Anatel

Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública - SACP

Relatório de Contribuições Recebidas

 Data: 07/08/2022 22:35:46
 Total de Contribuições:3

CONSULTA PÚBLICA Nº 8


 Item:  Anexo _ I _ PBFM
Contribuição N°: 1
ID da Contribuição: 96224
Autor da Contribuição: EDUARDO LUIZ POCHINELI
Data da Contribuição: 20/03/2021 13:15:18
Contribuição:

Gostaria que a 1090 de Paulínia ,se possível ,passasse pra 560 khz ,nunca gostei dessa rádio por ser toda viasat com cachoeira paulista e ficaria feliz em ver a 1090 khz finalmente livre .

 

Caso possam

Justificativa:

Gostaria que a 1090 de Paulinia passasse provisorimente para 560 khz ,se possivel ,tem radio que nao pediu pra mudar de frequencia e mudou ,essa também pode mudar ,e ao migrar que receba a menor potência possivel uma de americana vai migrar pra c..tudo se for possivel ,mudar a 1090 para 560

Contribuição N°: 2
ID da Contribuição: 96244
Autor da Contribuição: Marcelo Cortizo de Argolo Nobre
Data da Contribuição: 16/03/2021 23:50:53
Contribuição:

A Telefônica Brasil S.A., doravante Telefônica, prestadora de diversos serviços de telecomunicações de interesse coletivo no Brasil, incluindo STFC, SMP, SCM e SeAC, e um dos grandes investidores privados em infraestrutura neste setor altamente estratégico e fundamental para o desenvolvimento humano, social e econômico do país, aproveita a oportunidade proporcionada por esta Consulta Pública para lembrar que têm sido detectadas, inclusive pela EAD, emissões de espúrios de sistemas de transmissão de FM com nível considerável sobre as faixas do SMP (notadamente na faixa de 700 MHz utilizada para tecnologia LTE), que elevam o piso de ruído no sistema e afetam diretamente a alocação de recursos ao usuário final. Sendo assim, a Telefônica entende que medidas adicionais para atenuação de tais espúrios devem ser consideradas em uma atualização da regulamentação aplicável à utilização das faixas de radiofrequência utilizadas para os serviços FM e RTR.

Justificativa:

Foram detectadas situações em que sinais na faixa VHF, como TV analógica e FM, mesmo respeitando as especificações técnicas atualmente vigentes, apresentam níveis de espúrios (característica do sistema ou falta de manutenção) capazes de interferirem sobre sistemas LTE, especialmente nas operações na faixa de 700MHz. Sendo assim, a Telefônica entende ser necessário revisar os níveis tolerados de espúrios, para os novos produtos e/ou na renovação das licenças nestas faixas.

Note-se que, até o momento, e quando os requisitos de emissão de espúrios, potência máxima e distância mínima entre os sistemas são respeitados, não foram confirmadas interferências sobre as operações em tecnologia LTE causadas por transmissores de TV digital nos canais até 51.

Contribuição N°: 3
ID da Contribuição: 96249
Autor da Contribuição: LUIZ MORAES COSTA
Data da Contribuição: 18/03/2021 15:39:09
Contribuição:

A Fundação Nagib Haickel , inscrita no CNPJ sob o n° 02.253.118/0001-57, autorizada a executar o serviço de radiodifusão sonora , em frequência modulada , através do canal 275 , no município de Imperatriz , Estado do Maranhão,  vem contribuir na Consulta Pública n° 8 , publicada no DOU no dia 12/03/2021 .
Situação Atual : Classe B1
Situação Proposta : Classe A4
Contribuição : Neste momento, pretende permanecer na Classe Atual B1 .

Justificativa:

Devido as crises sanitária e economica que o país atravessa , e o investimento necessário a esta alteração , não prentendemos alterar as características .