Anatel

Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública - SACP

Relatório de Contribuições Recebidas

 Data: 09/08/2022 16:42:22
 Total de Contribuições:1

CONSULTA PÚBLICA Nº 18


 Item:  Tecnologia Active Antenna System (AAS) Base Station (BS) - Ensaios Radiados:​
Contribuição N°: 1
ID da Contribuição: 86939
Autor da Contribuição: Grace Kelly de Cassia Caporalli
Data da Contribuição: 17/05/2019 14:53:17
Contribuição:

MANIFESTAÇÃO:  A ABINEE apoia integralmente a proposta de requisitos técnicos para certificação de radio bases AAS.

Justificativa:

JUSTIFICATIVA:  

A ABINEE reitera o seu apoio à iniciativa conduzida pela ANATEL para estabelecer os requisitos para homologação de radio bases com arquitetura AAS, conforme manifestado anteriormente por ocasião da Consulta Pública 11/2019. As estações radio base com arquitetura AAS são uma demanda atual das redes de telecomunicações e serão já no 4G um instrumento fundamental para incremento de capacidade e cobertura. Nas redes 5G, serão uma peça chave das redes de acesso, sobretudo nas bandas médias e altas, ou milimétricas.

A atualização proposta na Consulta Pública 18/2019 para os referidos requerimentos que inicialmente haviam sido discutidos na Consulta Pública 11/2019, no entender da Associação, captura com clareza os testes fundamentais das normas aplicáveis. A ABINEE apoia a inclusão da alternativa de ensaios irradiados quando os equipamentos não trouxerem a possibilidade de acesso aos conectores de antenas para a realização dos testes conduzidos assim permitirá que diferentes produtos possam ser certificados de acordo com as normas internacionais. É igualmente salutar a atualização da norma ETSI empregada, garantindo que adote-se o estado da arte da tecnologia no país, representado hoje pelo Release 15 do 3GPP e normas ETSI correspondentes.

A ABINEE reforça a importância e prioridade destes produtos para o mercado brasileiro e, na capacidade de representante dos maiores fabricantes globais que empregam essas tecnologias, mais uma vez parabeniza a ANATEL pela condução do tema e manifesta seu apoio integral à proposta.