Anatel

Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública - SACP

Relatório de Contribuições Recebidas

 Data: 08/08/2022 07:56:21
 Total de Contribuições:11

CONSULTA PÚBLICA Nº 23


 Item:  1. Do Objetivo
Contribuição N°: 1
ID da Contribuição: 66618
Autor da Contribuição: FRodrigues
Data da Contribuição: 13/05/2013 10:42:13
Contribuição: Perante o 2 , do Art. 8 , da LGT, qual a razão de se fazer uma Consulta PÚBLICA visando a contratação de um Treinamento INTERNO ? ! ? ! ? Cabe a pergunta : se TODAS as Contribuições dos FISCALIZADOS forem contra a contratação do Treinamento INTERNO, a ANATEL não se capacitará para cumprir sua Obrigação Legal dos Inc. XI e XVIII, do Art. 19, da LGT ?
Justificativa: Perante o 2 , do Art. 8 , da LGT, qual a razão de se fazer uma Consulta PÚBLICA visando a contratação de um Treinamento INTERNO ? ! ? ! ? Cabe a pergunta : se TODAS as Contribuições dos FISCALIZADOS forem contra a contratação do Treinamento INTERNO, a ANATEL não se capacitará para cumprir sua Obrigação Legal dos Inc. XI e XVIII, do Art. 19, da LGT ?
Contribuição N°: 2
ID da Contribuição: 66900
Autor da Contribuição: Caram
Data da Contribuição: 15/05/2013 08:45:56
Contribuição: O objetivo da contratação é capacitar no mínimo 150 (cento e cinquenta) servidores, que atuam, a priori na fiscalização, acompanhamento ou regulamentação, sobre tecnologias para redes móveis de última geração, incluindo a operação de equipamentos utilizados nestas redes.
Justificativa: Permitir que que a Agência tenha flexibilidade e possibilidade de incluir mais servidores, de acordo com a conveniência das superintendências, para a capacitação em tema.
 Item:  2. Do Objeto

2.1               Contratação do curso de Tecnologias para Redes Móveis de Última Geração para atender às necessidades de aprimoramento técnico das atividades de fiscalização, por meio de conhecimento especializado sobre tecnologia e equipamentos de redes utilizados pelas operadoras de redes móveis, e apoiar as atividades institucionais de fiscalização e regulamentação do setor de telecomunicações, conforme detalhamento apresentado no Item 4 deste documento.

 

2.2               O curso abordará o tema Tecnologias para Redes Móveis de Última Geração da seguinte forma:

 

GRUPO I

Item

Descrição

Carga Horária

Quantidade

(unidade)

N Total de Alunos

Material

Turma

1

Ensino à Distância - Módulo I - Tecnologias Emergentes - Material

-

150

-

150

2

Ensino à Distância - Módulo I - Tecnologias Emergentes - Turma

40

-

1

3

Curso Presencial - Módulo II - Engenharia de Redes Móveis - Material

-

150

-

4

Curso Presencial - Módulo II - Engenharia de Redes Móveis - Turma

40

-

10

5

Curso Presencial - Modulo III - Tecnologia LTE e WiMax - Material

-

150

-

6

Curso Presencial - Modulo III - Tecnologia LTE e WiMax - Turma

40

-

10

Total

120

450

21

150

 

2.3               O conteúdo do módulo à distância deverá ser elaborado de forma a nivelar o conhecimento dos servidores, preparando-os para os módulos presenciais, com a finalidade de o conteúdo estar perfeitamente alinhado às atividades teóricas e práticas dos próximos módulos. Por esta razão, optou-se pela contratação do curso em forma de bloco único (GRUPO), ministrado por uma única instituição, garantindo-se assim, o perfeito alinhamento dos conteúdos dos módulos.

 

2.4              A realização do curso se dará em duas etapas consecutivas, sendo a primeira à distância e a segunda presencial. A primeira etapa, à distância, deverá ser ministrada por meio de tecnologia de comunicação que permita a interação entre os participantes e dos participantes com o instrutor, abordará aspectos técnicos que subsidiarão as próximas fases, inclusive apresentação básica das atividades operacionais que serão desenvolvidas no módulo presencial.  Já a etapa presencial aprofundará os conhecimentos abordados na primeira etapa por meio de teoria aplicada e treinamento prático sobre a operação dos equipamentos de rede.

 

2.5              Destaca-se que é condição necessária de participação no módulo subsequente ter sido aprovado no módulo anterior.

 

2.6             O curso é configurado como serviço técnico profissional especializado relativo a treinamento e aperfeiçoamento de pessoal (art. 13, inciso VI, da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993).

 

 

Contribuição N°: 3
ID da Contribuição: 66619
Autor da Contribuição: FRodrigues
Data da Contribuição: 13/05/2013 10:49:35
Contribuição: Diz o item 2.4 : ... a etapa presencial aprofundará os conhecimentos abordados na primeira etapa por meio de teoria aplicada e TREINAMENTO PRÁTICO SOBRE A OPERAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS de rede ... (maiúsculas não originais no texto). Cabe a pergunta : a quem pertencerão os Equipamentos que a ANATEL vai operar e em que momento a ANATEL vai operá-los ? Serão Equipamentos da Prestadora, que estarão em operação (atendendo a Chamadas de Usuários), a serem operados pela ANATEL, por exemplo, quando das Fiscalizações ? Ou serão Equipamentos da própria ANATEL a serem contratados, para montagem em Laboratório(s) da própria ANATEL ?
Justificativa: Diz o item 2.4 : ... a etapa presencial aprofundará os conhecimentos abordados na primeira etapa por meio de teoria aplicada e TREINAMENTO PRÁTICO SOBRE A OPERAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS de rede ... (maiúsculas não originais no texto). Cabe a pergunta : a quem pertencerão os Equipamentos que a ANATEL vai operar e em que momento a ANATEL vai operá-los ? Serão Equipamentos da Prestadora, que estarão em operação (atendendo a Chamadas de Usuários), a serem operados pela ANATEL, por exemplo, quando das Fiscalizações ? Ou serão Equipamentos da própria ANATEL a serem contratados, para montagem em Laboratório(s) da própria ANATEL ?
Contribuição N°: 4
ID da Contribuição: 66921
Autor da Contribuição: indt
Data da Contribuição: 16/05/2013 16:01:18
Contribuição: Item 2.2 - Adequar o quantitativo de turmas dos cursos presenciais para no mínimo 15(quinze) turmas por módulo, de modo a disponibilizar no máximo 10(dez) alunos por turma.
Justificativa: Justificatica Item 2.2 - Do ponto de vista didático e instrumental não é possível ministrar com qualidade a parte prática dos cursos para um quantitativo superior a 10(dez) alunos por turma.
 Item:  4. Descrição do Curso

4.1.             O desenvolvimento do conteúdo do curso a ser ministrado para os servidores da Anatel deverá ser estruturado conforme segue:

 

GRUPO I

Item

Descrição

Carga Horária

por Turma

Quantidade

(unidade)

N . de alunos

Material

Turma

1

Ensino à Distância - Módulo I - Tecnologias Emergentes - Material

-

150

-

150

2

Ensino à Distância - Módulo I - Tecnologias Emergentes - Turma

40

-

1

3

Curso Presencial - Módulo II - Engenharia de Redes Móveis - Material

-

150

-

4

Curso Presencial - Módulo II - Engenharia de Redes Móveis - Turma

40

-

10

5

Curso Presencial - Modulo III - Tecnologia LTE e WiMax - Material

-

150

-

6

Curso Presencial - Modulo III - Tecnologia LTE e WiMax - Turma

40

-

10

Total

120

450

21

150

 

4.2.             O curso deve atender o conteúdo definido nesse documento para capacitação em Tecnologias para Redes Móveis de Última Geração, devendo abordar aspectos relacionados a questões sobre novas tecnologias para a próxima geração de redes móveis, tecnologias de redes 4G (LTE e WiMax), inclusive as interconexões e sinalização entre os elementos de rede e estrutura e configurações necessárias para acesso de seus usuários à Internet; tecnologias de evolução das redes 3G que farão a transição para as redes 4G; FEMTOCELL; tecnologias de compartilhamento de espectro (WhiteSpaces 802.11af) e tecnologias de comunicações móveis troncalizadas, inclusive as utilizadas pelas forças de segurança como  TETRA, TETRAPOL e  APCO.

 

4.3.             O curso deverá apresentar ao aluno os fundamentos e a prática de engenharia de radiofrequência em diferentes tecnologias: conceitos de otimização, indicadores de rede (KPIs), propagação, cálculo de enlace (link budget), tráfego, ferramentas de planejamento e otimização de uma rede móvel, exposição de conceitos das redes LTE e WiMax móvel pertinentes a planejamento, design e arquitetura de rede, camada física e de acesso da interface aérea, estrutura de canais e performance dos sistemas LTE e WiMax móvel.

 

4.4.             A primeira parte, Ensino à Distância, deverá incluir conteúdos específicos que correlacionem a teoria com os equipamentos que serão operados durante as fases subsequentes, devendo apresentar um descritivo operacional e técnico que permita aos alunos conhecer de forma detalhada a infraestrutura que será utilizada no Curso Presencial (parte prática).

 

4.5.             Em relação ao módulo à distância, a CONTRATADA utilizará infraestrutura própria de informática e comunicação voltados ao ensino à distância, incluindo todas as ferramentas instrucionais e serviços de informática necessários, como possível desenvolvimento de plataforma de ensino, hospedagem e suporte técnico, a saber:

a.       Produção e oferta de Curso de Ensino a Distância (EaD) online;

b.      Serviço de hospedagem da plataforma de ensino utilizada, acessível pela internet, de qualquer parte do país;

c.       Atendimento via telefone, chat e e-mail para suporte relativo às dúvidas técnicas e de conteúdo.

 

4.6.             Quanto ao módulo presencial, vale salientar que independente do fabricante dos equipamentos, a infraestrutura provida deverá atender na íntegra o conteúdo descrito, permitindo ao aluno conhecer fisicamente os equipamentos, bem como os aspectos operacionais de relevância para a fiscalização, frente aos padrões internacionais da tecnologia em si.

 

4.7.             Abaixo segue um resumo do número de participantes por Escritório Regional (incluindo unidades operacionais vinculadas) e Sede:

 

Localidade

N de Participantes

SEDE

17

ER1

20

ER2

13

ER3

11

ER4

11

ER5

10

ER6

10

ER7

14

ER8

12

ER9

13

ER10

7

ER11

12

Total

150

 

4.8.             Destaca-se que a distribuição acima poderá sofrer alterações por motivo de conveniência, oportunidade, economicidade e eficiência.

 

4.9.             Os servidores serão deslocados para os locais do curso, observando o comprometimento mínimo das atividades regulares da Agência.

 

Contribuição N°: 5
ID da Contribuição: 66598
Autor da Contribuição: jumberto
Data da Contribuição: 09/05/2013 14:25:21
Contribuição: 4.1 - Alterar a carga horária do Curso Presencial - Modulo III - Tecnologia LTE e WiMax - Turma para 80 horas para inserir os tópicos relacionados à estrutura de canais físicos e lógicos, estrutura de mensagens da camada 3 da interface aérea, processamento de chamadas de voz e conexões de dados (principais cenários de troca de mensagens). 4.3 O curso deverá apresentar ao aluno os fundamentos e a prática de engenharia de radiofrequência em diferentes tecnologias: conceitos de otimização, indicadores de rede (KPIs), propagação, cálculo de enlace (link budget), tráfego, ferramentas de planejamento e otimização de uma rede móvel, exposição de conceitos das redes LTE e WiMax móvel pertinentes a planejamento, design e arquitetura de rede, camada física e de acesso da interface aérea, estrutura de canais físicos e lógicos, estrutura de mensagens da camada 3 da interface aérea, processamento de chamadas (principais cenários de troca de mensagens)e conexões de dados e performance dos sistemas LTE e WiMax móvel.
Justificativa: O entendimento da estrutura de canais físicos e lógicos, estrutura de mensagens da camada 3 da interface aérea, processamento de chamadas de voz e conexões de dados (principais cenários de troca de mensagens) e conexões de dados é fundamental para fiscalizar as obrigações contratuais dispostas nos Editiais de Licitações e Termos de Autorizações.
Contribuição N°: 6
ID da Contribuição: 66922
Autor da Contribuição: indt
Data da Contribuição: 16/05/2013 16:01:18
Contribuição: Item 4.1 Adequar o quantitativo de turmas dos cursos presenciais para no mínimo 15(quinze) turmas por módulo, de modo a disponibilizar no máximo 10(dez) alunos por turma.
Justificativa: Justificativa item 4.1 Do ponto de vista didático e instrumental não é possível ministrar com qualidade a parte prática dos cursos para um quantitativo superior a 10(dez) alunos por turma.
 Item:  5. Detalhamento dos Serviços a Serem Contratados

5.1               A realização do curso terá início em 2013 e conclusão em 2014, levando-se em consideração a necessidade da Anatel. As aulas deverão ocorrer em módulos consecutivos, sendo o primeiro por ensino à distância (EaD) e os demais presenciais. A carga horária total do curso deverá ser de 120 horas. Os módulos possuem conteúdo pedagógico sequenciado e integrado.

 

5.2               O módulo à distância deverá ser promovido por meio de tecnologia de comunicação que permita a participação interativa entre os alunos e destes com os instrutores, de forma síncrona previamente agendada (por exemplo, por meio de chats ou vídeo conferência), ou assíncrona (por exemplo, por meio de fóruns, pesquisas e testes de conhecimento). No final do módulo será aplicada uma prova online aos participantes que terão no máximo 5 (cinco) dias corridos para respondê-la. A aprovação no módulo I é pré-requisito para participação nos módulos subsequentes.

 

5.3               Após aprovação no módulo à distância, o participante iniciará a etapa posterior que contará com dois módulos presenciais. Os módulos presenciais deverão aprofundar os conhecimentos disseminados no módulo à distância, sendo o conteúdo elaborado conforme os fundamentos e informações ministrados na etapa anterior, dividindo-se em parte teórica e prática. A parte teórica deverá subsidiar toda a parte prática visando maior compreensão sobre o conteúdo ministrado, atendendo integralmente aos objetivos estabelecidos de conhecimento das tecnologias móveis de última geração. Já a parte prática deverá ser ministrada em sala de treinamento com acesso direto aos equipamentos de rede, localizados na sala de treinamento ou em local próximo, não sendo permitida a utilização de sistemas virtuais para substituição dos equipamentos.

 

5.4               Resumo do Formato do Curso:

 

GRUPO I

Item

Descrição

Carga Horária

por Turma

Quantidade

(unidade)

N . de alunos

Material

Turma

1

Ensino à Distância - Módulo I - Tecnologias Emergentes - Material

-

150

-

150

2

Ensino à Distância - Módulo I - Tecnologias Emergentes - Turma

40

-

1

3

Curso Presencial - Módulo II - Engenharia de Redes Móveis - Material

-

150

-

4

Curso Presencial - Módulo II - Engenharia de Redes Móveis - Turma

40

-

10

5

Curso Presencial - Modulo III - Tecnologia LTE e WiMax - Material

-

150

-

6

Curso Presencial - Modulo III - Tecnologia LTE e WiMax - Turma

40

-

10

Total

120

450

21

150

 

5.5               Estrutura do Curso

 

5.5.1.            A estrutura da sala de treinamento deve prover os seguintes elementos:

a.       Os postos de trabalho com e espaço suficiente para pelo menos dois alunos, observando regras de ergonomia recomendadas pela ABNT. Os postos de trabalho deverão possuir equipamentos adequados aos propósitos da capacitação prática;

b.      Os postos de trabalho e os equipamentos devem atender todos os quesitos definidos no conteúdo programático;

c.       A proposta deverá apresentar lista de equipamentos e topologia de rede a serem utilizados no ensino presencial e planta baixa informando a localização e dimensões dos postos de trabalho e dos equipamentos; e

d.      A Anatel verificará a compatibilidade entre os equipamentos normalmente utilizados em redes móveis e aqueles indicados na proposta, para garantir o atendimento dos objetivos do curso.

 

5.6             PROGRAMA DO CURSO

 

ITEM 1 Etapa I - Curso à Distância

 

5.6.1.                   Módulo 1            Tecnologias Emergentes 40 horas

 

5.6.2.                   Objetivos

O objetivo deste curso é responder questões sobre que novas tecnologias irão emergir como candidatas para a próxima geração de redes moveis. Tecnologias de redes 4G (LTE, WiMax), tecnologias de evolução das redes 3G que farão a transição para a rede 4G (FEMTOCELL), tecnologias de compartilhamento de espectro (WhiteSpaces 802.11af) e tecnologias de comunicações troncalizadas, inclusive as utilizadas pelas forcas de segurança como TETRA, TETRAPOL e APCO.

 

5.6.3.                   Expectativas

Espera-se que os participantes entendam os conceitos básicos de OFDM, MIMO, redes celulares 3G+, 4G (LTE e WiMax), e WhiteSpace (802.11af). Identifiquem os elementos chaves destes sistemas e saibam descrever técnicas de múltiplo acesso, modulação, banda ocupada, desempenho de rede, KPI s e funções dos canais na interface aérea.

 

5.6.4.   Ementa

 

I.        OFDM

a.        Introdução a OFDM

b.        Ortogonalidade na Frequência

c.         Domínio do tempo versus o Domínio da Frequência

d.        OFDM versus OFDMA

e.         Portadora e SubPortadora

f.          Modulação e Símbolo OFDM

g.        Transformada de Fourier

h.        Interface de Radio

i.           Multipercurso

j.          Interferência Intersimbólica (ISI)

k.         Tempo de Guarda e Prefixo Cíclico

l.           Transmissor e Receptor

 

II.      Técnicas de Múltiplas Antenas

a.        Técnicas de Diversidade de Transmissão e Recepção

b.        Técnicas: espacial, temporal e em frequência

c.         STC, SDMA

d.        Beamforming

e.         Construção da Beam

f.          Benefícios e desafios do beamforming

g.        Multiplexação Espacial MIMO

h.        Multiplexação Espacial

i.           Benefícios e desafios do MIMO

j.           Descrição técnica e operacional dos equipamentos que serão utilizados na parte prática.

 

III.    3G+

a.        HSPA+

b.        WCDMA versus HSPA

c.         Evolução do UMTS para o HSPA+

d.        I-HSPA

e.         Serviços de voz, dados e vídeo

f.          Wimax

g.        802.16e

h.        OFDMA

i.           Interfaces e Protocolos

j.          Arquitetura

k.         802.16m

l.           Descrição técnica e operacional dos equipamentos que serão utilizados na parte prática.

 

IV.    4G

a.        LTE

b.        Arquitetura E-UTRAN

c.         OFDMA & SC-FDMA

d.        MIMO, PAPR e HARQ

e.         Estrutura dos Canais

f.          QoS Qualidade de Serviço

g.        IMS / IPv6

h.        Descrição técnica e operacional dos equipamentos que serão utilizados na parte prática.

i.           LTE-A Descrição técnica e operacional dos equipamentos que serão utilizados na parte prática.

 

V.      WiFi

a.        802.11n

b.        QoS

c.         MIMO

d.        Integração com Redes Celulares

e.         802.11af

f.          IEEE

g.        FCC /CEPT

h.        White Spaces

i.           SDR

j.          Spectrum Sensing

k.         CR

l.           Base de Dados

m.      Trials

n.         Descrição técnica e operacional dos equipamentos que serão utilizados na parte prática.

 

VI.    Femtocell

a.        Conceituações teóricas sobre células de pequenas dimensões.

b.        Femtocell aberta

c.         openBTS (Asterisk)

d.         Descrição técnica e operacional dos equipamentos que serão utilizados na parte prática.

 

VII.  Sistemas de Comunicação Troncalizada

a.        Visão geral de sistemas troncalizados conceitos e características

b.        Sistema Tetra

c.         Sistema Tetrapol

d.        Sistema APCO

e.         Descrição técnica e operacional dos equipamentos que serão utilizados na parte prática.

 

ITEM 2 Etapa II - Curso Presencial

 

5.6.5.            Módulo 2            Engenharia de Redes Móveis 40 horas

 

5.6.6.            Objetivos

O objetivo desta parte curso é apresentar ao aluno os fundamentos de engenharia de RF em diferentes tecnologias. Conceitos de otimização, indicadores de rede (KPIs), propagação, cálculo de enlace (link budget), tráfego, ferramentas de planejamento e otimização de uma rede móvel.

 

5.6.7.            Expectativas

Espera-se que os participantes entendam os conceitos de engenharia de RF em diferentes tecnologias envolvendo planejamento e otimização de uma rede móvel.

 

5.6.8.             Ementa

 

I.        Fundamentos de Engenharia de RF

a.         Overview de GSM/GPRS/EDGE

b.         Arquitetura

c.          Interface Aérea

d.         Redes de Pacotes

e.         Overview de UMTS

f.          Arquitetura e Interface Aérea

g.         QoS

h.         Classes de Serviços

i.           I-RAT

j.           Parte Prática: Demonstração de acesso a NodeB e ao RNC com mudança de parâmetros e configurações. (4 horas)

k.         Overview de HSPA/HSPA+

l.           HSDPA e HSUPA

m.       Canais

n.         CQI

o.         Overview de LTE

p.         Arquitetura

q.         Interface Aérea

r.          Camada de Acesso

s.          Introdução a Engenharia de RF

t.          Componentes de RF

u.         Sistema Irradiante

v.         Repetidores e Reforçadores: características e especificações

w.       Parte Prática: Demonstração dos sinais de RF das diferentes tecnologias celulares através de Analisador de RF (2 horas)

x.         Propagação

y.         Cobertura e Link Budget (GSM/UMTS/LTE)

z.          Parte Prática: Demonstração de Ferramentas de Link Budget (2 horas)

aa.     Capacidade e Tráfego

 

II.      Ferramentas de Engenharia de RF

a.         Ferramentas de Predição

b.         Parte Prática: Demonstração de Ferramentas de Predição 2G/3G/4G (AIRCOM/ATOLL) (2 horas)

c.          Especificação de Ferramenta de Predição

d.         Ferramentas de Drive-Test

e.         Parte Prática: Demonstração de Ferramenta de Drive Test (AGILENT) (1 hora)

f.          Ferramentas de Pós-Processamento de Drive-Test

g.         Parte Prática: Demonstração de Ferramenta de Pós-Processamento de Drive Test (ACTIX) (1 hora)

 

III.    Indicadores de Rede para GSM/GPRS/UMTS/HSPA

a.         Amover CS/PS

b.         Calil Setup CS/PS

c.          Kis

d.         Parte Prática: Demonstração de eventos de KPI de rede2G/3G (1 hora)

e.         Medições de RNI utilizando conceito de Busy Hour

f.          Interferência

g.         Co-Canal

h.         Canal Adjacente

i.           Inter Tecnologias

j.           Funcionamento e operação Jammer

k.         Coordenação de Tecnologias no Espectro

l.           Parte Prática: Demonstração de Emissões de Espúrios fora da banda (1 hora)

m.       Demais ferramentas de avaliação de performance da rede, com análises de resultados

 

 

IV.    Tópicos de Planejamento de Redes Móveis

a.         Grandes eventos (COPA2016 e Olimpíadas)

b.         Calamidades e Desastres (Chuvas no RJ)

c.          Experiências de Outros países

 

V.      Redes IP

a.      Convergência IP

b.      FMC

c.       Arquitetura

d.      VoIP

e.       IMS

f.        Handover

g.      Ferrramentas de avaliação de performance

 

VI.    NFC

a.         Aplicações

b.         Arquitetura

c.          Camada PHY

d.         Protocolos

 

5.6.9.            Módulo 3            Tecnologia LTE e WiMax 40 horas

 

5.6.10.            Objetivos

 

O objetivo da parte introdutória deste treinamento é apresentar ao treinando conceitos das redes LTE e WiMax móvel. Conceitos pertinentes ao planejamento e design de rede, camada física e de acesso da interface aérea, arquitetura de rede, estrutura de Canais e performance dos sistemas LTE e WiMax móvel.

 

5.6.11.            Expectativas

 

Espera-se que os participantes entendam o conceito de rede celular, planejamento e design de rede, identifiquem os elementos chaves do sistema e saibam descrever técnicas de múltiplo acesso, modulação, banda ocupada e funções dos canais na interface aérea nos sistemas LTE e WiMax móvel. Considera-se que estes conceitos formem uma base para qualquer profissional que deseja trabalhar com redes LTE e WiMax móvel.

 

5.6.12.            Ementa

 

I.        Introdução ao LTE

a.        Evolução das Redes Celulares

b.        Padronização

c.         Definições do LTE

 

II.      Arquitetura do LTE

a.        Introdução

b.        Interfaces no LTE

c.         Protocolos (User-Plane e Control-Plane)

 

III.    OFDMA & SC-FDMA do LTE

a.        Características, Benefícios e uso do OFDM no LTE

b.        Conceito de OFDM

c.         Estrutura do OFDM

d.        Ortogonalidade

e.         Atenuando as Interferências Inter-Simbólicas e Inter-Portadoras

f.          Parte Prática: Demonstração de Simulador OFDM (1 hora)

g.        Comparando OFDMA e SC-FDMA

 

IV.    Técnicas de Múltiplas Antenas para LTE

a.        Técnicas para aumentar a confiabilidade das transmissões

b.        Cyclic Delay Diversity (CDD)

c.         Space Frequency Blocking Coding (SFBC)

d.        SFBC/FSTD (Frequency Switched Time Diversity)

e.         Antenna Selection

f.          Técnicas para aumentar a eficiência das transmissões (throughput):

g.        MIMO e Spatial Multiplexing

h.        Space Division Multiplexing (SDM)

i.           SU-MIMO (Single User MIMO)

j.          Técnicas de Beamforming

k.         Variações de SU-MIMO

l.           MU-MIMO

m.      Space Division Multiple Access (SDMA)

n.        Parte Prática: Demonstração de Técnicas Múltiplas Antenas (1 hora)

 

V.      Estrutura do LTE

a.        Estruturas do Frame LTE em FDD e TDD

b.        Recursos de Transmissão em Downlink e Uplink

c.         Estrutura dos Canais

d.        Lógicos

e.         Transporte

f.          Mapeamento dos canais lógicos em canais de transporte

g.        Físicos

h.        Mapeamento dos canais de transporte em canais físicos

 

VI.    Procedimentos de Rede do LTE

a.        Aquisição de Rede

b.        Acesso a Rede

c.         Autenticação

d.        Conectividade IP

e.         Requisição de Serviço

f.          Beared da Rede de Acesso

g.        Scheduling de requisições e Grants

h.        Handover

i.           Release

 

VII.  Desempenho em LTE

a.        Picos nas Taxas de Dados em Downlink e Uplink

b.        Comparação do LTE com HSPA+ e WiMax

c.         Resultados de testes executados em redes LTE

 

VIII.  QoS Qualidade de Serviço do LTE

a.        Bearers para diferenciação de QoS

b.        Parâmetros de QoS em LTE

 

IX.    Planejamento de Rede LTE

a.        Requerimentos de Qualidade da Rede

b.        Requerimentos de Marketing da Rede

c.         Requerimentos de Engenharia da Rede

d.        Processo de Planejamento

 

X.      Planejamento de Capacidade na Rede LTE

a.        Modelagem de Trafico de Dados

b.        Capacidade de Backhaul

 

XI.    Introdução ao VoIP

a.        Conceitos de Voz sobre IP

b.        Desempenho

 

XII.  Parte Prática:

a.        Demonstração de planejamento e exercícios em Preditor LTE da ATOLL (3 horas)

b.        Demonstração de Simulador de Rede (1 hora)

c.         Analise de Drive Test LTE (1 hora)

d.        Link Budget em LTE (2 horas)

e.         Diferentes Serviços como VOIP e Dados

f.          Dimensionamento da rede de acesso LTE (1 hora)

g.        Dimensionamento da Interface Aérea

h.        Dimensionamento da Interface S1

i.           Dimensionamento da Interface X2

 

XIII.Introdução a WiMax Móvel 802.16e

a.        Arquitetura e Interfaces

b.        Classes de QoS

 

XIV.  Tecnologia de Radio do WiMax

a.        OFDMA

b.        Camada PHY TDD

c.         Subportadoras e Subcanais

d.        Reuso de Frequência

e.         Interferência

f.          Alocação de Banda

 

XV.  Procedimentos de Rede do WiMax

a.        Formato da mensagem MAC

b.        DL/UL-MAP, UCD & DCD

c.         Aquisição de Rede                                         

d.        Inicial Ranging

e.         Acesso a Rede

 

XVI.  Transmissão de Dados no WiMax

a.        DL Scheduler e mapeamento de recursos

b.        Alocação de banda de UL

c.         Adaptive Modulation and Coding

d.        ARQ e HARQ

e.         Controle de Potencia

f.          Idle Mode e Sleep Mode

 

XVII.              Handover e Interwoking no WiMax

a.        Hard-handover

b.        Handover triggers

 

XVIII.            Planejamento de Rede WiMax

a.        Planejamento de Frequência

b.        Planejamento de Backhaul

c.         Planejamento de ASN e CSN

 

XIX.Comparação LTE x 802.16e

a.        Camada PHY e MAC

b.        Topologia

c.         MIMO

d.        Capacidade

e.         Qualidade de Serviço

f.          VoIP

g.        Planejamento de Rede

 

XX.  Parte Prática:

a.         Link Budget em WiMax versus LTE (1 hora)

b.         Diferentes Serviços como VOIP e Dados

c.          Dimensionamento da rede de acesso WiMax versus LTE (1 hora)

d.         Dimensionamento da Interface Aérea

e.         Dimensionamento da Transmissão

f.          Demonstração de um sinal OFDM/OFDMA através utilização de um gerador de sinais OFDM/OFDMA e um analisador de Espectro (1 hora)

 

5.7              Os conteúdos desenvolvidos pela CONTRATADA deverão ser submetidos à aprovação pela CONTRATANTE, para os módulos à distância e presencial. Além disso, a CONTRATADA deverá atender aos requisitos abaixo listados.

 

5.8             Módulo I Ensino à Distância

 

a.       Elaboração do storyboard correspondente;

b.      A transposição de conteúdos inclui a produção de elementos auxiliares do processo pedagógico que, no módulo não presencial, tem requisitos diferentes de uma aula tradicional. Os objetos de aprendizagem serão os elementos auxiliares que enriquecerão a exposição do material didático de modo a facilitar a absorção dos conteúdos programáticos e dependendo do conteúdo a ser exposto, podem ser de diferentes naturezas, por exemplo, ilustrações, animações, simulações, jogos, infográficos, podcasts, quadrinhos, vídeos, etc.

c.       Gerenciamento do processo de matrícula dos alunos indicados e organização das correspondentes turmas em seu ambiente virtual;

d.      Elaboração do plano de tutoria com detalhamento do cronograma de execução do curso e previsão das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos (individuais ou em grupo) e avaliações de aprendizagem aplicadas a cada conteúdo;

e.      Tutores capacitados para o desempenho de suas funções nesta modalidade de ensino, o que envolve o desenvolvimento de competências relacionadas às dimensões pedagógica, gerencial, social e técnica da atividade;

f.        Serviço de tutoria através de tira-dúvidas com prazo máximo de resposta de 24h para as disciplinas previstas neste módulo;

g.       Realização de reuniões entre os consultores da CONTRATANTE e da CONTRATADA para acompanhamento e orientações sobre o curso, gestão e desempenho dos alunos com relatórios, gráficos e resultados on-line e avaliação dos resultados mensalmente;

h.      A CONTRATADA será responsável por todo o serviço de capacitação inicial e continuada dos tutores necessários ao número de alunos do curso e deverá promover o suporte pedagógico dos consultores e conteudistas; e

i.         Quanto ao ambiente da plataforma de ensino, deverá estar disponível durante 24 (vinte e quatro) horas por dia e 7 (sete) dias por semana.

 

5.9               Módulos II e III Ensino Presencial

 

a.       A sala de treinamento deverá ter estrutura equivalente de uma operadora de telecomunicações, com infraestrutura de sistemas GSM-EDGE e WCDMA, como RNC, MGW, FLEXI-ISN, 3G-SGSN, Node B, BTS e plataformas de serviços de valor agregado, tais como: SMS, MMS, LBS, além de equipamento para a rede WiMax móvel e sistemas troncalizados;

b.      Os postos de trabalho com e espaço suficiente para pelo menos dois alunos, observando regras de ergonomia recomendadas pela ABNT. Os postos de trabalho deverão possuir equipamentos adequados aos propósitos da capacitação prática;

c.       Os postos de trabalho e os equipamentos devem atender todos os quesitos definidos no conteúdo programático;

d.      A proposta deverá apresentar lista de equipamentos e topologia de rede a serem utilizados no ensino presencial e planta baixa informando a localização e dimensões dos postos de trabalho e dos equipamentos; e

e.      A Anatel verificará a compatibilidade entre os equipamentos normalmente utilizados em redes móveis e aqueles indicados na proposta, para garantir o atendimento dos objetivos do curso.

 

5.10              Outras considerações

 

a.       Elaboração e aplicação de um instrumento de avaliação do curso, previamente aprovado pela CONTRATANTE;

b.       Ao final de cada turma, a CONTRATADA deverá entregar os formulários das avaliações originais, bem como a avaliação consolidada contendo os resultados obtidos pelos participantes;

c.      Elaboração de relatório final com detalhamento de dados quantitativos e qualitativos do curso;

d.       Ao final de cada turma, a CONTRATADA deverá fazer a entrega dos certificados aos participantes aprovados no curso, bem como, a entrega dos arquivos à CONTRATANTE com os certificados digitalizados; e

e.      Ao final do curso a CONTRATADA deverá entregar os arquivos digitais das apostilas, provas e testes aplicados, que serão de propriedade da CONTRATANTE.

 

 

 

Contribuição N°: 7
ID da Contribuição: 66599
Autor da Contribuição: jumberto
Data da Contribuição: 09/05/2013 14:25:21
Contribuição: ITEM 2 Etapa II - Curso Presencial 5.6.5. Módulo 2 Engenharia de Redes Móveis 40 horas ... II. Ferramentas de Engenharia de RF b. Parte Prática: Demonstração de Ferramentas de Predição 2G/3G/4G (CELPLANNERAIRCOM/ATOLL) (2 horas) III. Indicadores de Rede para GSM/GPRS/UMTS/HSPA a. Amover CS/PS b. Calil Setup CS/PS c. Call drop CS/PS d. PDP Context success PS e. Throughput PS f. Kis ... VI. Estrutura das mensagens da camada 3 da interface aérea a. Estrutura das mensagens da camada 3. b. Discriminador de mensagem (message discriminator). c. Campo elementos de informação (Information Element - IE) d. Conteúdo da mensagem da camada 3 (campos obrigatórios e opcionais). VII. Procedimentos de Rede do LTE a. Aquisição de Rede b. Acesso a Rede c. Autenticação d. Criptografia e. Conectividade IP (PDP Context) f. Requisição de Serviço g. Estabelecimento de chamada de voz h. Transferência de dados i. Beared da Rede de Acesso j. Scheduling de requisições e Grants k. Handover l. Release ...
Justificativa: Inserir a ferramenta CelPlanner que é do fornecedor nacional Celplan. É necessário inserir as KPIs queda de chamadas (Drop), throughput e alocação de endereços IPs (PDP Context) para avaliar melhor o desempenho das redes LTE. O conhecimento da estrutura de mensagens da camada 3 da interface aérea é fundamental para analisar os resultados das medidas coletadas pelo equipamento drive test adquirido pela Anatel. O capítulo VII. Procedimentos de Rede do LTE deve ser apresentado após o VI. Estrutura das mensagens da camada 3 da interface aérea para um melhor entendimento do treinando. Sugiro inserir os procedimentos de criptografia, estabelecimento de chamada de voz e transferência de dados para que o treinando tenha conhecimento da troca de mensagens para estabelecer uma chamada de voz e transferir pacotes de dados IP pela rede LTE.
Contribuição N°: 8
ID da Contribuição: 66620
Autor da Contribuição: FRodrigues
Data da Contribuição: 13/05/2013 11:03:15
Contribuição: A carga horária dos Módulos 2 e 3, onde se prevê Partes Práticas, devido a essas Partes Práticas precisa ser aumentada; possivelmente para 80 horas cada Módulo.
Justificativa: Em Turmas com 15 Alunos, mesmo que houvesse 01 Simulador e ou 01 Analisador por Aluno, é possível se ter um minimo de noção, por exemplo, de Análise de Drive Test LTE em 01 hora ? ou de Demonstração de Ferramenta de Drive Test também em 01 hora ( Drive Test só para 01 Prestadora ou para todas Prestadoras simultaneamente, gerando gráfico comparativo entre elas) ?
Contribuição N°: 9
ID da Contribuição: 66901
Autor da Contribuição: Caram
Data da Contribuição: 15/05/2013 09:34:50
Contribuição: ITEM 1 Etapa I - Curso à Distância 5.6.4. Ementa VIII. Cálculo de Capacidade considerando múltiplos usuários e taxas de alocação diferenciadas a. Usuários Simultâneos b. QoS c. Configuração no SGSN - HLR das velocidades permitidas d. Eficiência e Alocação de Recursos e. Capacidade do Backhaul de acordo com a quantidade de usuários ITEM 2 Etapa II - Curso Presencial 5.6.8 I. Fundamentos de Engenharia de RF a.b. Dimensionamento e demanda para meios de transmissão (backhaul/metro-ethernet/radio digital) a.c. Cálculo de Demanda ( simulação e capacidade de usuário simultâneos por célula e enodeB) II. Ferramentas de Engenharia de RF a. Ferramentas de Predição b. Parte Prática: Demonstração de Ferramentas de Predição 2G/3G/4G c. Especificação de Ferramenta de Predição d. Ferramentas de Drive-Test e. Parte Prática: Demonstração de Ferramenta de Drive Test f. Ferramentas de Pós-Processamento de Drive-Test g. Parte Prática: Demonstração de Ferramenta de Pós-Processamento de Drive Test III. Indicadores de Rede para GSM/GPRS/UMTS/HSPA n. Principais contadores usados para compor KPIs ( acesso, queda, eficiência, taxa de dados) dos principais fornecedores XII. Parte Prática: j. Uso de aplicativos gratuitos em Smartphones para medição do nível de sinal e avaliação da qualidade das redes
Justificativa: Item 1 - Incluir módulo para facilitar o entendimento do cálculo da capacidade de usuários máximas, simultâneos e de acordo com as aplicações e alocação de taxas diferenciadas. Item 2 II -Existem diversas ferramentas de predição como Aircom/Atoll, mas existem outras como CELPLAN, WIZARD , etc. De forma que poderia restringir a participação. A proposta é não exigir determinado software e não explicitar horas apenas para alguns itens. Da mesma forma como Ferramenta de Drive Test e Pós Processamento, existem TEMS, NEMO, e outros. III - Fundamental incluir os principais KPIs e metodologia de cálculo usada pelo principais fornecedores ( Huawei, Ericsson, Nokia, Alcatel-Lucent e ZTE). XII - possibilitar que os treinandos se familiarizem com ferramentas disponíveis para avaliação da qualidade em seus smartphones.
Contribuição N°: 10
ID da Contribuição: 66923
Autor da Contribuição: indt
Data da Contribuição: 16/05/2013 16:01:18
Contribuição: Item 5.4 Adequar o quantitativo de turmas dos cursos presenciais para no mínimo 15(quinze) turmas por módulo, de modo a disponibilizar no máximo 10(dez) alunos por turma. Item 5.6.8 II. Ferramentas de Engenharia de RF, alínea b substituir ( AIRCOM/ATOLL) por (Deverá ser utilizado ferramenta predição comercial padrão de mercado) Item 5.6.8 II. Ferramentas de Engenharia de RF, alínea e substituir ( Agilent) por (Deverá ser utilizado ferramenta de Drive-Test comercial padrão de mercado) Item 5.6.8 II. Ferramentas de Engenharia de RF, alínea g substituir ( ACTIX) por (Deverá ser utilizado ferramenta de Pós-Processamento de Drive Test comercial padrão de mercado) Item 5.9 Módulos II e III Ensino Presencial, alínea a , Substituir sistemas GSM-EDGE e WCDMA, como RNC, MGW, FLEXI-ISN, 3G-SGSN, Node B, BTS e plataformas de serviços de valor agregado, tais como: SMS, MMS, LBS, além de equipamento para a rede WiMax móvel e sistemas troncalizados por O ambiente de treinamento deverá oferecer estrutura equivalente a de uma operadora de telecomunicações móvel, com equipamentos das tecnologias GSM-EDGE e WCDMA incluíndo MSS, HLR, BSC, MGW, RNC, BTS, NodeB, SGSN, GGSN e plataforma de SMS. Será necessário também disponibilizar instrumentos de medição como Geradores de Sinal e Analisadores de Espectro.
Justificativa: Justificativa item 5.4 Do ponto de vista didático e instrumental não é possível ministrar com qualidade a parte prática dos cursos para um quantitativo superior a 10(dez) alunos por turma. Justificatica Item 5.6.8 II. Ferramentas de Engenharia de RF, alínea b Permitir a utilização na parte prática de outras ferramentas de Predição comerciais padrão de mercado. Justificatica Item 5.6.8 II. Ferramentas de Engenharia de RF, alínea e Permitir a utilização na parte prática de outras ferramentas de Drive-Test comerciais padrão de mercado. Justificatica Item 5.6.8 II. Ferramentas de Engenharia de RF, alínea g Permitir a utilização na parte prática de outras ferramentas de Pós-Processamento de Drive-Test comerciais padrão de mercado. Justificativa Item 5.9 Módulos II e III Ensino Presencial, alínea a Adequação dos elementos/equipamentos necessários para execução da parte prática dos módulos presenciais.
 Item:  Anexo III - Cronograma Físico-Financeiro

 

ANEXO III - CRONOGRAMA
 

Turmas

Alunos  por Turma

Atividade

Início

Fim

Previsão de Execução             (em dias)

Documentação Comprobatória

Responsável

Pagamento

 
Módulo I - Ead
1 150 Entrega do material didático do módulo I Logo após a assinatura do contrato Até 20 dias corridos após a assinatura do contrato 108 dias corridos Material didático impresso e em mídia digital (Word e Power-Point) Contratada Não se aplica
Emissão do termo de recebimento provisório Na data do recebimento do material didático do módulo I Na data do recebimento do material didático do módulo I Anatel
Análise do material didático No recebimento do material didático do módulo I Até 10 dias corridos após recebimento do material do módulo I Anatel
Ajustes no material didático A partir da solicitação da Anatel Até 7 dias corridos após a solicitação da Anatel Contratada
Emissão do termo de recebimento definitivo No recebimento da versão final do material didático do módulo I Até 5 dias corridos do recebimento da versão final do material didático do módulo I Anatel 25% do valor do módulo I
Apresentação da plataforma do módulo I A partir da emissão do termo de recebimento definitivo do material didático do módulo I Até 7 dias corridos após submissão da plataforma para aprovação Meio de acesso e licença de uso de caráter temporário para avaliação Contratada Não se aplica
Análise da plataforma do módulo I A partir da entrega da plataforma do módulo I  Até 5 dias corridos após entrega da plataforma do módulo I Anatel
Ajustes no módulo I A partir da solicitação da Anatel Até 5 dias corridos após a solicitação da Anatel Contratada
Aprovação do módulo I No recebimento da versão final do módulo I Até 5 dias corridos do recebimento da versão final do módulo I Anatel
Início do módulo I Até 15 dias corridos da aprovação da versão final do módulo I Até 30 dias corridos após o início do módulo I Lista de presença e resultado dos participantes e questionários de avaliação do módulo I, bem como relatórios técnicos e gerenciais Contratada
Prova do módulo I Após conclusão do módulo I  Até 5 dias corridos da conclusão do módulo I Contratada
Resultado do módulo I A partir da data da realização da prova Até 1 dia corrido da realização da prova Contratada
Emissão do termo de recebimento definitivo Na entrega dos documentos comprobatórios Até 5 dias corridos da entrega dos documentos comprobatórios Contratada 75% do valor do módulo I
 
Módulo II - Presencial
10 15 Entrega do material didático do módulo II A partir da assinatura do contrato Até 45 dias corridos após a assinatura do contrato 45 dias corridos Material didático impresso e em mídia digital (Word e Power-Point) Contratada Não se aplica
Emissão do termo de recebimento provisório Na data do recebimento do material didático do módulo II Na data do recebimento do material didático do módulo II 22 dias corridos Contratada
Análise do material didático do módulo II No recebimento do material didático do módulo II Até 10 dias corridos após recebimento do material didático do módulo II Contratada
Ajustes no material didático do módulo II A partir da solicitação da Anatel Até 7 dias corridos após a solicitação da Anatel Contratada
Emissão do termo de recebimento definitivo No recebimento da versão final do  material didático do módulo II Até 5 dias corridos do recebimento das correções do módulo II Contratada 20% do valor do módulo II
Execução da Turma I Até 10 dias úteis após a conclusão do módulo I Até 5 dias úteis do início da turma  65 dias úteis Lista de presença e resultado dos participantes e questionários de avaliação do módulo II, bem como relatórios técnicos e gerenciais Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma II Após a conclusão da turma I do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma III Após a conclusão da turma II do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma IV Após a conclusão da turma III do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma V Após a conclusão da turma IV do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma VI Após a conclusão da turma V do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma VII Após a conclusão da turma VI do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma VIII Após a conclusão da turma VII do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma IX Após a conclusão da turma VIII do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
Execução da Turma X Após a conclusão da turma IX do módulo III Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo II
 
Módulo III - Presencial
10 15 Entrega do material didático do módulo III A partir da assinatura do contrato Até 60 dias corridos após a assinatura do contrato Bitmap
60 dias corridos
Material didático impresso e em mídia digital (Word e Power-Point) Contratada Bitmap
Não se aplica
Emissão do termo de recebimento provisório Na data do recebimento do material didático do módulo III Na data do recebimento do material didático do módulo III 22 dias corridos Contratada
Análise do material didático do módulo III No recebimento do material didático do módulo III Até 10 dias corridos após recebimento do material didático do módulo III Contratada
Ajustes no material didático do módulo III A partir da solicitação da Anatel Até 7 dias corridos após a solicitação da Anatel Contratada
Emissão do termo de recebimento definitivo No recebimento da versão final do material didático do módulo III Até 5 dias corridos do recebimento das correções do módulo III Contratada 20% do valor do módulo III
Execução da Turma I Primeiro dia útil após a conclusão da turma I do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  65 dias úteis Lista de presença e resultado dos participantes e questionários de avaliação do módulo III, bem como relatórios técnicos e gerenciais Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma II Primeiro dia útil após a conclusão da turma II do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma III Primeiro dia útil após a conclusão da turma III do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma IV Primeiro dia útil após a conclusão da turma IV do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma V Primeiro dia útil após a conclusão da turma V do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma VI Primeiro dia útil após a conclusão da turma VI do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma VII Primeiro dia útil após a conclusão da turma VII do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma VIII Primeiro dia útil após a conclusão da turma VIII do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma IX Primeiro dia útil após a conclusão da turma IX do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
Execução da Turma X Primeiro dia útil após a conclusão da turma X do módulo II Até 5 dias úteis do início da turma  Contratada 8% do valor do módulo III
 
Observação:
O Termo de Recebimento Definitivo referente a execução de cada turma dos módulos II e III será emitido mediante análise e aprovação da documentação comprobatória pela CONTRATADA,  em até 5 dias úteis após recebimento da documentação comprobatória pelo Agente Fiscalizador. 
O Atesto da Nota Fiscal , estando regular o documento,  será efetuado em até 10 dias úteis a contar da data de sua protocolização na Anatel para o caso da empresa não estar obrigada a emitir Nota Fiscal Eletrônica, ou da data de confirmação de recebimento da Nota Fiscal Eletrônica.
O pagamento será efetuado em até 10 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil após o atesto do documento de cobrança.

Contribuição N°: 11
ID da Contribuição: 66924
Autor da Contribuição: indt
Data da Contribuição: 16/05/2013 16:01:18
Contribuição: Alteração do prazo para entrega material didático do módulo I para até 60 dias corridos após a assinatura do contrato
Justificativa: Por se tratar de um curso destinado exclusivamente às necessidades da Anatel e complexidade da ementa, o mesmo terá que ser feito por encomenda necessitando de prazo superior ao estipulado pelo edital.