3.1.Na embalagem externa do produto deve constar as seguintes frases:
a) “Este cabo é destinado ao uso em sistemas de Circuito Fechado de TV - CFTV”.
b) “Este cabo não é indicado para utilização em redes locais de computadores”.
3.2. Deve estar impresso de maneira legível ao longo do comprimento cabo, em sua capa externa, a seguinte frase: “Cabo para aplicação em CFTV”.
3.3.A quantidade de pares, a aplicação (interna e/ou externa), o material do condutor e o diâmetro do condutor nu (sem isolamento) devem ser informados pelo interessado na homologação, devendo tais informações serem inseridas nos relatórios de ensaio emitido pelo laboratório e no certificado de conformidade técnica emitido pelo OCD.
3.4.Para efeito de Certificação, os ensaios realizados em uma amostra de cabo para aplicação em uso interno são válidos para o cabo destinado ao uso externo com a mesma quantidade de pares e mesmo material do condutor, desde que o interessado apresente duas amostras do mesmo cabo:
a) Uma amostra com capa externa para aplicação em uso interno, que deve ser submetida a todos os ensaios;
b) Uma amostra com capa externa para aplicação em uso externo, que deve ser submetida aos ensaios da capa: Alongamento à ruptura e Resistência à Tração (original e após envelhecimento) e Coeficiente de Absorção ou Intemperismo.
3.5.Para efeito de Certificação, os ensaios realizados em uma amostra de cabo para aplicação em uso externo são válidos para o cabo destinado ao uso interno com a mesma quantidade de pares e mesmo material do condutor, desde que o interessado apresente duas amostras do mesmo cabo:
a) Uma amostra com capa externa para aplicação em uso externo, que deve ser submetida a todos os ensaios;
b) Uma amostra com capa externa para aplicação em uso interno, que deve ser submetida aos ensaios do revestimento externo: alongamento à ruptura e resistência à tração (original e após envelhecimento) e retardância à chama.
3.6.Para efeito de Certificação, caso um determinado cabo para aplicação em uso interno possua capa externa de cores distintas, o interessado deve declarar, formalmente, que o material base (sem corante) utilizado na fabricação da amostra submetida a ensaio será mantido, assim como suas características frente à chama.
3.7.Para efeito de Certificação, caso um determinado cabo possua capa externa de cores distintas, excetuando a cor preta, para aplicação em uso externo, o interessado deve declarar formalmente que o material base (sem corante) utilizado na fabricação da amostra submetida a ensaio será mantido, assim como suas características frente ao intemperismo.
3.8.Os cabos com capa externa de cor preta devem ser submetidos ao ensaio de Coeficiente de Absorção.
3.9.É permitido apresentar para certificação um cabo com uma única capa externa para as duas aplicações (uso interno e externo) desde que o interessado apresente uma amostra do cabo para ser submetida a todos os ensaios exigidos para aplicação em uso interno e em uso externo.
3.10.O cabo para aplicação em uso externo deve possuir capa externa resistente a UV.
3.11.O cabo para aplicação em uso interno deve possuir capa externa com material retardante à chama.
3.12.O cabo para aplicação em uso externo e interno, mesmo que parcial, deve possuir capa externa com material retardante à chama e resistente a UV ou intemperismo.
3.13.Para efeito de Certificação de cabos em regime de O&M, só serão certificados os cabos efetivamente ensaiados.
3.14.A amostra de cabo a ser submetida aos ensaios para avaliação da conformidade técnica deve possuir, no mínimo, 100 metros de comprimento.