Exportar:
Word Excel PDF
Lista de Itens
Anatel

Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL

Sistema de Acompanhamento de Consulta Pública - SACP

Relatório de Contribuições Recebidas com Comentários da Anatel

 Data:08/08/2022 16:03:52
 Total de Contribuições:1
 Página:1/1
CONSULTA PÚBLICA Nº 44
 Item:  5.1.TRANSMISSOR FM

5.1.1.O transmissor pode ser monofônico ou estereofônico, e deve operar em condições satisfatórias, com um desvio de frequência correspondente a 100% de modulação.

5.1.2.Em temperatura ambiente variável entre +10ºC e +50ºC e com variações de +10% na tensão primária de alimentação, a frequência central de operação do oscilador deve manter-se, automaticamente, dentro de limites, tais que a freqüência de saída do transmissor seja mantida dentro de ± 2.000 Hz.

5.1.3.Quaisquer emissões em frequências afastadas de mais de 180 kHz da frequência da portadora devem ser atenuadas de, pelo menos, 40 dB em relação ao nível da portadora sem modulação.

5.1.4.A resposta de áudio do transmissor deve possibilitar a transmissão, no mínimo, de qualquer frequência na faixa de 50 Hz a 15000 Hz, deve ser utilizada preferencialmente a pré-ênfase de 50 ms.

5.1.5.A distorção harmônica total introduzida pelo transmissor não deve ultrapassar o valor eficaz de 2,5%, na faixa de 50 Hz a 12000 Hz, para percentagens de modulação de 25, 50 e 100%.

ID da Contribuição: 93632
Autor da Contribuição: LUCAS LEMES GONDIM
Entidade: --
Área de Atuação: --
Contribuição:

5.1.6A será permitido para autocine somente equipamentos homologados e certificados para rádio comunitária.

5.1.7A a frequência poderá ser ajustada desde que protegida por senha após análise do espectro realizada pelo responsável técnico.

Justificativa:

5.1.6A A utilização de transmissores tipo RADCOM apresentam níveis de modulação mais estáveis, garantindo o desvio máximo informado.

5.1.7A Pelo fato de empresas de serviço utilizarem em vários lugares, não faz sentido o equipamento ser projetado com frequência e potência fixa. No caso a potência ficaria limitada a 5W, o máximo permitido para utilização tipo "drivein".

Comentário da Anatel
Classificação: Não aceita
Data do Comentário: 20/04/2021
Comentário: Não aceita. A contribuição apresentou proposta para utilização de transmissor de RadCom com justificativa que os transmissores de RadCom possuem níveis de modulação mais estáveis. Contudo, isso não se verifica, pois em vários requisitos os parâmetros especificados para o transmissor de Autocine são melhores que os de RadCom, como por exemplo, no que diz respeito ao valor eficaz de distorção harmônica, que no caso do transmissor de Autocine é 2,5%, enquanto no de RadCom é de 3%.

Página Atual: Word Excel PDF