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CONSULTA PÚBLICA Nº 38
    Introdução

    O Decreto que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal definiu o Plano de Dados Abertos (PDA), que tem a vigência de dois anos, como o documento orientador para as ações de implementação e promoção de abertura de dados. Essa abertura visa ampliar a disseminação de dados e informações para a sociedade, bem como a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados, de forma a dar maior suporte à tomada de decisão pelos gestores públicos e ao controle social.

    Dados abertos são dados acessíveis ao público, representados em meio digital, estruturados em formato aberto (não proprietário), processáveis por máquina, referenciados na internet e disponibilizados sob licença aberta que permita sua livre utilização, consumo ou cruzamento, limitando-se a creditar a autoria ou a fonte.

    O Plano de Dados Abertos da Anatel encontra-se em sintonia com o Planejamento Estratégico da Agência que estabelece entre os seus objetivos a promoção da disseminação de dados e informações setoriais. Além disso, a elaboração do PDA vem ao encontro do disposto na Lei de Acesso à Informação e no Decreto nº 8.777/2016, que instituiu a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.

    A informação é insumo estratégico e essencial à formação de uma sociedade crítica e conectada. A atividade de coleta, consolidação, análise e divulgação de dados setoriais viabiliza o acompanhamento do comportamento do mercado, inibindo a existência de abuso nas relações de consumo e a ocorrência de infrações normativas, e o exercício de escolha pela população, municiando-a de subsídio para o controle social. Nesse sentido, a Anatel já tem promovido diversas ações voltadas para a disponibilização de dados setoriais, tanto para outros órgãos públicos ou empresas como para os usuários em geral. Contudo, esse objetivo de promover a disseminação de dados e informações setoriais visa elevar os esforços a outro nível, de modo a permitir a verdadeira integração informacional entre instituições cuja atividade está intimamente relacionada ao setor e dar a devida publicidade aos resultados regulatórios da Agência, angariando insumos de retroalimentação para a melhoria dos seus processos.





    1) Quantitativo de Acessos das empresas autorizadas do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC (telefonia fixa)

    Plano de Dados Abertos da Anatel – 2016/2018

    O primeiro Plano de Dados Abertos da Anatel foi aprovado pela Portaria n° 801, de 11 de julho de 2016, com a vigência de dois anos. Nesse período, a Agência disponibilizou no Portal Brasileiro de Dados Abertos as 29 bases de dados listadas a seguir:

    Quantitativo de Acessos das empresas autorizadas do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC (telefonia fixa)


    2) Quantitativo de Acessos das empresas concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC (telefonia fixa)

    Quantitativo de Acessos das empresas concessionárias do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC (telefonia fixa)


    3) Quantitativo de Acessos em operação das prestadoras do Serviço Móvel Pessoal - SMP (telefonia e banda larga móvel)

    Quantitativo de Acessos em operação das prestadoras do Serviço Móvel Pessoal - SMP (telefonia e banda larga móvel)


    4) Quantitativo de Acessos em serviço das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM (banda larga fixa)

    Quantitativo de Acessos em serviço das prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia - SCM (banda larga fixa)


    5) Quantitativo de Acessos dos serviços de TV por Assinatura

    Quantitativo de Acessos dos serviços de TV por Assinatura


    6) Indicadores de Qualidade da Banda Larga Fixa (SCM)

    Indicadores de Qualidade da Banda Larga Fixa (SCM)


    7) Indicadores de Qualidade do Serviço de Telefonia Móvel (SMP)

    Indicadores de Qualidade do Serviço de Telefonia Móvel (SMP)


    8) Indicadores de Qualidade do Serviço de Telefonia Fixa (STFC)

    Indicadores de Qualidade do Serviço de Telefonia Fixa (STFC)


    9) Indicadores de Qualidade dos Serviços de TV por Assinatura

    Indicadores de Qualidade dos Serviços de TV por Assinatura


    10) Estações terrenas

    Estações terrenas


    11) Códigos Nacionais

    Códigos Nacionais


    12) Números históricos de acessos/assinantes (telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa, TV por Assinatura)

    Números históricos de acessos/assinantes (telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa, TV por Assinatura)


    13) Arrecadação do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações – Fistel

    Arrecadação do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações – Fistel


    14) Arrecadação das contribuições para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – Fust

    Arrecadação das contribuições para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações – Fust


    15) Arrecadação das Contribuições para o Fomento da Radiodifusão Público – CFRP

    Arrecadação das Contribuições para o Fomento da Radiodifusão Público – CFRP


    16) Empresas autorizadas do Serviço de Comunicação Multimídia – SCM

    Empresas autorizadas do Serviço de Comunicação Multimídia – SCM


    17) Empresas autorizadas do Serviço Móvel Pessoal – SMP

    Empresas autorizadas do Serviço Móvel Pessoal – SMP


    18) Empresas outorgadas do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC

    Empresas outorgadas do Serviço Telefônico Fixo Comutado – STFC


    19) Empresas autorizadas do Serviço de Acesso Condicionado - SEAC (TV por Assinatura)

    Empresas autorizadas do Serviço de Acesso Condicionado - SEAC (TV por Assinatura)


    20) Programa Banda Larga nas Escolas – PBLE

    Programa Banda Larga nas Escolas – PBLE


    21) Pesquisas de satisfação e qualidade percebida

    Pesquisas de satisfação e qualidade percebida


    22) Certificação e Homologação de Produtos de Telecomunicações

    Certificação e Homologação de Produtos de Telecomunicações


    23) Satélites autorizados a operar no Brasil

    Satélites autorizados a operar no Brasil


    24) Grupos econômicos

    Grupos econômicos


    25) Reclamações registradas na Anatel

    Reclamações registradas na Anatel


    26) Índice de Serviços de Telecomunicações – IST

    Índice de Serviços de Telecomunicações – IST


    27) Sistema de Gestão de Metas de Universalização

    Sistema de Gestão de Metas de Universalização


    28) Índice de Desempenho no Atendimento – IDA

    Índice de Desempenho no Atendimento – IDA

    O Relatório de Atividades acerca da execução do PDA 2016-2018 está disponível no processo 53500.013692/2016-57 e pode ser consultado por meio da Consulta Pública (SEI), documento 2682439.


    29) Indicador: Ampliar a parcela da população coberta com rede de transporte (backhaul) óptica (PPA 2016-2019)

    Plano de Dados Abertos da Anatel – 2019/2020

    O segundo Plano de Dados Abertos da Anatel foi aprovado pela Portaria n° 1838, de 1° de novembro de 2018, com a vigência de dois anos. Nesse período, a Agência pretende disponibilizar no Portal Brasileiro de Dados Abertos 52 bases de dados novas.

    As bases listadas a seguir já foram disponibilizadas no Portal Brasileiro de Dados Abertos, conforme previsto no PDA.

    Indicador: Ampliar a parcela da população coberta com rede de transporte (backhaul) óptica (PPA 2016-2019)


    30) Indicador: Aumentar a velocidade média da banda larga fixa (PPA 2016-2019)

    Indicador: Aumentar a velocidade média da banda larga fixa (PPA 2016-2019)


    31) Indicador: Aumentar a proporção de acessos da banda larga móvel (3G/4G) para 90% dos acessos móveis pessoais (PPA 2016-2019)

    Indicador: Aumentar a proporção de acessos da banda larga móvel (3G/4G) para 90% dos acessos móveis pessoais (PPA 2016-2019)


    32) Indicador: Disponibilizar o serviço de banda larga móvel em todos os municípios do país (PPA 2016-2019)

    Indicador: Disponibilizar o serviço de banda larga móvel em todos os municípios do país (PPA 2016-2019)


    33) Acessos por velocidade contratada (banda larga fixa)

    Acessos por velocidade contratada (banda larga fixa)


    34) Proporção da população coberta por rede móvel, por tipo de tecnologia

    Proporção da população coberta por rede móvel, por tipo de tecnologia


    35) Acessos em Serviço na banda larga fixa, por 100 habitantes, por velocidade de conexão

    Acessos em Serviço na banda larga fixa, por 100 habitantes, por velocidade de conexão


    36) Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017

    Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2017


    37) Relação de Municípios com Prestadoras e Tecnologias – SMP

    Relação de Municípios com Prestadoras e Tecnologias – SMP


    38) Escolas Rurais Conectadas

    Escolas Rurais Conectadas


    39) Municípios com Área Rural Atendida

    Municípios com Área Rural Atendida


    40) Códigos de Seleção de Prestadora (CSP)

    Códigos de Seleção de Prestadora (CSP)


    41) Serviços de Utilidade Pública e de Emergência (SUP)

    Serviços de Utilidade Pública e de Emergência (SUP)


    42) Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018

    Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2018


    Outras Publicações

    Além disso, estão previstas para serem publicadas, até o final outubro de 2020, 38 bases de dados, totalizado as 52 bases previstas. São elas:

    1. Empresas prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia isentas de autorização da Anatel

    2. Autorizadas do Serviço Limitado Privado – SLP

    3. Autorizadas do Serviço Limitado Móvel Aeronáutico – SLMA

    4. Autorizadas do Serviço Limitado Móvel Marítimo – SLMM

    5. Autorizadas do Serviço de Radioamador

    6. Autorizadas do Serviço Rádio do Cidadão

    7. Autorizadas do Serviço Móvel Global por Satélite – SMGS

    8. Autorizadas dos Serviços Auxiliares de Radiodifusão e Correlatos – SARC

    9. Autorizadas do Serviço Especial para Fins Científicos e Experimentais

    10. Autorizadas do Serviço Limitado Especializado – SLE

    11. Autorizadas do Serviço Móvel Especializado – SME

    12. Autorizadas do Serviço Especial de Radiochamada – SER

    13. Laboratórios de Ensaio Acreditados

    14. Organismo de Certificação Designados (OCD)

    15. Aplicação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações - FUST

    16. Estações licenciadas no Serviço Limitado Privado - SLP

    17. Estações licenciadas no Serviço Limitado Móvel Aeronáutico - SLMA

    18. Estações licenciadas no Serviço Limitado Móvel Marítimo - SLMM

    19. Estações licenciadas no Serviço de Radioamador

    20. Estações licenciadas no Serviço Rádio do Cidadão

    21. Estações licenciadas no Serviço Móvel Global por Satélite - SMGS

    22. Estações licenciadas no Serviços Auxiliares de Radiodifusão e Correlatos - SARC

    23. Estações licenciadas no Serviço Especial para Fins Científicos e Experimentais

    24. Estações licenciadas no Serviço Limitado Especializado - SLE

    25. Estações licenciadas no Serviço Móvel Especializado - SME

    26. Estações licenciadas no Serviço Especial de Radiochamada - SER

    27. Estações de telecomunicações, isentas de licenciamento, registradas no banco de dados da Anatel

    28. Questionários da União Internacional de Telecomunicações

    29. Densidade dos acessos em serviço na banda larga fixa (Serviço de Comunicação Multimídia - SCM), por 100 domicílios

    30. Densidade dos acessos em serviço na telefonia fixa (Serviço Telefônico Fixo Comutado - STFC), por 100 domicílios

    31. Densidade dos acessos em operação na telefonia móvel (Serviço Móvel Pessoal - SMP), por 100 habitantes

    32. Densidade dos assinantes dos serviços de TV por Assinatura, por 100 domicílios

    33. Medições de Campo Eletromagnético

    34. Radiodifusão

    35. Contratos de Interconexão

    36. Contratos de exploração de serviço móvel pessoal por meio de rede virtual

    37. Contratos de exploração industrial que envolvam cessão de radiofrequências

    38. Contratos de compartilhamento de infraestrutura entre os setores de energia elétrica, telecomunicações e petróleo

    Conclusão

    O objetivo da presente Consulta Pública é coletar, junto a sociedade, impressões acerca dos dados publicados pela Agência em conformidade com a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal. Ou seja, se as bases de dados disponibilizadas, no formato, nas dimensões e nas granularidades divulgadas, atendem o anseio da população.