Município: Trata-se do município onde se localiza o endereço de instalação do acesso. Identificado por seu código IBGE de 7 (sete) dígitos. Para determinação do município de moradia do usuário, a prestadora deverá adotar o seguinte algoritmo:
a) Uma vez por semana, a partir dos registros de chamadas de voz e de comunicação de dados realizados pelo usuário, deverá ser registrada a célula onde cada unidade móvel está acampada ou se registrou pela última vez.
b) Deverá ser considerado sempre o mesmo dia da semana, restrito aos dias úteis. De forma a padronizar a coleta, definiu-se que o dia da semana utilizado para a coleta dessa informação deve ser quarta-feira, sendo que em casos excepcionais (justificados) poderá ser considerado o dia útil subsequente. No caso de feriado nacional na quarta-feira, visto que existem outras quartas no período da amostra (3 meses), não é necessário considerar outro dia, podendo ser mantida a quarta-feira, mesmo que feriado.
c) A determinação do município poderá se dar tanto nos casos em que o usuário for o originador bem como terminador da chamada de voz ou comunicação de dados.
d) A duração da medição, em cada dia, não poderá ser inferior a 3 (três) horas e deverá ocorrer entre 19h e 24h.
e) O município será definido como aquele que aparecer por mais dias, nos últimos 3 (três) meses.
f) Nos casos de números iguais de registros em municípios diferentes, no período considerado, deverá ser escolhido o município com o registro mais recente.
g) Para as situações em que, durante a janela de análise, não tenha sido identificado nenhum registro de determinada estação móvel, deverá ser considerado o município da última medição válida. Caso também não tenha sido identificado nenhum registro nas condições anteriores, alocar os terminais sem tráfego por longa data a partir do cadastro e, por fim, quando não houver cadastro, deve-se utilizar o município de maior representatividade do DDD do terminal.
h) Para as prestadoras que se enquadrem no conceito de pequeno porte, nos casos em que os usuários estiverem em roaming durante todo o período de medição ou nos casos de impossibilidade técnica-operacional devidamente justificada e aceita pela área curadora, poderá ser utilizado o cadastro para a definição do município.