clustering e redundância;
- arquitetura: número e descrição das camadas e componentes arquiteturais;
- tipo de carga (cpu, memory, I/O ou network bound);
- critérios de dimensionamendo do servidores;
- arquitetura lógica da aplicação contendo: diagrama de blocos dos módulos e/ou diagrama de visão da solução. Descrição dos módulos descrevendo suas funções e interfaces.
6.2. Resposta Ponto a Ponto
Adicionalmente, para facilitar a análise, para cada item do capítulo 5, deverá ser apresentada uma resposta no formato tabular cujo exemplo se encontra na Tabela 4.
Deve ser lembrado que como se trata de mera consulta, não é obrigatório o atendimento a 100% da especificação, contudo, nos pontos nos quais não houver atendimento, é extremamente importante que o fornecedor explique em sua resposta as razões de seu não atendimento ou apresente alternativas que mitiguem ou suprimam essas necessidades.
Dessa forma, a Agência, como fruto de sua análise poderá, na medida do possível, segundo seu entendimento, buscar no futuro, uma especificação que possa, de forma o mais abrangente possível, abarcar um conjunto mais amplo de possíveis proponentes caso venha a estebelecer eventual processo de aquisição da solução.
Item
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Atende (sim/não/parcialmente)
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Observações
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5.1.1
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Sim
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O produto atende intergralmente o item funcionando em ambiente Web
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5.1.2
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Não
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É necessária a instalação de applet java para operar no cliente Web.
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5.1.3
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Parcialmente
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O produto ainda não é compatível com o Apple Safari
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...
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...
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..
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Tabela 4 - Exemplo de resposta ponto a ponto
6.3. Modelos de licenciamento / comercialização
Deverá ser descrito como a solução é comercializada, seus módulos, se a comercialização se dá por licenças de usuário, por instalação ou por processador, por volume de atendimentos, ou qualquer outros fatores que interfiram no modelo de precificação do produto.
Deverá ainda ser informado como devem ser quantificados os serviços de instalação e customização, se por homens-hora ou por pontos-por-função.
Deverá informar ainda as condições para o fornecimento de códigos fontes da solução, caso faça parte do modelo de comercialização.
Também deverá ser informada a forma de serviços de manutenção e suporte, principalmente para os casos em que a solução não forneça o código fonte ou caso haja exclusividade na prestação deste tipo de serviço.
Anexo A - Minuta do novo processo de atendimento
I.1. Visão Geral

I.2. Receber Ligação URA

I.3. Atender Telefone ou Chat

I.4. Manter Artigo KMS

I.5. Registrar Solicitação

I.6. Pesquisar Satisfação Online

I.7. Notificar Solicitante sem Callcenter

I.8. Responder Solicitação – Prestadora

I.9. I.9. Tratar Solicitação

I.10. Monitorar Rede Social

I.11. Receber Documento

I.12. Enviar Carta/ Ofício ao Solicitante

I.13. Receber Solicitações e-SIC (integração)

I.14. Monitorar Outorgas (STEL)

I.15. Manter Holdig/Grupo Econômico

I.16. Manter Prestadora

I.17. Tratar pedido e-SIC

I.18. Solicitar Esclarecimento

I.19. Suspender Prazo

I.20. Notificar Solicitante com Callcenter

I.21. Responder Solicitação Anatel

I.22. Reiterar Automaticamente

I.23. Solicitar Dilação de Prazo

I.24. Agendar Avaliação

I.25. Avaliar Lote de Solicitações

I.26. Realizar Contato Ativo

I.27. Tratar Atividade